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Unilever entra no mercado de alimentos plant based com substitutos ao frango e carne bovina

quinta-feira, outubro 15, 2020



Com o objetivo de chegar “ao centro do prato”, a gigante multinacional de alimentos Unilever está lançando no Brasil sua primeira linha de produtos feitos à base de plantas. A marca The Vegetarian Butcher, que já existe em outros países há uma década, está chegando ao Brasil com versões plant based de nuggets, hambúrguer, carne moída e almôndegas.


O lançamento da nova linha de produtos começou a ser planejado há quase dois anos como uma investida da Unilever no promissor mercado de produtos substitutos da proteína animal, em franco crescimento no mundo todo. O Brasil é o primeiro país da América Latina na empreitada que já alcançou nações como Holanda, Suíça e Reino Unido.


Além do The Vegetarian Butcher, a Unilever já comercializa no Brasil produtos como a maionese vegana Hellmann’s e o sorvete Magnun Vegano. No entanto, eram opções apenas acessórias nos pratos, e não o item principal do menu.


“O objetivo da Unilever com o The Vegetarian Butcher é nos levar para o centro do prato, e até o ano de 2030 respondermos por 20% do setor de proteínas vegetais do mercado”, explica Camille Lau, gerente de marketing da marca.


A multinacional não revela o quanto está investindo nesta nova linha no Brasil, apenas que pretende fazer uma expansão sustentada do mercado. Em um primeiro momento, os produtos serão comercializados somente no canal de food service para quase 200 restaurantes das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro a partir deste sábado (17) – outras capitais do país devem receber os produtos até o final do ano, já o varejo ainda não tem previsão."


Sabor e textura de carne


Diferente de outras opções de carnes plant based desenvolvidas por foodtechs, como a Impossible Foods que criou um hambúrguer de sabor e suculência semelhantes ao animal a partir de uma molécula presente na raiz das plantas de soja, os produtos da Unilever levam um composto de ingredientes que só foram efetivamente ao mercado após testes de acordo com os gostos locais dos países.


Os preparos levam uma base de proteína de soja, óleo de coco e de girassol, e mais temperos e condimentos de acordo com a semelhança desejada. Camille conta que os produtos só foram lançados a partir do momento em que se conseguiu exatamente o mesmo sabor e textura da carne bovina ou do frango.


“Trabalhados basicamente na Europa para eliminar o retrogosto de soja que eles sentiam nos produtos, além de serem acostumados a já temperar os preparos com especiarias, uma característica da região. Já aqui no Brasil a gente come carne temperada com sal e pimenta, e essa foi a principal adaptação feita para cá. Não importa o uso que você vai dar ao produto, se grelhado ou frito, ele será idêntico ao original”, completa.


A nova linha de nuggets, hambúrguer, carne moída e almôndegas é produzida em uma fábrica terceirizada parceira da Unilever em São Paulo.


Mercado promissor




Os produtos da The Vegetarian Butcher começaram a ser desenvolvidos há uma década e já alcançam o mercado de 30 países da Europa e Ásia, principalmente após a investida da Unilever no final de 2018. A marca tem o objetivo de ser o “maior açougue do mundo” pela proposta do criador, o holandês Jaap Korteweg.


Mas não um açougue animal, e sim de proteína vegetal semelhante. Com isso, durante três anos, Jaap e cientistas e chefs de cozinha pesquisaram receitas de carnes plant based que oferecessem as mesmas características de sabor, textura e aparência. Depois, ao redor do mundo, surgiram iniciativas semelhantes de produtos substitutos – principalmente com a crescente preocupação com os impactos socioambientais da produção animal.


“As pesquisas mostram que em seis anos, o número de pessoas que procuram uma alternativa à carne animal quase dobrou no Brasil. Trouxemos a The Vegetarian Butcher para atender a essa demanda cada vez mais crescente no país com história, performance e sabor”, diz Ricardo Marques, vice-presidente da Unilever Food Solutions.


Segundo pesquisa recente da Kantar Worldpanel, 27% dos brasileiros dizem estar reduzindo o consumo de carne e buscando alternativas aos produtos. Em redes supermercadistas como Extra e Pão de Açúcar, a venda de hambúrgueres plant based, por exemplo, já representa 1/3 da venda bruta total do produto congelado.


Fonte: Gazeta do Povo

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