Ministro se reúne com Departamento de Energia dos EUA e discute cooperação com foco em energias limpas e renováveis
terça-feira, agosto 24, 2021
O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reuniu-se na quarta-feira (18/8), em Washington D.C., com o Vice-Secretário de Energia dos Estados Unidos, David Turk, para debater a agenda bilateral de energia Brasil-EUA e discutir o futuro da cooperação entre os dois países no setor.
O Ministro Bento Albuquerque reconheceu os avanços realizados no âmbito do Fórum de Energia Brasil-EUA (USBEF), lançado em 2019, cujo foco tem sido as áreas de energia nuclear, eficiência energética, petróleo e gás. No encontro, foi dado início à discussão sobre cooperação em energias limpas e renováveis, a fim de complementar o trabalho realizado no fórum. Também foi discutido o possível lançamento de um Diálogo da Indústria de Energia Limpa, no âmbito do USBEF, com o objetivo de aproximar governos e setores privados dos dois países, a fim de avançar a cooperação em biocombustíveis, combustíveis sustentáveis de aviação, hidrogênio, solar e eólica, entre outros.
O Ministro de Minas e Energia destacou a importância da coordenação entre os setores público e privado para debater o aperfeiçoamento dos marcos regulatórios, dos instrumentos de financiamento, da pesquisa e desenvolvimento, bem como dos desenhos de mercado em áreas chave da transição energética para uma economia de baixo carbono.
Bento Albuquerque registrou o progresso bilateral realizado no campo da energia nuclear civil e abordou as oportunidades que surgirão com a expansão prevista do setor nuclear brasileiro, a começar pela conclusão da usina de Angra III. Foram ainda discutidos aspectos relacionados com o futuro do setor nuclear, voltado para o desenvolvimento de pequenos reatores modulares (SMR, na sigla em inglês) e de uma nova geração de reatores avançados que irão contribuir para mitigar a mudança do clima.
O Ministro de Minas e Energia formulou convite para que a Secretária de Energia dos EUA, que na ocasião não se encontrava em Washington, visite o Brasil oportunamente, com vistas a dar seguimento a essas discussões.
Fonte: Governo do Brasil
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)