Luz ultravioleta pode descontaminar vegetais
sexta-feira, novembro 20, 2020
Uma pesquisa feita no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um reator capaz de descontaminar vegetais. O equipamento, que foi feito a partir de tecnologia totalmente brasileira, utiliza a luz ultravioleta (UV) para desativar microrganismos nocivos à saúde humana.
A ideia para construir o reator surgiu a partir da demanda de uma empresa de alimentos no México chamada La Hacienda, que estava tendo problemas na área de contaminação.Então, um grupo de empresários convidou o professor Vanderlei Bagnato, do Grupo de Óptica do IFSC, e o engenheiro de alimentos Bruno Pereira de Oliveira para conhecer a planta produtiva da empresa e fazer uma parceria.
“Fomos para o México no final do meu mestrado, em dezembro de 2016, para conhecer a fábrica, que trabalha com brócolis. Eles tinham um problema de contaminação cruzada, ou seja, de um lugar para o outro. A principal fonte dessa contaminação era advinda da fazenda, porque o processo de colheita envolve terra e a manipulação dos alimentos por meio das mãos, o que aumenta a carga microbiana. E isso, quando você vai escalar para outro processo, aumenta o risco de infecções, doenças e até outros problemas mais graves de saúde”, explica Pereira ao Jornal da USP.
Todos os reatores que utilizam luz UV têm a lâmpada no centro para que o fluido possa passar em volta dela. Entretanto, o volume deve ser baixo. De acordo com Pereira, esse volume baixo limita o processo de aplicação em grandes indústrias. “Então o que nós fizemos? Invertemos! Colocamos o tubo passando com água no meio e em volta as lâmpadas, mudando assim a configuração óptica de toda a situação. Conseguimos construir algo que seja replicável e tenha garantia de eficiência de esterilização”, conclui.
Fonte: Portal Agrolink
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)