Buscar

Compostagem: conheça o meio de adubação verde cheio de benefícios

segunda-feira, outubro 08, 2018


Compostagem: Conheça o Meio de Adubação Verde Cheio de Benefícios

A compostagem é o processo de adubação em que os resíduos orgânicos se biodegradam naturalmente em solos ricos em nutrientes, que podem ser usados para cultivar novas matérias orgânicas.
Porém, se a ideia de compostagem invoca imagens de uma pilha de lixo lentamente se deteriorando em seu quintal, abra sua mente.
A compostagem não é apenas excelente para quem a utiliza, mas também é uma das medidas de proteção ambiental mais eficazes.
Neste artigo você conhecerá como funciona esse processo e quais os seus maiores benefícios. Continue lendo.

Benefícios ambientais da compostagem

A compostagem beneficia o meio ambiente de várias maneiras. Quando você compõe seus restos de comida, você produz um solo rico em nutrientes necessários para manter campos agrícolas saudáveis e produtivos, o que possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis.
Quando se trata de aquecimento global, a compostagem reduz diretamente o dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa poderosos, como o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
Muitas pessoas acreditam que jogar restos de comida e produtos de papel em um aterro é inofensivo porque os materiais são biodegradáveis.
No entanto, a maioria das pessoas fica surpresa ao saber que quando esses materiais se decompõem em um aterro, eles apodrecem anaerobicamente (sem oxigênio) e se tornam poderosos contribuintes para as emissões de gases do efeito estufa.
Quando restos de comida são jogados em um aterro, o material degradante cria metano, um gás de efeito estufa que é 70 vezes mais potente que o dióxido de carbono e, mesmo com a melhor tecnologia, a maior parte do metano dos aterros acaba sendo liberado na atmosfera.

Por que fazer a compostagem?

Pois bem, aqui estão algumas boas razões para aderir à compostagem:

1. A compostagem reduz resíduos

Resíduos orgânicos, como alimentos e resíduos de quintal, compõem de 25 a 50% do que as pessoas jogam fora.
Embora você não consiga reciclar todos os resíduos orgânicos gerados, a compostagem pode reduzir significativamente o lixo em geral.

2. Compostagem é ótimo para plantas, gramados e jardins

Aqui estão algumas das razões pelas quais:
  • Aumenta a matéria orgânica no seu solo;
  • Ajuda as plantas a absorver os nutrientes que já estão no seu solo e também fornece alguns nutrientes extras;
  • Torna os solos argilosos mais arejados;
  • Torna a argila e outros solos mais friáveis;
  • Ajuda os solos arenosos a reter a água;
  • Ajuda a equilibrar o pH do seu solo;
  • Pode prolongar a estação de crescimento, moderando a temperatura do solo;
  • Pode até ajudar a controlar a erosão do solo.

3. Conserva recursos

Praticar a compostagem em casa pode ajudar a conservar diversos tipos de recursos, entre eles:

Água

A compostagem ajuda a absorver a água, liberando-a lentamente para as plantas. Com bastante composto em seu solo, você não terá que regar tanto as plantas. Além disso, o composto aplicado densamente como um penso superior tem alguns dos benefícios da cobertura morta. Isso evitará que a água evapore em níveis mais profundos.

Energia e Combustível

Fazer a compostagem em casa não só mantém o material fora do aterro como também impede que o material precise ser transportado! A maioria dos resíduos orgânicos contém muita água e consequentemente, acabam sendo muito pesados e difíceis de transportar, dependendo de sua quantidade. Ainda, não precisar transportar esses resíduos pesados economiza combustível e energia.

A compostagem poupa dinheiro

Em muitos lugares, em casas e escritórios, somos cobrados com base na quantidade de lixo que precisamos eliminar. Se você puder reduzir essa quantidade de lixo por meio da compostagem, isso ajudaria a economizar recursos financeiros.
Compostagem te torna consciente sobre o meio ambiente
Quando você faz a compostagem, seja em casa ou no trabalho, você está muito mais ciente do lixo eu está produzindo no geral.
O ambientalismo é às vezes fortemente focado na ideia de “desperdício” porque é uma questão importante para a saúde do planeta.
No entanto, “desperdício” é um conceito humano e também um problema humano.
É fácil esquecer esse fato crucial, mas quando você mergulha na compostagem de seu próprio “desperdício”, aprende a apreciar o ciclo da vida que envolve deterioração e crescimento em igual medida, e você compreende que tudo tem um lugar no mundo.
Compostagem requer muito pouco trabalho e recursos, mas possui um enorme impacto positivo no meio ambiente; e é por isso que é a coisa mais importante que você pode fazer pelo nosso planeta.
O que você pensa sobre este assunto? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários.
Fonte: AgroComunica

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página