Buscar

Em live, Bento Albuquerque reafirma seu otimismo diante da crise e aposta em breve retomada do País pós pandemia

quinta-feira, maio 21, 2020

Ações do MME para garantia de fornecimento de energia elétrica e ...

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao participar ontem, 20, de live organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), manteve seu otimismo em relação ao enfrentamento da crise provocada pela pandemia mundial e apostou em dias melhores e profícuos para o País no futuro. No evento, intitulado “Diálogos da Rio Oil & Gas – A geopolítica da crise e os impactos do coronavírus no setor de energia no Brasil”, Bento Albuquerque falou sobre as ações em andamento no âmbito do MME, sobre a importância de medidas que visam o aperfeiçoamento do ambiente de negócios para atrair novos investimentos, sobre o regime único de exploração, o mercado de gás natural, entre outros temas, e reafirmou suas boas perspectivas para a retomada pós pandemia. 

Bento Albuquerque iniciou sua fala lembrando que o mundo vive hoje uma crise sem precedentes e que, no caso do Brasil, exigiu um aperfeiçoamento da governança por parte do governo central. O ministro discorreu sobre as diversas ações que vêm sendo implementadas pelo MME visando reduzir os impactos da pandemia no setor energético e minerário do país. Entre estas ações estão a criação de gabinete de crise, de comitês de crise específicos para cada setor vinculado ao MME: elétrico, de petróleo, gás e biocombustíveis e de mineração, além de portarias, e resoluções, fruto de um trabalho incansável, com reuniões diárias e encontros virtuais semanais, desde março, período em que foi anunciada a pandemia.

“Estamos trabalhando agora com todos os agentes setoriais, todos os órgãos vinculados ao ministério, agências reguladoras, para que possamos tomar as medidas necessárias e para estarmos preparados para a melhoria do ambiente de negócios” afirmou o ministro, que classificou o ano de 2019 “como um belo exemplo”, com destaque para o setor de petróleo e biocombustíveis.

“Desde que assumimos o governo, estabelecemos quatro pilares: governança, segurança jurídica e regulatória, respeito aos contratos e previsibilidade. Isso é fundamental para que o País tenha um ambiente de negócios atrativo para que possa atrair investimentos.  Isso não quer dizer que não possamos aperfeiçoar esse ambiente de negócios. E essa é uma outra oportunidade que a crise está nos trazendo, para que possamos realizar esse aperfeiçoamento”, ressaltou Bento Albuquerque.

O ministro destacou ainda a importância de todas as ações para a retomada após a crise. “Estamos mantendo as nossas ações prioritárias com vistas a aumentar a nossa produção de petróleo, particularmente em terra, pois nós temos programas para isso, e algumas ações já foram tomadas”, declarou ele, lembrando a expansão da produção de biocombustíveis: “estamos tendo, esse ano, a maior safra de cana de açúcar que o Brasil já teve, com a maior produção de etanol. E temos que preservar isso, que eu considero um patrimônio do País, a componente do biocombustível na nossa matriz energética”.

Regimes de exploração
Questionado sobre a possibilidade da volta do regime único de exploração, Bento Albuquerque afirmou que “o governo está, sim, em busca de um regime único de exploração e que, para tanto, foram já iniciadas conversas com o Congresso Nacional”. “Trata-se de uma grande oportunidade para trabalharmos a questão dos regimes de exploração. Já tínhamos um programa em curso, e agora isso já se tornou ação prioritária do programa Pró Brasil“ enfatizou o ministro, que lembrou haver em tramitação no Congresso Nacional projetos de lei sobre o tema. “Entendemos que, em um primeiro momento, que poderá inclusive ser a muito curto prazo, já possamos remeter essa decisão para o Conselho Nacional de Política Energética”, declarou, otimista, Bento Albuquerque.

“Estamos revendo todo o nosso programa de aperfeiçoamento das nossas licitações e tivemos importantes lições no ano passado, principalmente no leilão dos Excedentes da Cessão Onerosa. Suspendemos os leilões, exceto o da Cessão Onerosa para o próximo ano, de Sépia e Atapu, mas com redução praticamente total das incertezas. Então – acrescentou -, temos um cronograma, um planejamento, e vamos cumpri-lo, vamos criar um ambiente de negócios competitivo. Há um entendimento por parte do governo e do Congresso Nacional de que isso deixou de ser uma necessidade para ser uma oportunidade”.

Gás natural
Na live, Bento Albuquerque também acenou positivamente em relação ao mercado de gás natural, lembrando que 13 estados da Federação já aderiram ao programa Novo Mercado de Gás. O ministro confirmou que o referido PL está no programa PróBrasil do Governo Federal e que semanalmente lideranças do Congresso Nacional são contactadas para que o PL possa ser aprovado ainda neste primeiro semestre, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. “A Petrobras, que é o agente dominante, já está realizando novos contratos com custo 30% menor do que era em 2019, ou seja, é uma oportunidade durante a crise conjuntural, mas que está sendo importante para motivarmos a implementação do Novo Mercado de Gás”, destacou o ministro.

Temos espaço para todos!
Bento Albuquerque informou ter se reunido, esta semana, com o Presidente Bolsonaro e com o Ministro da Economia, Paulo Guedes. A pauta do encontro foi a questão dos regimes de exploração e a estratégia para conduzir esse processo. “O Presidente Bolsonaro está consciente, motivado e tem a certeza da importância disso para o nosso País” declarou o ministro. “Vimos a redução da produção de petróleo e, por outro lado, vimos que a Petrobras aumentou as suas exportações e bateu o recorde de exportações de óleo cru em abril, tendo em vista a qualidade do nosso óleo que tem baixo teor de enxofre”, destacou, entusiasmado. “É uma preocupação nossa também preservarmos as nossas empresas. É fundamental para a nossa exploração de petróleo em terra e também levando em consideração o desinvestimento que a Petrobras está realizando. Temos espaço para todos, para as grandes, as majors, as pequenas e as médias empresas! E eu tenho certeza de que vamos sair dessa crise num ambiente de negócios melhor para investimentos”.

Bento Albuquerque externou sua preocupação em relação à retomada pós pandemia, mas encerrou sua participação na live reafirmando seu otimismo e sua convicção em dias melhores no futuro. “Temos sólidos instrumentos de planejamento como os nossos Plano Decenal de Energia (PDE) e o Plano Nacional de Energia (PNE), de 30 anos, e vamos adequá-los às nossas ações pós pandemia. É dessa forma que o Brasil está se preparando no setor de energia e de mineração para enfrentar e retomar o nosso crescimento econômico após essa crise”, concluiu o ministro.

A live teve a mediação da presidente do IBP, Clarissa Links e do Senior Vice Presidente Global Energy, IHS Markit, Carlos Pascual.

Por: Assessoria de Comunicação Social

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Abastecimento (27) ABC Plan (1) abiotic stresses (1) Abiove (10) ácaros (1) acerola (2) acordo (1) Acordo Internacional (43) Acrocomia aculeata (78) açucar (1) Adubação (2) adubos (2) Adubos organominerais (1) Africa (2) agribusiness (27) Agricultura (458) Agricultura 4.0 (16) agricultura familiar (4) agricultura orgânica (3) agriculture (47) agrochemistry (1) Agroenergia (182) agroenergy (6) Agroindústria (57) agroindustry (1) Agronegócio (365) Agropecuária (78) Água (26) Àgua (1) air pollution (1) algodão (1) Alimentação Saudável (26) Alimentos (388) amazon (3) Amazônia (85) Ambiente (1) Ambition 2030 (1) amêndoas (1) amendoim (2) ANDA (1) animal breeding (2) animal health (1) animal nutition (1) animal production (3) ANP (113) anvisa (1) aplicação de insumos (1) APPs (2) Aprobio (1) aquaculture (2) aquecimento global (3) aquecimento golbal. (1) argentina (4) armazenamento (1) arroz (1) Arte (1) Artigo (47) Aspectos Gerais (177) Aviação (40) avian influenza (2) Aviation fuel (11) Aviation market (24) avicultura (1) Azeite (1) B10 (3) B12 (5) B13 (2) b14 (2) b15 (2) bacteria (1) bancos (1) banks (2) based protein (1) Bebidas (3) beef (1) bees (2) Benefícios ambientais (1) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (547) Biodefensivos (12) Biodiesel (386) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (21) biodiversity (10) Bioeconomia (128) Bioeconomia Agronegócio (1) bioeconomy (1) Bioeletricidade (27) Bioenergia (217) bioenergy (2) bioetanol (1) bioethanol (2) Biofertilizantes (15) biofertilizers (2) Biofuels (128) biofuels market (7) biogas (1) Bioinsumos (26) Biologia do Solo (1) Biomas (13) Biomass (7) Biomassa (92) Biomateriais (6) Bioplastic (1) bioplásticos (3) bioplastics (1) Biopolímeros (16) Bioproducts (3) Bioprodutos (29) Bioquerosene (51) biorefinery (1) Biorrefinaria (4) Biorrenováveis (1) Biotechnology (37) Biotecnologia (90) BNDES (5) bolivia (1) Bolsa de Valores (41) boron (1) bovinocultura (1) Brahman (1) bran (1) Brasil (149) Brazil (55) breeding (2) Cacau (3) Cadeia Produtiva (24) café (3) calcium (1) Cambodia (1) cana-de-açucar (5) cana-de-açúcar (2) canada (3) Canadá (1) cannabis (1) Capacitação (31) CAR (4) carbon credit (3) carbon emissions (5) carbon market (4) carbon sequestration (2) Carbonatação (1) Carbono (13) Carbono Neutro (13) Carbono Zero (25) carne orgânica (1) carnes (2) Carvão Ativado (10) carvão vegetal (8) cattle (1) CBios (78) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (19) cereais de inverno (1) cereals (5) Cerrado (31) Certificação (1) Chile (2) china (6) Chuvas (17) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (463) circular economy (3) cítricos (1) citros (3) Classificação (1) Clima e ambiente (329) Clima e ambiente Preços (2) climate and environment (10) climate change (28) climate changed (67) CNA (2) CNPE (2) coal (1) Código Florestal (3) Cogeração de energia (30) colheita (4) Colombia (2) Combustíveis (116) Combustíveis Fósseis (42) Combustíveis verde (6) comercialização (1) Comércio (49) commodity (3) comodities (1) Consciência Ecológica (28) conservação (1) conservação de alimentos (2) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (27) Copolímeros (2) coqueiro (1) corn (9) Cosméticos (40) covid-19 (1) Crédito de Carbono (60) Crédito Rural (21) Créditos de Descarbonização (30) crop 21/22 (1) crop 22/23 (1) crops (1) Culinária (1) Cultivo (122) cultivo de grãos (3) cultura energética (1) Culturas Perenes. Agricultura (6) Curso (14) Dados (1) dairy products (2) Davos (4) decarbonization (2) decarbonization credits (3) defensivos (2) deforestation (7) demandaXoferta (2) Dendê (5) derivados do leite (1) Desafios (3) Descarbonização (26) descarbonization (3) desenvolvimento econômico (3) desenvolvimento rural (2) Desenvolvimento Sustentável (240) Desmatamento (25) Diesel (26) Diesel Verde (24) discovery (1) diseases (4) diversidade (2) Doenças Vegetais (6) domestic market (1) drones (3) eco-friendly (5) Economia (160) Economia Circular (17) Economia Internacional (150) Economia Sustentável (5) Economia Verde (184) Economy (45) Ecosystem (7) Educação (1) Efeito estufa (24) Eficiência energética (56) egypt (1) eletric power (1) emater (2) Embrapa (56) Emissões de Carbono (67) Empreendedorismo (9) Empresas (170) Energia (108) energia eólica (1) energia limpa (25) Energia Renovável (267) Energia Solar Fotovoltaica (25) energy (3) energy crisis (1) energy security (2) energy transition (3) engenharia (1) entomologia (5) entomology (1) environment (22) environment issues (3) environment protection (2) environmental benefits (1) environmental conservation (1) environmental policies (5) enzimas (1) erva-mate (1) ESG (32) espécies ameaçadas (1) essential oils (1) estiagem (1) estresse hídrico (1) Estudo (5) Etanol (109) ethanol (8) etileno (1) EU (5) Europa (2) europe (4) event (11) Eventos (177) Exportações (129) exports (12) extensão (1) Extrativismo (64) factory (1) FAO (14) Farelos (52) farm (1) fauna (1) feijão (2) Fertilidade (14) fertility (1) fertilizantes (8) Fertilizers (21) Fibras (10) fibres (1) Finanças (5) Financiamento (2) fishing (1) fisiologia vegetal (1) fitopatologia (6) Fitossanidade (3) Fixação de Nitrogênio (2) flavored rice (1) flax (1) Floresta (54) Floresta plantada (122) floricultura (4) floriculture (2) Fomento (42) Food (47) food crisis (1) food safety (1) food security (19) foreign market (1) forest (5) forestry (1) Fosfato (2) fossil fuels (4) fotossíntese (2) fruit growing (4) Fruticultura (54) Fuels (28) full color (1) G7 (2) gabrage (1) Gamificação (1) Gás (4) Gás natural (2) Gasolina (4) Gastronomia (1) gdp (1) GEE (41) genetic engineering (10) genetic improvement (1) Genome (1) geração de emprego (1) Germany (2) girassol (2) Glicerina (2) Global warming (139) GM (1) governance (1) grain (2) grãos (1) grape (1) green ammonia (1) green chemistry (1) green consumerism (1) Green Economy (129) green hydrogen (3) greenhouse gases (17) Guerra (3) Guerra RussiaxUcrânia (3) Harvest (3) health (27) herbicidas (1) híbridos (1) Hidrogênio Verde (7) História (1) horticultura (2) hybrid (1) hydrogen (2) IBP (1) ICMS (1) ILPF (15) iluminação (1) impacto ambiental (1) import (3) importação (6) impostos (3) incêndios (1) incêndios florestais (1) Incentivos (4) India (5) indigenous lands (1) indíos (1) Indonesia (1) indústria (2) Industry (2) Industry 4.0 (2) inflation (1) innovation (6) Ìnovaç (1) Inovação (217) insetos (2) inspections (1) Instituição (1) Insumos (40) inteligência artificial (1) international trade (2) Investimento (13) Investimentos (3) IPC (1) IPCC (18) IPFL (1) Irrigação (2) jabuticaba (1) JBS (1) kinetic energy (1) L72 (4) L73 (7) land use (1) LED's (1) Legislação (40) legislation (2) Leguminosas (1) leite (1) licenciamento ambiental (1) liga árabe (1) Lignina (8) livestock (11) livestock farming (1) logística (1) logistics (1) Low Impact Agriculture (1) Low-Carbon (62) Lubrificantes e Óleos (20) macarrão (1) Macaúba (610) Madeira (27) Malaysia (1) Mamona (1) management (1) mandioca (1) Manejo (33) Manejo e Conservação (131) manejo sustentável (1) manure (1) MAPA (62) Máquinas e equipamentos (4) marine ecosystems (1) Market (4) Mata Atlântica (8) Matéria Prima (4) Matéria-Prima (4) matéria-prima renovável (1) Matéria-PrimaResíduos (2) matérias-primas (4) MCTI (2) meat (2) medicinal cannabis (1) Meio Ambiente (404) Melhoramento e Diversidade Genética (104) Mercado (4150) mercado de carbono (5) Mercado de Combustíveis (88) Mercado Financeiro (13) Mercado florestal (78) mercado global (1) Mercado Internacional (91) Metas (5) methane (2) Micotoxinas (1) microbiology (1) micromobility (1) micronutrient (1) Milho (56) Minas Gerais (1) Minas Gerias (1) Mineração (2) mining (1) ministério da economia (2) mites (1) MMA (4) MME (62) Morocco (1) Mudanças Climáticas (108) mudas (4) Mundo (203) Nações Unidas (4) national production (1) natural disasters (1) natural gas (1) nature (2) Negócios (13) nergia limpa (1) net-zero (45) neutral carbon (1) Neutralidade Tributária (1) new species (1) nitrogen (3) nitrogenand (1) nitrogênio (1) novos produtos (1) Nutrição animal (18) Nutrição Mineral (6) nutrição vegetal (1) nutrition (15) nutritional quality (1) ocean heat (1) oceans (1) OECD (2) OGM (1) Oil (53) Oil Food (1) Oleaginosas (140) óleo de palma (2) óleo de soja (3) Oleochemicals (11) Óleos (255) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (38) Olivicultura (1) OMC (4) ONGs (1) ONU (25) Oportunidade (9) Oportunidades (9) organic agriculture (1) other (1) otimização (1) Palm (2) palm oil (1) Palma (34) palmeiras (8) pantanal (1) PARAGUAY (1) Paris Agreement (99) partnership (1) Pasture Management (1) Pasture Recovery (1) pecan (1) Pecuária (134) pecuária sustentável (1) Pegada de Carbono (108) Personal Care (3) Pesquisa (137) Pessoas (2) pesticides (3) Petrobras (9) Petróleo (34) phosphates (2) phytoplankton (1) phytosanitary (1) PIB (13) pinhão-manso (2) pirólise (3) Piscicultura (1) pitaya (1) planejamento estratégico (1) Plano Safra (3) Plant Based (28) plant production (3) Plant-Based (4) pnpb (1) Política (99) Política Ambiental (25) política de preços de combustíveis (1) Políticas (1) políticas públicas (2) politics (2) pollination (1) polluting activities (1) pollution (3) pork (1) Portugal (1) pós-colheita (1) potassium (2) potato (1) poultry (1) pragas (5) Preços (85) Preservação Ambiental (62) prices (2) Produção Agrícola (56) Produção Animal (26) produção de alimentos (1) Produção Integrada (3) Produção Sustentável (81) Produção vegetal (47) production (1) productivity (5) Produtividade (141) Produtos (151) produtos florestais não madeireiros (2) Proteção Ambiental (21) proteção de nascentes (2) proteína animal (1) proteína vegetal (28) proteins (2) public health (2) Qualidade (14) qualidade da água (2) qualidade de vida (1) Qualidade do Ar (10) queimadas (1) químicos verdes (1) rapeseed (1) reciclagem (7) record (1) Recuperação Ambiental (8) Recuperação de área Degradada (51) Recuperação Econômica (3) Recycling (3) redução da poluição (3) Reflorestamento (37) reforestation (1) regulamentação (3) regulation (1) Relatório (17) renewable energy (32) renewable fuel (1) RenovaBio (95) Report (2) research (3) Research and Development (16) Reservas Legais (1) Resíduos (21) resistence (2) Responsabilidade Social (1) rice (1) rotação de culturas (1) Russia (13) Rússia (1) Russia x Ukraine (11) Sabão (1) SAF (8) Safra (11) safra 21/22 (1) safrinha (1) Santa Catarina (1) Saúde e Bem-Estar (151) science (3) science and technology (58) sea (1) sea levels (1) seaports (1) Sebo (5) seca (1) seeds (1) Segurança Alimentar (183) Segurança Energética (16) Selo Social (16) sementes (15) sequestro de carbono (2) sewage waste (1) silvicultura (4) Sistema Agroflorestal (44) Sistemas Integrados (30) social (1) social inequality (1) Sociobiodiersidade (9) Soil (10) soil biology (1) Soja (174) solar energy (1) solid waste (2) Solos (79) sorgo (1) southern Agricultural Council (1) soybean oil (1) soybeans (12) steam (1) sugar (2) sugarcane (2) suinocultura (1) sunflower (4) sunflower oil (1) Sustainability (83) Sustainable Development (5) Sustainable Energy (69) Sustentabilidade (744) taxes (1) technology (5) Tecnologia (90) tecnologias digitais (1) Tempo (2) terras indígenas (1) Títulos verdes (3) transgenic (1) transição energética (3) Transportes (13) transports (9) Trigo (7) tubers (1) Turismo Sustentável (7) turkey (1) ubrabio (5) Ucrânia (3) Ukraine (8) Unica (1) Unidades de Conservação (1) urea (1) uruguay (1) USA (12) USDA (3) uso do solo (1) vaccination (1) vazio sanitário (1) vegetable nutrition (4) vegetable oils (8) versatilidade (1) Vídeo (271) viruses (1) War (10) waste (1) webinar (1) wheat (7) wine (1) World (36) World Economy (84) ZARC (2) zero tariff (1) Zero-Carbon (2) zoneamento agrícola (3) zoneamento climático (1) zoneamento territorial (1) zootecnia (1)

Total de visualizações de página