Bacon é novo alvo da onda da 'carne falsa'
terça-feira, fevereiro 18, 2020
Startup americana está desenvolvendo um substituto baseado em fungos - e já está colocando-o nas mãos de consumidores.
Não é de hoje que empresas estão apostando em preparos que lembram textura e gosto de carne, sem ter uma grama da proteína em sua composição. Futuro Burger, Impossible Foods e uma série de fast-foods (do McDonald's ao KFC) estão colocando a ideia à prova. Por ora, o desdobramento prático se limita à carne moída, ao hambúrguer e nuggets. O próximo alvo, no entanto? O bom e velho bacon.
A ideia é da startup americana Prime Roots, que nos EUA começou a comercializar seus bacons sem carne em quantidades limitadas na sexta-feira (14). No lugar do porco, a equipe usa o koji, um fungo popular no Japão que é parte da produção do sakê. O processo de fermentação, por sinal, é integral também para a produção do 'bacon falso': conforme o koji amadurece, ele cria fibras que, segundo a companhia, são similares ao que você encontraria no peito do frango. Uma segunda etapa envolve o emprego de gordura vegetal e saborizantes, para criar um 'bloco' que remete à barriga do porco. Este preparo então passa por um processo de defumação para chegar ao resultado desejado.
O método cria algo um pouco diferente do que você encontra em produtos 'plant-based'. Ao invés de carne processada - ou talvez um sanduíche de jaca que lembre carne louca -, o produto final se aproxima de algo que tem músculo e capa de gordura - sem nitratos, antibióticos, ou hormônios. Colocar este bacon de fungos à prova é algo que vai ter que esperar um pouco: encomendas do produto se esgotaram em questão de dias, e por ora o time espera feedback destes primeiros compradores antes de lançar de fato o produto.
Fonte: GQ Globo
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)