Consórcio de empresas liderado pela FGV vai desenvolver calculadora de emissão de carbono para a pecuária
quinta-feira, outubro 06, 2022
Empresas como Imaflora, Agrotools, Waycarbon, WRI e DSM fazem parte de um consórcio liderado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) selecionado para ser responsável pelos estudos da iniciativa “Pecuária de Baixo Carbono”. A seleção foi feita pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A iniciativa tem como objetivo a elaboração de estratégias e modelos de negócios que adotem tecnologias de baixo carbono na produção de carne e leite no Brasil, promovendo a sustentabilidade por meio da avaliação e certificação das emissões de gases de efeito estufa na pecuária.
Com a parceria do estudo, o primeiro passo será o desenvolvimento de uma calculadora de análise de ciclo de vida dos produtos, que irá medir as emissões de carbono desde os insumos na produção agrícola até o processamento industrial. Em seguida, também serão indicados mecanismos de incentivo que estimulem investimentos na redução de emissões em toda a cadeia.
Segundo um comunicado do BNDES, a ideia é que os estudos possam consolidar um sistema de incentivos que acelere a adoção de tecnologias mais sustentáveis pelos produtores de carne e leite bovinos.
Fonte: Um só Planeta
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)