Buscar

Leguminosa pode adubar pastagens e alimentar gado leiteiro

quinta-feira, outubro 25, 2018


Resultado de imagem para pastagem gado leiteiro

A leguminosa lablab está sendo indicada para ser utilizada na adubação verde de pastagens e na alimentação do gado leiteiro na produção orgânica. De acordo com os especialistas este mês de outubro é indicado para o início do plantio da leguminosa, que traz excelentes benefícios na fertilização do solo e nutrição do gado, seja no cocho ou na lavoura.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a demanda por produtos orgânicos está aumentando consideravelmente com o passar dos anos, tendo aumentado 25% ao ano desde 2009. Isso porque os consumidores estão cada vez mais produtos de origem conhecida e vindo de lugares que produzem o alimento de forma registrada e mais sustentável.
No caso do leite orgânico, a demanda no Brasil é maior do que a oferta, porque seu manejo ainda é mais trabalhoso que o convencional. Nesse cenário, o leite deve ser produzido respeitando algumas exigências, como o manejo da pastagem sem utilizar qualquer adubo ou defensivo químico e a alimentação do gado apenas com rações orgânicas ou com a possibilidade de pequena complementação com alimentos não modificados geneticamente.
Além disso, é preciso seguir regras também como o tratamento dos animais feito com o uso de homeopatia e fitoterápicos e a proibição dos sistemas de confinamento. De acordo com o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti, a lablab é ideal para ser utilizada nesses sistemas. “A leguminosa fornece naturalmente nutrientes para o solo e ainda pode ser consumida pelos animais, gerando uma dupla economia para o pecuarista de leite orgânico”, conclui.
Fonte: Massa News

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página