Buscar

Mudas de Acrocomia aculeata em diferentes ambientes protegidos e substratos

segunda-feira, janeiro 28, 2019

Resultado de imagem para mudas de macaúba
Imagem Ilustrativa
Autor: Edilson Costa

Resumo: A etapa de produção de mudas é a fase fundamental para obtenção de uniformidade no plantel. Este trabalho avaliou a formação de mudas de bocaiúva (Acrocomia aculeata), com sementes pré-geminadas, em diferentes substratos e ambientes protegidos, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Aquidauana-MS. Como substratos, foram utilizados 100% de esterco bovino, 100% de ramas de mandioca, 100% de vermiculita, 50% de esterco bovino + 50% de ramas de mandioca, 50% de esterco bovino + 50% de vermiculita, 50% de ramas de mandioca + 50% de vermiculita e ⅓ de esterco bovino + ⅓ de ramas de mandioca + ⅓ de vermiculita. 

Estes substratos foram testados na estufa agrícola coberta com filme de polietileno de baixa densidade (PEBD) de 150 µm, com tela termorrefletora de 50% de sombreamento sob o filme e tela preta de 50% de sombreamento nas laterais, no telado com tela preta de mono filamento de 50% de sombreamento na cobertura e nas laterais, e no telado com tela aluminizada termorrefletora de 50% de sombreamento na cobertura e nas laterais. Foi adotado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com 5 repetições de 5 plantas cada. Inicialmente, os dados foram submetidos às análises de variâncias individuais dos substratos, em cada ambiente de cultivo, realizando em seguida a avaliação dos quadrados médios dos resíduos e a análise conjunta dos ambientes, para comparação destes. 

O melhor ambiente de cultivo é o de tela termorrefletora, comparado à estufa de PEBD e ao telado preto. Todos os substratos que contêm esterco bovino são indicados para a formação de mudas de bocaiúva. A rama de mandioca pura não é indicada para formação de mudas, mesmo utilizando adubação química.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.

Fonte: Scielo

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página