Buscar

Agricultura de baixo carbono: tecnologias e estratégias de implantação.

quinta-feira, janeiro 31, 2019

Autoria: NOBRE, M. M.; OLIVEIRA, I. R. de

Resumo: O Brasil se tornou ao longo das últimas décadas uma potência mundial na produção agropecuária. A tendência ainda é de crescimento, e novas áreas são agregadas ao sistema de produção de grãos a cada ano. Mas chegamos a um ponto de continuar crescendo esta produção, sem ocupar áreas oriundas de desmatamentos e contornando as adversidades climáticas tão comuns nos nossos dias. A paisagem no campo vem mudando, e onde antes se viam áreas destinadas à pecuária, hoje vemos plantio de grãos. 

Aliadas a isso, as tecnologias resultantes de pesquisas permitiram o aumento da produtividade em todos os tipos de exploração agropecuária. Assim, produzimos cada vez mais sem que haja o aumento de áreas para cultivo. Mas o grande desafio é manter esta produção de forma sustentável. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, aos objetivos da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pelas Nações Unidas, que busca o desenvolvimento sustentável. 

A Embrapa possui décadas de pesquisa científica em temas de grande impacto para o setor agropecuário nacional. Esta publicação aborda uma visão geral sobre os impactos do clima na agricultura, as ações governamentais e políticas públicas existentes para enfrentar esses desafios, tais como o Plano para uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) e, por fim, tecnologias para que esta agricultura de baixa emissão de carbono de fato ocorra. São tecnologias como conservação de solos, sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Conhecer mais sobre elas nos capacitará a atuar no campo da produção agropecuária com foco na sustentabilidade, o que coloca o Brasil na vanguarda do agronegócio mundial.

Para ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui.

Fonte: Embrapa

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página