Buscar

Extração por solvente a baixa pressão do óleo da polpa de macaúba (Acrocomia aculeata): caracterização de óleo e farelo desengordurado

segunda-feira, março 25, 2019

Imagem relacionada

Autores: Caroline Portilho Trentini; Dalany Menezes Oliveira; Cristina Maria Zanette e Camila da Silva.

Resumo: O presente trabalho objetivou a extração do óleo da polpa de macaúba utilizando extração por solvente a baixa pressão, bem como a caracterização dos extratos e farelos obtidos, utilizando diferentes solventes (n-hexano, acetato de etila e isopropanol). Os resultados reportam maiores rendimentos em óleo, 27,43%, na utilização do isopropanol (P<0,05), sendo que os maiores teores em β-caroteno no extrato, 348,30mg 100g-1, foram obtidos com este solvente. 

Na composição dos extratos, predominam os ácidos graxos monoinsaturados e relata-se que o tipo de solvente não apresentou influência significativa (P>0,05) na composição, no entanto, na quantificação dos compostos livres de glicerol, o isopropanol apresentou os maiores teores, 104,15mg 100g-1, desses compostos (P<0,05). Os farelos apresentaram maiores teores de cinzas, proteína e fibras, quando comparados à polpa. 

A remoção do óleo favorece a capacidade de retenção de água, no entanto, não tem influência nas demais características tecnológicas avaliadas.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Fonte: Scielo

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página