Buscar

Atualizada lista de pragas quarentenárias no Brasil

quarta-feira, outubro 10, 2018

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro publicou este mês, no Diário Oficial da União (DOU), as Instruções Normativas n° 38 e n° 39 com a nova lista de Pragas Quarentenárias Presentes e Ausentes no Brasil. O objetivo é atualizar as informações sobre todas as doenças que requerem uma regulamentação por parte do Ministério.
Resultado de imagem para pragas agro
Para evitar novos danos, é importante se atentar
 à lista de pragas quarentenárias
A lista de Pragas Quarentenárias Ausentes (PQA) estabelece quais as ameaças representam uma importância econômica, mas ainda não estão presente no território nacional. Já a listagem de Pragas Quarentenárias Presentes (PQP), mostram quais ameaças já foram registradas no território brasileiro, porém ainda não estão amplamente espalhadas e requerem controle governamental.
“As duas listas serão disponibilizadas no site do ministério para facilitar o acesso aos interessados, tanto para o processo de importação em novos mercados, quanto para a exportação de produtos brasileiros”, explica a auditora fiscal federal agropecuária Graciane Magalhães de Castro, diretora substituta do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do MAPA.
“A abertura do mercado brasileiro fica condicionada ao cumprimento das medidas fitossanitárias específicas preconizadas na ARP, para controle dessas pragas. O mesmo rito é realizado mundialmente”, acrescenta, ao explicar qe a lista de PQP é fundamental para a prevenção da disseminação dentro do território brasileiro, por meio do controle de trânsito interestadual e de ações preconizadas nas Instruções Normativas específicas de cada praga.
Fonte: Massa News 

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página