Buscar

Prefeito dialoga com horticultores em busca de melhorias para as hortas comunitárias

segunda-feira, novembro 11, 2019

Fonte: Google

O domingo foi de visitas à horta comunitária Vila Nova I, localizada na região da Pedra Mole, zona Leste de Teresina. O prefeito Firmino Filho foi ao local, acompanhado dos representantes da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), do senador Ciro Nogueira, do deputado estadual Júlio Arcoverde e também dos vereadores R. Silva e Nilson Cavalcante. O objetivo do encontro foi discutir melhorias para as hortas comunitárias da capital.

Representantes dos horticultores de toda a cidade estiveram na reunião, expondo as demandas das hortas comunitárias de suas regiões. Dona Marlene Araújo, presidente da Horta Vila Nova, destacou que as principais demandas é em relação à irrigação. “Com um sistema de irrigação melhor, acredito que teremos capacidade de produzir mais e melhor, aumentando a produção e as vendas também”, disse ela, estendendo o pedido ainda para a construção de uma casa de apoio e banheiros.

Dona Das Dores é representante da horta comunitária Sinhá Borges, localizada na região da Santa Sofia. Ela fala que, nos últimos anos, muitas melhorias foram levadas para as hortas e acredita que os benefícios já são visíveis. “Agora, a gente pede também banheiros e mais poços tubulares. Isso melhoraria a nossa produção”, avalia.

Teresina possui 48 hortas comunitárias espalhadas por toda a cidade. Nelas, mais de 1500 famílias tiram seu sustento. O prefeito Firmino Filho destacou que a Prefeitura tem buscado investimentos para proporcionar melhores condições para os horticultores. “O que buscamos sempre é fazer com que essas pessoas tenham condições de produzir mais e melhor. Temos muitas histórias de superação, famílias que criaram seus filhos comercializando o que produzem nas hortas. Tenho muita satisfação em saber que sou o prefeito que mais construiu hortas comunitárias em Teresina e vamos avançar ainda mais”, destacou.

O chefe do executivo municipal reforçou ainda a parceria já existente com o Banco do Brasil que tem o objetivo de melhorar a estrutura das hortas com sistema de irrigação, perfuração de poços tubulares, entre outros. Na última semana, o prefeito esteve em Brasília em reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tentando viabilizar recursos para novos investimentos na zona rural de Teresina, que tem potencial para aumentar a produção agrícola. “Acreditamos no potencial dos nossos horticultores. Estamos analisando esse diagnóstico das hortas para saber que melhorias podem ser feitas com recursos próprios e o que buscaremos junto ao Governo e a bancada federal. Queremos nossos horticultores com melhores condições de ter uma agricultura sustentável, orgânica e eficiente”, destacou.

O senador Ciro Nogueira aproveitou a presença para reforçar que buscaria recursos via Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e também de suas emendas parlamentares para auxiliar a Prefeitura nas melhorias nas hortas comunitárias. “Vamos trabalhar juntos com o prefeito Firmino Filho, como já fazemos em outras áreas, também para a melhoria na produção das hortas. Sabemos que com esses investimentos, poderemos reduzir o volume de hortifruticultura importados para Teresina. Nossos horticultores terão condições de atender a demanda do mercado local”, pontuou, anunciando ainda um estudo inédito que será feito pela Fundação Milton Brandão, ligada ao Progressistas, para saber que tipo de produtos o Piauí produz e consome.

O deputado Júlio Arcoverde e os vereadores R. Silva e Nilson Cavalcante se comprometeram em buscar ajuda dos outros entes para que se pudesse ampliar os investimentos nas hortas. “Quero destacar o esforço da Prefeitura para manter as hortas funcionando a contento, com estrutura. A nossa ideia é buscar o apoio do Governo Federal e da nossa bancada federal para alocar recursos via emenda parlamentar para melhorar as hortas. Assim como Teresina é hoje número 1 em educação, queremos que ela seja também número 1 em produção das hortas”, destacou o vereador R. Silva.

Fonte: Diário Piauí

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (20) Alimentos (227) animal nutition (1) Aspectos Gerais (177) Aviação (27) Aviation market (13) Biocombustíveis (177) Biodiesel (76) Bioeconomia (15) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (88) Biomass (7) Biomassa (54) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (21) Biotecnologia (2) Brazil (20) Cerrado (3) Ciência e Tecnologia (182) Clima e ambiente (190) climate changed (28) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (16) Cosméticos (20) Crédito de Carbono (30) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (62) Economia Verde (159) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (7) Energia (28) Energia Renovável (158) event (6) Eventos (79) Extrativismo (20) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (64) Food (41) food security (1) forest (1) Fuels (16) Global warming (79) Green Economy (123) health (22) Industry 4.0 (1) IPCC (14) livestock (4) Low-Carbon (40) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (515) Manejo e Conservação (44) Meio Ambiente (90) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3846) Mercado florestal (46) Nutrição animal (15) nutrition (9) Oil (44) Oleochemicals (1) Óleos (213) other (1) Paris Agreement (64) Pecuária (62) Pegada de Carbono (42) pirólise (1) Plant Based (7) Política (55) Produtos (149) proteína vegetal (25) Recuperação de área Degradada (25) renewable energy (10) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (80) science and technology (26) Segurança Alimentar (37) Soil (7) Solos (8) Sustainability (39) Sustainable Energy (53) Sustentabilidade (305) Vídeo (193) World Economy (68)

Total de visualizações de página