China promete ser “neutra em carbono” até 2060
terça-feira, setembro 22, 2020
A China, maior produtora de gases poluentes do mundo, disse nesta terça-feira que pretende ser “neutra em carbono” até 2060, um movimento surpreendente anunciado durante a Assembleia-Geral da ONU.
Em discurso por meio de vídeo, o presidente da China, Xi Jinping, disse nesta terça-feira que o país pretende reduzir suas emissões de dióxido de carbono antes de 2060, acrescentando que a pandemia de covid-19 mostrou que o mundo precisa mudar. Por isso, ele teria decidido acelerar o que chamou de “revolução verde”.
“A raça humana não pode ignorar indefinidamente os avisos da natureza”, disse Xi, que ainda afirmou que o Acordo de Paris, assinado em 2015, era o “mínimo” necessário para proteger a Terra.
No discurso, Xi afirmou que a China alcançará um pico nas emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e prometeu atingir a neutralidade antes de 2060. O país é responsável por 28% da produção global de gases poluentes.
Os anúncios de Xi devem aumentar a pressão sobre os Estados Unidos, que ainda não estabeleceram um prazo para se tornarem neutros em carbono. Várias outras grandes economias já anunciaram metas para que este objetivo seja atingido. A União Europeia (UE), por exemplo, quer zerar suas emissões até 2050.
O presidente Donald Trump deixou o Acordo de Paris pouco depois de assumir o cargo. Em um discurso transmitido antes das declarações de Xi, ele afirmou que os EUA reduziram suas emissões mesmo tendo deixado o pacto global.
Trump ainda atacou a China por ser o maior poluente do mundo e afirmou que os que criticam o “excepcional histórico ambiental” dos EUA querem prejudicar o país. “Eu não vou tolerar isso”, disse ele.
Fonte: Valor Investe
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)