Buscar

Uva também é couro, sabia?

quinta-feira, julho 19, 2018


Resultado de imagem para couro de uva



Que a uva produz o vinho e outras coisas deliciosas nós já sabemos. Mas e couro de uva, já ouviu falar?
O arquiteto italiano, Gianpiero Tessitore estava incomodado com a falta de alternativa ao uso do couro na indústria da moda e dos móveis. Buscando soluções sustentáveis, depois de muitos estudos e pesquisas, criou o Wineleather, um material resistente, feito a partir dos resíduos descartados na produção de vinho, como sementes, cascas e talos de uva.
Essa inciativa ajuda a reaproveitar uma quantidade significativa de lixo, tendo em vista que a Itália produz aproximadamente 18% do vinho no mundo. Outro ponto a destacar é que o couro vegetal é processado sem utilização de água, ácido ou outros componentes químicos, como os metais pesados.
A iniciativa de Gianpiero ganhou um prêmio, o Global Change Award, da H&M. Segundo o arquiteto “é uma grande satisfação para nós propor um produto Made in Italy que represente, de forma eco-sustentável, duas das maiores excelências italianas: a Moda e o Vinho, os dois mundialmente conhecidos como ícones de estilo pela qualidade dos seus produtos e pela tradição de sua produção artística e artesanal.”
Bacana, né? Segundo o site da marca, o Vegea, anualmente são produzidos mais de 26 bilhões de litros de vinho no mundo todo, o que resulta em quase 7 bilhões de quilos de bagaço de uva. Essa quantidade seria suficiente para produzir 3 bihões de metros quadrados do Wineleather a cada ano. No Brasil, a estilista Flavia Aranha já trabalhou com o Tecido da Floresta, chamado de “couro orgânico”. Trata-se da aplicação de látex natural sobre uma manta de algodão e juta, feito por uma cooperativa de Rondônia.
Fonte: Canal Rural

Veja também:

2 comentários

  1. Prezados,
    É proibido no Brasil chamar produtos que não sejam de origem animal de COURO. Vejam a Lei do Couro. Isso também está ocorrendo na Europa, conforme link da notícia abaixo.
    Não há problema em criar um material novo, porém que chamem de outro nome para não enganar os consumidores.
    http://cicb.org.br/lei-do-couro

    http://www.euroleather.com/

    http://www.aplf.com/en-us/leather-fashion-news-and-blog/news/36966/europe-cotance-calls-for-regulated-leather-authenticity-labelling

    https://www.laconceria.it/en/tannery/defending-leather-and-social-responsibility-cnc-france-re-confirms-frank-boehly-as-president/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar conosco esta informação.
      Esta reportagem apenas replicamos de uma outra fonte, a qual segue no final da reportagem.

      Iremos lançar um artigo referente a este assunto em breve, de tal forma que esclareça este item por você demonstrado.

      Agradecemos pela correção.

      Att.,

      Portal Macaúba

      Excluir

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página