Buscar

Embrapa abre inscrições para 12 cursos gratuitos de capacitação a distância

segunda-feira, junho 01, 2020

Agricultura 4.0: entenda o que é e como se adaptar a ela ...
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está disponibilizando 12 novos cursos gratuitos de capacitação a distância. No mês de abril, a entidade já havia disponibilizados mais de dez modaliddes em meio às medidas restritivas como forma de contenção ao novo coronavírus.
Todo o conteúdo dos cursos foram elaborados pelas equipes técnicas da empresa e possuem linguagem adaptada para o ensino a distância e para o curso específico. Os programas compreendem diversas cadeias produtivas. Confira:
Objetivos: Compreender a importância do manejo do solo como a base da sustentabilidade dos sistemas integrados de produção; conhecer as etapas necessárias para um bom condicionamento do solo; compreender o conceito e as propriedades que influenciam na erodibilidade do solo; descrever os tipos de erosão, as formas de manifestação e as práticas conservacionistas para evitar; Adquirir uma visão geral sobre as etapas para construção da fertilidade do solo assim como dos sistemas de preparo.
Público: Técnicos, estudantes, produtores e demais profissionais atuantes no setor agropecuário
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, a contar da data da sua inscrição.
Carga horária: 10 horas
Objetivos: Adquirir uma visão geral sobre a estratégia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF); conhecer as modalidades e os componentes dos sistemas de integração; compreender os pré-requisitos necessários para planejamento e implantação do sistema; conhecer exemplos de sistemas reais de integração (Sistema Barreirão, Sistema Santa Fé, Sistema Santa Brígida, Sistema São Mateus).
Público: Técnicos, produtores, professores e estudantes de ciências correlatas e demais profissionais atuantes no setor agropecuário.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição
Carga horária: 15 horas
Inscrições: Abertas 
Objetivos: Adquirir uma visão geral sobre os impactos do clima na agricultura;  conhecer as ações governamentais e políticas públicas voltadas para a agricultura de baixa emissão de carbono;  compreender os aspectos gerais das tecnologias agrícolas que podem ser aplicadas no campo para reduzir as emissões de carbono.
Público: Técnicos, produtores, professores e estudantes de ciências correlatas e demais profissionais atuantes no setor agropecuário.
Período de realização:  O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição
Carga horária: 10 horas
Objetivos:  compreender as características, preceitos, premissas, conceitos e benefícios do Sistema de Plantio Direto; conhecer as etapas básicas de planejamento e implantação do Sistema de Plantio Direto.
Público: Técnicos, produtores e demais profissionais atuantes no setor agropecuário e professores e estudantes de áreas correlatas.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição
Carga horária: 15 horas
Objetivos: Apresentar as vantagens e limitações do uso da fertirrigação em cultivos agrícolas; descrever os equipamentos e acessórios adequados os diferentes sistemas de irrigação e seus usos; descrever formas de dimensionar as variáveis envolvidas no processo de fertirrigação; capacitar os participantes quanto ao conhecimento dos equipamentos necessários, dos fertilizantes, e sobre cálculos, manejo e monitoramento da fertirrigação.
Público: Agrônomos, técnicos agrícolas, agentes de Assistência Técnica, produtores, professores e estudantes da área agrícola e interessados em desenvolver habilidades no uso e manejo de fertilizantes e agroquímicos via irrigação.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição
Carga horária: 32 horas 
Objetivos: Compreender conceitos básicos sobre gestão da atividade rural, sistema de custos e avaliação econômica; compreender os fatores externos e internos que afetam os resultados econômicos; conhecer um case de análise econômica de um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Público: Técnicos, produtores e demais profissionais atuantes no setor agropecuário, além de professores e estudantes de áreas correlatas.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição
Carga horária: 15 horas
Objetivos: Identificar e reconhecer os diferentes estágios de degradação das pastagens; diferenciar os processos de recuperação e renovação de pastagens para propor estratégias planejadas e definidas a partir de critérios técnicos; analisar, propor recomendações e escolher as melhores técnicas e manejos em razão da escolha da espécie forrageira.
Público: Produtores rurais, técnicos, estudantes e demais profissionais atuantes no setor agropecuário.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição
Carga horária: 15 horas 
Objetivos: Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de propor práticas para implantar sistemas agroflorestais em pequenas propriedades (menor que 3 ha), considerando o papel das árvores quanto a aspectos produtivos e de proteção.
Público: Agentes multiplicadores, agricultores familiares, professores, estudantes e técnicos com potencial de atuação no território de Sobral, bem como outros envolvidos e interessados no tema sistemas agroflorestais em outros territórios do Brasil.
Período de realização: O participante terá 21 dias para conclusão do curso, após a inscrição
Carga horária: 16 horas
Objetivos: Apontar as diferenças entre o biodiesel e os combustíveis fósseis, bem como enumerar as vantagens do biodiesel para o meio ambiente; identificar e descrever os processos de produção de biodiesel mais empregados pela indústria; enumerar os parâmetros de avaliação do biodiesel; identificar os aspectos que garantem a qualidade do biodiesel; descrever a importância do biodiesel na matriz energética do Brasil e do mundo; enumerar os principais países produtores de biodiesel e as principais matérias-primas utilizadas em sua produção.
Público: Estudantes, técnicos, profissionais de áreas relacionadas à Química, bem como a empreendedores que buscam informações sobre o setor de biodiesel.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição
Carga horária: 20 horas
Objetivos: Caracterizar os dejetos e identificar quais componentes estão presentes, sua origem e destino mais adequado do ponto de vista ambiental e agronômico; calcular doses de dejetos a aplicar no solo de acordo com a demanda das culturas e eficiência agronômica dos nutrientes contidos nos dejetos suínos; estimar o consumo de água e os fatores que influenciam no consumo excessivo em granjas de suínos, bem como as metodologias para controlar esse excesso; definir as vantagens da adubação orgânica e organomineral em relação ao mineral, também suas dificuldades e gargalos.
Público: Profissionais das áreas de agronomia, engenharia sanitária e ambiental ou agentes públicos de fiscalização ambiental.
Carga horária:  20 horas
Objetivos: Entender o que é fome oculta, suas causas e soluções para combater este problema; explorar o conceito de biofortificação, excluindo os eventuais equívocos quanto à transgenia; reconhecer as vantagens da técnica de biofortificação e os seus benefícios para a saúde e para o desenvolvimento agrícola; Compreender o papel da Embrapa na segurança nutricional, bem como da história da fundação da Rede BioFORT; conhecer as cultivares biofortificadas já lançadas e suas características sensoriais; identificar as ações envolvendo a biofortificação nos estados onde as mesmas ocorrem; analisar o cenário nutricional no mundo e das expectativas com a biofortificação.
Público: Produtores, extensionistas, professores, pesquisadores, estudantes, dirigentes e técnicos de agroindústrias; representantes de órgãos de fomento e formuladores de políticas públicas.
Carga horária: 20 horas
Objetivos: As bases teóricas de temas como matéria orgânica, aproveitamento de resíduos e compostagem, e informações detalhadas sobre planejamento, condução e avaliação de processos de compostagem, além das principais formas de utilização de compostos orgânicos.
Público: Profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com compostagem.
Carga horária: 10 horas 
Fonte: Canal Rural

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Abastecimento (26) Abiove (8) Acordo Internacional (26) Acrocomia aculeata (52) Agricultura (132) Agroenergia (120) Agroindústria (22) Agronegócio (131) Agropecuária (38) Água (4) Àgua (1) Alimentos (309) Amazônia (28) animal nutition (1) ANP (67) Arte (1) Artigo (31) Aspectos Gerais (177) Aviação (31) Aviation market (17) B12 (3) B13 (2) Bebidas (1) Bioativo (1) Biochemistry (5) Biocombustíveis (382) Biodiesel (272) Biodiversidade (3) Bioeconomia (66) Bioeletricidade (25) Bioenergia (169) Biofertilizantes (5) Biofuels (102) Bioinsumos (3) Biomass (7) Biomassa (86) Biomateriais (6) Biopolímeros (8) Bioproducts (2) Bioprodutos (16) Bioquerosene (38) Biorrefinaria (1) Biotechnology (35) Biotecnologia (69) Bolsa de Valores (22) Brasil (14) Brazil (28) Cadeia Produtiva (14) Capacitação (9) Carbonatação (1) Carbono Zero (11) Carvão Ativado (6) CBios (48) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (8) Cerrado (13) Ciência e Tecnologia (304) Clima e ambiente (245) climate changed (46) CNA (1) Cogeração de energia (29) Combustíveis (84) Combustíveis Fósseis (28) Comércio (15) Consciência Ecológica (22) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (4) Copolímeros (2) Cosméticos (31) Crédito de Carbono (38) Crédito Rural (2) Créditos de Descarbonização (23) Culinária (1) Cultivo (120) Curso (3) Dados (1) Davos (3) Dendê (2) Desafios (1) Desenvolvimento Sustentável (133) Desmatamento (1) Diesel (13) Diesel Verde (13) eco-friendly (4) Economia (65) Economia Circular (6) Economia Internacional (109) Economia Verde (170) Economy (30) Ecosystem (6) Efeito estufa (15) Eficiência energética (43) Emissões de Carbono (5) Empreendedorismo (4) Empresas (37) Energia (83) Energia Renovável (238) Energia Solar Fotovoltaica (19) Etanol (68) Europa (1) event (11) Eventos (120) Exportações (69) Extrativismo (52) FAO (2) Farelos (45) farm (1) Fibras (9) Finanças (4) Floresta (7) Floresta plantada (100) Fomento (11) Food (42) food security (7) forest (1) Fuels (26) Gás (3) Gasolina (1) Gastronomia (1) GEE (2) Glicerina (2) Global warming (104) Green Economy (126) health (22) IBP (1) Incentivos (4) Industry 4.0 (1) Ìnovaç (1) Inovação (88) Instituição (1) Investimento (2) IPCC (14) L72 (4) L73 (7) Legislação (6) Lignina (7) livestock (4) Low-Carbon (45) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (562) Madeira (12) Mamona (1) Manejo e Conservação (93) MAPA (15) Matéria Prima (1) matérias-primas (1) Meio Ambiente (190) Melhoramento e Diversidade Genética (67) Mercado (4027) Mercado de Combustíveis (57) Mercado Financeiro (9) Mercado florestal (65) Mercado Internacional (38) Metas (2) Milho (13) MME (25) Mudanças Climáticas (21) Mundo (44) Nações Unidas (1) net-zero (10) Nutrição animal (17) nutrition (9) Oil (50) Oleaginosas (81) Oleochemicals (8) Óleos (246) Óleos Essenciais (4) Óleos Vegetais (1) ONGs (1) ONU (10) Oportunidade (1) Oportunidades (1) other (1) Palma (18) Paris Agreement (87) Pecuária (78) Pegada de Carbono (81) Personal Care (3) Pesquisa (40) Petrobras (9) Petróleo (25) PIB (2) pirólise (3) Plant Based (20) Política (75) Preços (30) Preservação Ambiental (26) Produção Animal (6) Produção Sustentável (38) Produção vegetal (2) Produtividade (33) Produtos (150) Proteção Ambiental (9) proteína vegetal (28) Qualidade do Ar (2) Recuperação de área Degradada (43) Recuperação Econômica (3) Reflorestamento (1) Relatório (10) renewable energy (19) RenovaBio (51) Research and Development (10) Resíduos (6) SAF (3) Safra (2) Saúde e Bem-Estar (92) science and technology (46) Sebo (5) Segurança Alimentar (93) Segurança Energética (12) Selo Social (5) silvicultura (1) Sistema Agroflorestal (21) Sistemas Integrados (10) Sociobiodiersidade (1) Soil (9) Soja (57) Solos (28) Sustainability (54) Sustainable Energy (67) Sustentabilidade (517) Tecnologia (29) Transportes (5) Turismo Sustentável (3) Unica (1) Vídeo (234) World (1) World Economy (78) Zero-Carbon (1)

Total de visualizações de página