Buscar

Embrapa ajuda a transformar Cerrado em bioma estratégico na segurança alimentar

domingo, abril 04, 2021


Boa parte das nascentes de água do país, ¼ do território nacional, com cerca de 2 milhões de km² distribuídos por 11 estados, além do DF, reunindo 5% das espécies e 30% de toda a biodiversidade brasileira. Esta é parte do perfil do Cerrado, um bioma cuja geração de riqueza parecia ser inatingível para quem viveu o começo dos anos 70.

“Nós tínhamos na década de 70 um grande desafio, que era tornar essa região produtiva do ponto de vista sustentável. Tanto econômica e ambiental quanto socialmente. Nós tínhamos aqui na década de 70 uma pecuária extensiva, pouco produtiva, e culturas de arroz de sequeiro, que eram de alto risco em relação ao clima e ao próprio solo porque nós não tínhamos a tecnologia para cultivar nos solos ácidos do Cerrado, eram solos muito pobres do ponto de vista químico, como muito alumínio tóxico, e isso exigia um conjunto de práticas que nós não tínhamos naquele momento. Era uma região que tinha chuva, que tinha topografia plana, plenamente mecanizável, mas faltava tecnologia. Então o papel da Embrapa e, nesse caso, da Embrapa Cerrados, era desenvolver a tecnologia para tornar essa região produtiva”, lembrou o chefe-geral Embrapa Cerrados Sebastião Pedro em entrevista ao primeiro episódio da nova da série especial de reportagens Embrapa em Ação, que foi ao ar nesta sexta, dia 02.

A história deste que é o segundo maior bioma da América do Sul, perdendo somente para a Amazônia, começou a mudar com a fundação, em 1975, de uma das mais relevantes instituições de pesquisas agropecuárias de todo o mundo, a Embrapa, especificamente a unidade Cerrados. O trabalho dos cientistas começou por buscar formas de adaptar vegetais para alimentação e animais de criação ao ambiente de solos profundos, de poucos nutrientes, com estações bem definidas de chuva e seca para, hoje, transformá-lo em uma das maiores fronteiras agrícolas do mundo e referência mundial em produtividade.

23 de agosto de 1976. Viemos aqui para fazer a caracterização da Fazenda Água Limpa, […] em uma parceria que existia, para entender quais eram as principais espécies que o Cerrado apresentava. Foi quando a gente despertou para essa conexão que a produção agrícola pode ter com as espécies nativas e com aquilo que o Cerrado ajuda a conservar melhor, que é a nossa água. Hoje nós entendemos como funciona o ciclo biológico dentro dessas matas e como as espécies que estão ali têm essa dependência, inclusive para a sua recuperação, se necessário. E depois disso originou um projeto maior, que foi o projeto de conservação e manejo da biodiversidade. Aí saímos de uma iniciativa particular para o bioma como um todo. E, dentro desse bioma, ainda como estavam as pessoas. Então era um projeto que se preocupava com a biodiversidade, inclusive cultural”, contextualizou o pesquisador da Embrapa Cerrados Felipe Ribeiro.

A nova temporada da série Embrapa em Ação vai mostrar os principais trabalhos desenvolvido hoje pela unidade de pesquisa e que, agora, ajudam a sustentar a produtividade do bioma. “Nós temos hoje na unidade três núcleos temáticos. O núcleo de produção vegetal, o núcleo de manejo de recursos naturais e o núcleo de sistemas de produção animal, do qual eu estou supervisor, apoiando 20 pesquisadores trabalhando em diversas áreas, passando desde a parte de melhoramento de forrageiras – aqui, por exemplo, nós temos uma das forrageiras que foram selecionadas através de um programa de melhoramento – e a parte de programa de melhoramento animal. Nós temos aqui o BRGN. É o Brasil Genética Nelore, é uma série da raça Nelore que começou um trabalho de seleção dentro de um programa de melhoramento da nossa unidade, que visa animais adaptados à região do Cerrado através da funcionalidade, da precocidade, da docilidade dos animais. A gente pode observar que estamos aqui com animais desta raça que é famosa por ser bastante bravia, de difícil manejo, mas nós temos aqui animais bastante funcionais que atendem aos produtores. […] Facilita bastante o manejo”, ilustrou o pesquisador Kleberson de Souza.

“Nós temos outras áreas que passam desde as ferramentas biotecnológicas para a reprodução animal, voltadas para a atividade de pecuária. Dentro do Cerrado, nós somos responsáveis por aproximadamente 55% da carne que é produzida no Brasil, então a pecuária tem um papel bastante importante nisso. Além das ferramentas para a reprodução, passando desde a inseminação artificial, fertilização in vitro e até mesmo a clonagem, […] a gente trabalha também com um tema que engloba quase tudo, que são os sistemas integrados, que é esse ambiente que nós estamos aqui. Aqui a gente está em uma unidade de referência tecnológica de integração lavoura-pecuária-floresta voltada para o gado de corte. Mas nós temos outras unidades também voltadas para a produção de leite. […] Aqui a gente trabalha avaliando todos os componentes do sistema, analisando o desempenho animal, qual foi o ganho de peso dentro do sistema ou o desempenho da pastagem, qual foi a produtividade de massa, de forragem que foi produzida dentro dos diferentes sistemas. Vocês podem observar que nós temos o sistema com árvore e sem árvore também. E também estudamos a sustentabilidade do sistema. Hoje a gente já sabe, através deste experimento, que com apenas 15% da área com esse sistema dentro de uma fazenda, ele é capaz de neutralizar todos os gases de efeito estufa da atividade pecuária como um todo na propriedade”, exemplificou Souza.

Outra setor dentro da unidade que contribui com o crescimento constante da geração de riquezas com sustentabilidade pelo bioma é o laboratório de solos. “Junto com essa questão de solo, a agricultura começou a se desenvolver e vieram os programas de melhoramento, buscando adaptar tanto a condição animal quanto vegetal para este ambiente. As forrageiras, que são importantes porque você possibilita intensificar a pecuária, colocar mais animais por metro quadrado. Qual a importância disso? Você libera mais área para a agricultura sem ter que desmatar. Tem um benefício ambiental muito grande. Então nós temos programas de maracujá. A soja lá em 70 existia praticamente só no Sul do País, de variedades vindas de climas temperados. Hoje nós temos soja em todo o País graças a esse programa de melhoramento. […] Na questão econômica da sustentabilidade da planta, tem outros programas, que a gente não pode deixar de citar. Por exemplo, fixação de nitrogênio. Só este programa, por ele mesmo, permite uma economia anual para o país em torno de US$ 7 bilhões. Então essas são as pesquisas produzidas pelo nosso centro, que é um centro ecorregional, que trabalha forte em diversas áreas, mas sempre pensando nos recursos naturais, na sustentabilidade da produção. O Cerrado é estratégico para qualquer programa de segurança alimentar do nosso país”, observou Lineu Rodrigues, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados.

Confira a primeira reportagem completa da nota temporada da Série Embrapa em Ação pelo Veja aqui uma notícia sobre esta notícia.


Fonte: Giro do Boi

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Abastecimento (26) Abiove (8) acordo (1) Acordo Internacional (36) Acrocomia aculeata (77) Agricultura (295) Agricultura 4.0 (8) agriculture (1) Agroenergia (130) Agroindústria (28) Agronegócio (248) Agropecuária (58) Água (22) Àgua (1) Alimentação Saudável (20) Alimentos (367) Amazônia (76) Ambiente (1) animal nutition (1) ANP (92) Arte (1) Artigo (47) Aspectos Gerais (177) Aviação (35) Aviation fuel (8) Aviation market (24) B12 (3) B13 (2) Bebidas (2) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (450) Biodefensivos (8) Biodiesel (344) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (15) Bioeconomia (125) Bioeconomia Agronegócio (1) Bioeletricidade (26) Bioenergia (210) Biofertilizantes (12) Biofuels (104) Bioinsumos (17) Biomas (3) Biomass (7) Biomassa (90) Biomateriais (6) bioplásticos (3) Biopolímeros (16) Bioproducts (3) Bioprodutos (26) Bioquerosene (48) Biorrefinaria (3) Biorrenováveis (1) Biotechnology (35) Biotecnologia (86) BNDES (2) Bolsa de Valores (33) Brasil (91) Brazil (29) Cadeia Produtiva (17) Capacitação (31) CAR (4) Carbonatação (1) Carbono (6) Carbono Neutro (9) Carbono Zero (20) Carvão Ativado (10) carvão vegetal (6) CBios (68) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (16) Cerrado (25) Chuvas (7) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (410) Clima e ambiente (287) Clima e ambiente Preços (2) climate changed (66) CNA (1) Cogeração de energia (30) Combustíveis (105) Combustíveis Fósseis (40) Combustíveis verde (1) Comércio (47) Consciência Ecológica (26) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (12) Copolímeros (2) Cosméticos (40) Crédito de Carbono (48) Crédito Rural (20) Créditos de Descarbonização (25) Culinária (1) Cultivo (122) Culturas Perenes. Agricultura (2) Curso (14) Dados (1) Davos (4) Dendê (5) Desafios (3) Descarbonização (5) Desenvolvimento Sustentável (200) Desmatamento (10) Diesel (21) Diesel Verde (22) eco-friendly (5) Economia (99) Economia Circular (13) Economia Internacional (121) Economia Sustentável (5) Economia Verde (174) Economy (32) Ecosystem (6) Educação (1) Efeito estufa (19) Eficiência energética (55) Embrapa (12) Emissões de Carbono (62) Empreendedorismo (8) Empresas (170) Energia (105) energia limpa (17) Energia Renovável (257) Energia Solar Fotovoltaica (23) ESG (26) Estudo (2) Etanol (83) Europa (2) event (11) Eventos (175) Exportações (93) Extrativismo (63) FAO (7) Farelos (46) farm (1) Fertilidade (3) Fibras (9) Finanças (5) Financiamento (2) Floresta (30) Floresta plantada (119) Fomento (42) Food (42) food security (9) forest (1) Fruticultura (15) Fuels (27) Gamificação (1) Gás (3) Gás natural (1) Gasolina (3) Gastronomia (1) GEE (6) Glicerina (2) Global warming (115) Green Economy (127) health (23) Hidrogênio Verde (6) História (1) IBP (1) ILPF (5) Incentivos (4) India (1) indústria (1) Industry (1) Industry 4.0 (2) Ìnovaç (1) Inovação (201) Instituição (1) Insumos (6) Investimento (8) Investimentos (1) IPCC (15) IPFL (1) L72 (4) L73 (7) Legislação (13) Lignina (8) livestock (4) Low-Carbon (56) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (598) Madeira (23) Mamona (1) Manejo (2) Manejo e Conservação (114) MAPA (35) Máquinas e equipamentos (1) Mata Atlântica (5) Matéria Prima (2) Matéria-Prima (4) Matéria-PrimaResíduos (1) matérias-primas (3) MCTI (1) Meio Ambiente (311) Melhoramento e Diversidade Genética (78) Mercado (4127) Mercado de Combustíveis (67) Mercado Financeiro (13) Mercado florestal (75) Mercado Internacional (48) Metas (5) Micotoxinas (1) Milho (19) Minas Gerias (1) MMA (1) MME (50) Mudanças Climáticas (52) mudas (3) Mundo (174) Nações Unidas (4) Negócios (13) nergia limpa (1) net-zero (43) Nutrição animal (18) nutrition (10) Oil (51) Oleaginosas (103) Oleochemicals (11) Óleos (253) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (24) OMC (2) ONGs (1) ONU (18) Oportunidade (7) Oportunidades (9) other (1) Palm (2) Palma (32) palmeiras (4) Paris Agreement (94) Pecuária (92) Pegada de Carbono (105) Personal Care (3) Pesquisa (84) Pessoas (2) Petrobras (9) Petróleo (34) PIB (6) pirólise (3) Plano Safra (1) Plant Based (28) Plant-Based (2) Política (87) Política Ambiental (3) Políticas (1) políticas públicas (2) Preços (71) Preservação Ambiental (55) Produção Agrícola (5) Produção Animal (9) Produção Integrada (2) Produção Sustentável (69) Produção vegetal (11) Produtividade (58) Produtos (150) Proteção Ambiental (16) proteína vegetal (28) Qualidade (3) Qualidade do Ar (4) químicos verdes (1) reciclagem (1) Recuperação Ambiental (7) Recuperação de área Degradada (48) Recuperação Econômica (3) Reflorestamento (34) regulamentação (3) Relatório (17) renewable energy (19) RenovaBio (75) Report (2) Research and Development (12) Resíduos (18) Sabão (1) SAF (7) Safra (3) Saúde e Bem-Estar (134) science and technology (48) Sebo (5) Segurança Alimentar (166) Segurança Energética (15) Selo Social (13) sementes (5) silvicultura (3) Sistema Agroflorestal (41) Sistemas Integrados (24) Sociobiodiersidade (8) Soil (9) Soja (88) Solos (57) Sustainability (59) Sustainable Energy (69) Sustentabilidade (671) Tecnologia (61) Tempo (2) Títulos verdes (3) Transportes (5) Turismo Sustentável (7) Unica (1) Vídeo (271) World (5) World Economy (79) Zero-Carbon (2)

Total de visualizações de página