Eletromobilidade como oportunidade para agricultura
segunda-feira, outubro 24, 2022
A eletricidade tornou-se uma aliada para muitos agricultores, pois a partir dela são desenvolvidas ferramentas e equipamentos tecnológicos para proteger a natureza, otimizar o uso da mão de obra e até obter o próprio abastecimento, como no caso das energias renováveis não convencionais. Com base na eletricidade existe também a eletromobilidade , que se refere ao uso de veículos elétricos, que fazem uso de combustíveis alternativos e/ou energia movidos por um ou mais motores elétricos.
De acordo com Patricio Valdivia, diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Técnica Federico Santa María (UTFSM), os veículos movidos a hidrogênio complementados com outros 100% elétricos podem ajudar o setor agrícola e todas as indústrias a migrar de forma mais eficaz a frota. No entanto, mesmo o conceito preliminar de eletromobilidade com fio claramente não é viável em grandes setores agrícolas.
“Com a incorporação das matrizes energéticas das baterias, outros sistemas de armazenamento são levados, como as células a combustível de hidrogênio, que tornam o veículo muito mais autônomo, e aí temos uma grande possibilidade de que o setor agrícola seja um grande usuário dessa tecnologia”, disse. ele diz Valdivia.
Atualmente no Chile já existem protótipos de caminhões e veículos elétricos para o setor agrícola, mas nenhum projeto de demonstração. E segundo Valdivia “quando são de alta potência, entre baterias e células a combustível, por uma questão de autonomia é melhor trabalhar com células a combustível”. Felipe Santibáñez, sócio da Dynamics Wings, destaca que a eletromobilidade está diretamente relacionada à eletricidade e robótica, por exemplo, em drones, que hoje exercem múltiplas funções no campo, como aplicações de produtos fitossanitários, produtos foliares, captura de imagens, etc.
Fonte: Agrolink
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)