Produtores de guaraná no AM terão aplicativo para controlar produção
terça-feira, julho 13, 2021
Produtores de guaraná no Amazonas terão acesso à tecnologia da informação para acompanhar o cultivo da lavoura até a colheita. Trabalho que hoje é manual, escrito em papel, será substituído pelo Demetra.
O aplicativo foi desenvolvido pela startup gaúcho Elysios no programa Olhos da Floresta, iniciativa da Coca-Cola Brasil em parceria com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola).
“Ao optar pelo uso da tecnologia, o agricultor que cultiva o guaraná passa a trazer todas as atividades do campo para a plataforma digital, gerando evidências para a implementação de um sistema de rastreabilidade e auditoria como fair trade e o sistema de cultivo orgânico”, diz o agrônomo João Carlos Jr., especialista em Agricultura Sustentável.
“No caso das cooperativas, elas passam a ter uma visão sistematizada de todas as operações de manejo do guaranazal, além de facilitar o gerenciamento e proporcionar engajamento e acesso a mercados premium”, afirma”, explica. O aplicativo funciona sem conexão com a internet (offline).
Inicialmente, 30 produtores de 11 municípios do Amazonas participam da fase de implementação: Apuí, Borba, Canutama, Iranduba, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucará. “Ao final do processo, estaremos com mais de 300 produtores, em um novo patamar de gestão dentro dos rigorosos padrões de fornecimento do Sistema Coca-Cola”, diz Carlos Jr.
Entre os benefícios esperados, destaca-se o engajamento de jovens no processo de manutenção e melhoria do aplicativo, bem como a habilitação das cooperativas para acesso a mercados exclusivos nos protocolos de rastreabilidade.
A ferramenta permite uma gestão robusta da propriedade rural, possibilitando a inserção de todos os sistemas produtivos existentes nas propriedades, como é o caso dos sistemas agroflorestais, que consistem em consórcios de cultivos agrícolas com espécies florestais (por exemplo: plantio de guaraná com mamão, açaí, cupuaçu, andiroba, copaíba, castanheira).
O acesso ao caderno de campo digital otimiza ainda o planejamento de atividades de colheita e o manejo dos guaranazais, bem como a geração de relatórios dessas atividades.
Olhos da Floresta
Criado em 2016 pela Coca-Cola Brasil, o programa Olhos da Floresta está presente em mais de 100 comunidades, envolvendo mais de 300 famílias de agricultores e beneficiando mais de 3 mil pessoas nos diversos elos da cadeia no estado do Amazonas.
Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico da região, o programa incentiva a cadeia de guaraná no estado dando oportunidade de renda para as famílias.
Fonte: Amazonas Atual
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)