Buscar

Escoamento supercial de água de chuva em plantio experimental de macaúba (Acrocomia aculeata), sob diferentes formas de manejo

sexta-feira, fevereiro 08, 2019

Imagem relacionada
Autor: João Batista Lúcio Correa

Resumo: Diversos estudos têm sido conduzidos com o objetivo de se conhecer as potencialidades comerciais da macaúba. Contudo, há escassez de estudos sobre os processos hidrológicos dessa cultura. Assim, este estudo teve por objetivo quantificar o escoamento superficial no plantio de macaúba, sob influência de diferentes técnicas de manejo da cultura, no período de setembro de 2012 até agosto de 2013. Foram instaladas dez parcelas de quantificação do escoamento superficial com área 63 m2 cada, delimitadas com lâminas metálicas e, na saída de cada parcela, galões para coleta da água de escoamento. 

As parcelas constituíram três tratamentos com três repetições, e parcela testemunha, cada uma envolvendo quatro (4) plantas de macaúba. No tratamento um (T1) sem técnicas de conservação do solo; o tratamento dois (T2): cordão de contorno com 40 cm centímetros de largura por 30 cm de profundidade; o tratamento três (T3): durante os meses chuvosos com plantio de feijão em faixas; o tratamento testemunha (T0): sem plantas de macaúba, com a vegetação espontânea crescendo por toda a parcela, onde não foi usada nenhuma técnica de conservação de solo. O escoamento superficial se comportou de maneira diferente entreostratamentos. T2 apresentoumenores valoresdeescoamentosuperficial,sendo, também,o tratamento no qual o escoamento superficial exigiu maior volume de precipitação para que se iniciasse. 

Os resultados indicam que tanto a cobertura como o uso detécnicas de conservação do solo estão intimamente relacionadas com o processo de escoamento superficial, que por sua vez, terá influência em processos erosivos e à infiltração.

Fonte: Scielo

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página