Fertilizante a base de lodo de esgoto beneficia culturas
quinta-feira, dezembro 01, 2022
De modo geral, os fertilizantes são utilizados na agricultura para o enriquecimento do solo. No Cerrado, a aplicação de fertilizante orgânico produzido com lodo de esgoto, associado com nutrientes, aumentou a produtividade da soja em 10,8% e a do milho em 6,8%, em comparação as plantas que receberam adubação tradicional.
O experimento com o fertilizante foi desenvolvido no Setor de Produção Vegetal da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) , no município de Selvíria/MS. A conclusão foi realizada pela engenheira agrônoma Adrielle Rodrigues Prates, em pesquisa para a Faculdade de Engenharia da Unesp.
A pesquisadora observou que em solo de baixa fertilidade natural, o uso do composto orgânico proporciona melhorias aos atributos químicos, principalmente nos teores disponíveis de micronutrientes. Desse modo, o adubo poderá reduzir os custos com fertilizantes minerais, além de dar um destino sustentável ao lodo de esgoto.
O fertilizante foi desenvolvido a partir da compostagem termófilíca de resíduos urbanos, tendo como principal matéria-prima, o lodo.
Fonte: Agrolink
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)