Buscar

Efeito de reguladores na maturação e manejo pós-colheita de frutos de macaúba Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd.ex Mart.

quarta-feira, junho 05, 2019

Resultado de imagem para frutos de macaúba
Autor: José Stanley de Oliveira Silva

Resumo: A palmeira macaúba (Acrocomia aculeata) revela-se muito promissora no contexto da produção de biodiesel pelo seu alto rendimento energético e na utilização pela indústria de alimentos e cosméticos. Entretanto, para melhor exploração comercial dos frutos é necessário melhorar a tecnologia précolheita e pós-colheita, a fim de uniformizar a maturação dos frutos e evitar a abscisão desuniforme. O uso de reguladores é efetivo na uniformização da colheita em várias culturas. Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação na pré-colheita e pós-colheita dos reguladores etileno na sua forma líquida via ethephon e tiossulfato de prata, em frutos da palmeira macaúba (Acrocomia aculeata), para uniformização da colheita e das características do óleo da polpa dos frutos, em plantios subespontâneos (maciços naturais) na Região Norte do Brasil. O delineamento estatístico experimental utilizado foi o Delineamento em Blocos Inteiramente Casualizados (DBC), com três tratamentos: aplicação do ethephon, do tiossulfato de prata e da testemunha e 10 blocos (cada um representado por uma palmeira). Aplicaram-se 1 L de solução de ethephon na concentração de 1.000 mg/L e 1 L de solução de tiossulfato de prata na concentração de 2,0 mM, em cachos de macaúba, na pré-colheita e na pós-colheita. Após a aplicação, todos os cachos dos tratamentos foram ensacados em um saco plástico de polipropileno trançado, em formato de funil, e todos os frutos desprendidos acumularam-se no fundo desse funil e puderam ser quantificados e registrados diariamente. 

Com os dados obtidos do desprendimento dos frutos foram calculados os percentuais de desprendimento diários e os percentuais de desprendimento acumulados aos 12 e aos 23 dias de observação, após a instalação do experimento de pré-colheita. No experimento de pós-colheita, os mesmos percentuais foram calculados aos três e seis dias de observação. As médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Houve diferença entre os percentuais calculados entre todos os tratamentos do experimento de précolheita aos 12 dias de observação. Aos 23 dias, não se verificou diferença significativa entre os percentuais de desprendimento acumulados dos tratamentos com ethephon e tiossulfato de prata, no experimento de précolheita, porém ambos os tratamentos foram significativamente diferentes da testemunha. Na pós-colheita, aos três e seis dias de observação não houve diferenças significativas entre os percentuais de desprendimento acumulados nos tratamentos com ethephon e tiossulfato de prata, mas os percentuais de ambos os tratamentos foram significativamente diferentes dos percentuais observados na testemunha, pelo teste de Tukey a 5%. O ethephon concentrado foi efetivo em acelerar o amadurecimento e promover a abscisão de frutos dos cachos da macaúba, na pré-colheita e na póscolheita. O tiossulfato de prata não foi eficiente para evitar a abscisão de frutos dos cachos de macaúba, tanto no experimento de pré-colheita quanto no de pós-colheita. A testemunha apresentou abscisão desuniforme e mais demorada dos frutos do que os tratamentos com tiossulfato de prata e ethephon, tanto no experimento de pré-colheita quanto no de pós-colheita. 

A composição observada de ácidos graxos no óleo da polpa, o percentual de óleo e os índices de caracterização físico-química foram diferentes dos reportados na literatura. O ácido graxo oleico apresentou o maior percentual na composição de ácidos graxos do óleo da polpa.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

Fonte: Locus UFV

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (20) Alimentos (227) animal nutition (1) Aspectos Gerais (177) Aviação (27) Aviation market (13) Biocombustíveis (177) Biodiesel (76) Bioeconomia (15) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (88) Biomass (7) Biomassa (54) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (21) Biotecnologia (2) Brazil (20) Cerrado (3) Ciência e Tecnologia (182) Clima e ambiente (190) climate changed (28) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (16) Cosméticos (20) Crédito de Carbono (30) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (62) Economia Verde (159) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (7) Energia (28) Energia Renovável (158) event (6) Eventos (79) Extrativismo (20) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (64) Food (41) food security (1) forest (1) Fuels (16) Global warming (79) Green Economy (123) health (22) Industry 4.0 (1) IPCC (14) livestock (4) Low-Carbon (40) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (515) Manejo e Conservação (44) Meio Ambiente (90) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3846) Mercado florestal (46) Nutrição animal (15) nutrition (9) Oil (44) Oleochemicals (1) Óleos (213) other (1) Paris Agreement (64) Pecuária (62) Pegada de Carbono (42) pirólise (1) Plant Based (7) Política (55) Produtos (149) proteína vegetal (25) Recuperação de área Degradada (25) renewable energy (10) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (80) science and technology (26) Segurança Alimentar (37) Soil (7) Solos (8) Sustainability (39) Sustainable Energy (53) Sustentabilidade (305) Vídeo (193) World Economy (68)

Total de visualizações de página