Projeto incentiva a produção de coproduto do carvão vegetal
segunda-feira, agosto 23, 2021
Projeto incentiva a produção do extrato pirolenhoso, um coproduto natural do carvão que pode trazer grandes benefícios para a agricultura sustentável e seu uso permite a redução de agrotóxicos. Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural conversou com Adriana Vilela, engenheira química e diretora técnica da Extrato Pirolenhoso do Brasil (EPB).
Segundo Adriana, esse programa é promovido pela ONU com objetivo de promover a siderurgia sustentável, substituindo o carvão mineral, que é poluente e tóxico, pelo carvão vegetal. Esse carvão vegetal vem de florestas plantadas para este fim, em processos de reflorestamento. A vantagem é que essas florestas capturam o excesso de gás carbônico e produzem mais oxigênio.
E para entender o que é o extrato pirolenhoso, ela explica que “um terço da madeira da floresta plantada, ao entrar no forno, vira carvão vegetal, vira os gases que são condensáveis, e o outro um terço é o gás não condensável. Quando a gente condensa, resfria aquele gás e a gente produz a fumaça líquida, ou vinagre de madeira, ou extrato pirolenhoso.”
Para ouvir essa notícia clique aqui.
Fonte: Rádio EBC
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)