Buscar

Restaurante do Sesc no RioMar é exemplo de sustentabilidade

quarta-feira, dezembro 05, 2018


O Restaurante do Sesc no RioMar é exemplo de sustentabilidade. As ações de reciclagem e de reuso extrapolaram a cozinha, sendo incorporadas à cultura dos empregados do estabelecimento e à vida dos próprios clientes, trabalhadores do shopping que tomam café da manhã, almoçam, jantam ou fazem um lanche no local. “Temos adotado práticas sustentáveis com o objetivo de diminuir os impactos ao meio ambiente”, destaca coordenadora de Educação em Ciências e Humanidade, Sustentabilidade Ambiental do Sesc PE, Elisabete Lacerda.
“Aproveitamos os resíduos orgânicos para transformá-los em adubo e usar em nossa horta, que tem manjericão, hortelã, salsa, pimenta biquinho, cebolinha, alho-poró”, explica a gerente do restaurante, Ana Carolina Macedo. “As esponjas de louças são encaminhadas para Terra Cycle, empresa de soluções ambientais, que tritura e encaminha para cooperativas de catadores para fabricação de bacias e baldes. O óleo de cozinha vira sabão na empresa Asa. A cada 50 litros de óleo doado, são encaminhados R$ 2 para o Imip”, enumera.
“Entregamos os recicláveis, como plásticos, alumínios, papelão e papel, às cooperativas, que fazem o reaproveitamento do material e vendem para as indústrias”, detalha a gerente. “Na linha do reuso, oferecemos salada de pote em embalagem retornável, e a unidade realiza o aproveitamento integral dos alimentos, como a conserva da entrecasca da melancia e farinhas de sementes funcionais”, comenta.
O restaurante não faz compra de água mineral. Usa filtros com sistema de filtragem de carvão, que remove as impurezas. Os clientes usam copos de policarbonato. Quem prefere levar a bebida para viagem, tem as opções do copo biodegradável e da garrafa térmica compartilhada. Os talheres são fornecidos de forma coletiva, sem sacos plásticos.
“Nossos trabalhadores e clientes  estão incorporando esse modo de viver sustentável. Observamos, por exemplo, o compromisso no tratamento do adubo para a horta e o uso de copos de policarbonato em vez de plástico”, diz Ana Carolina.
O restaurante também tem espaço para a coleta de eletroeletrônicos que são doados a projetos sociais para reuso. Outros itens recolhidos são as pilhas, que voltam da cadeia produtiva em formato de novas pilhas.
Fonte: SESC

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página