Fungo que “come” fungo pode ajudar cafeicultores
segunda-feira, dezembro 13, 2021
A ferrugem do café é um fungo parasita e um grande problema para os cafeicultores em todo o mundo. Um estudo no local de nascimento do café, a Etiópia, mostra que outro fungo parece ter a capacidade de suprimir surtos de ferrugem nesta paisagem.
“A ferrugem do café é uma doença fúngica que é um problema para os cafeicultores em todo o mundo, principalmente o café arábica, que responde por três quartos da produção mundial de café e tem a melhor qualidade de xícara. Você precisa aprender mais sobre soluções naturais em vez de apenas aplicar pesticidas ", diz Kristoffer Hylander, professor do Departamento de Ecologia, Meio Ambiente e Ciências Vegetais (DEEP) da Universidade de Estocolmo.
A ferrugem do café é causada por um fungo parasita que ataca as folhas do cafeeiro. Em algumas áreas, era conhecido por ter um inimigo natural em potencial: um fungo hiperparasítico que cresce na ferrugem. No entanto, muito pouco se sabe sobre sua biologia e em que medida ele pode suprimir a oxidação. Este é o primeiro estudo sobre a interação entre a ferrugem e seu hiperparasita na Etiópia, o berço do café arábica. A planta do café, a ferrugem e seu hiperparasita podem ter co-evoluído na Etiópia por muito tempo.
Parece que a ferrugem e o hiperparasita se desenvolvem em ambientes ligeiramente diferentes, com a ferrugem se adaptando bem em locais menos úmidos e o hiperparasita favorecendo locais um pouco mais úmidos, como fazendas de café com mais árvores de sombra.
“Esta pode ser uma situação em que todos ganham. Ao aumentar a cobertura de árvores nas plantações de café com espécies nativas de sombra que mantêm suas folhas durante a estação seca, talvez pudéssemos beneficiar tanto a biodiversidade quanto o hiperparasita ”, diz Kristoffer Hylander, professor do Departamento de Ecologia, Meio Ambiente e Ciências Vegetais (DEEP) da Universidade de Estocolmo.
Fonte: Agrolink
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)