Você já começou a explorar o marketing digital no agronegócio? Pois é, falar sobre a união destes dois tópicos pode soar bastante como uma junção de dois mundos totalmente diferentes.
De um lado, temos uma geração que cresceu junto com a internet e está conectada o tempo todo. De outro, um setor que possui conhecimentos muito específicos em sua área, mas demorou para entrar no mundo digital.
Mas esses dois mundos estão cada vez mais próximos um do outro. Segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio, no final dos anos 90 apenas 3% dos empresários e produtores rurais acessavam a internet.
Apenas 10 anos depois, esse número saltou para 40% – sendo que mais de 90% deles estão conectados às mídias sociais.
O setor do agronegócio está notando que perde-se muito sem a internet
Através dela é possível acessar notícias, adquirir conhecimento, estabelecer contatos e chegar facilmente até o cliente. É um universo de possibilidades que pode ser explorado.
Portanto, o que as empresas do agronegócio buscam é deixar para trás a ideia de um setor muito focado no seu próprio nicho e com dificuldade de se comunicar com o público.
É hora de entrar de cabeça no universo digital e usufruir de todos os seus benefícios do marketing digital para o agronegócio.
Nesse contexto, surge a figura do marketing digital – uma ferramenta de grande destaque em qualquer estratégia através da internet.
Veremos a seguir como reinventar o seu agronegócio com o poder do marketing digital.
O que é o marketing digital?
Antes de mais nada, vamos entender o que vem a ser o marketing digital. Não é muito difícil entender os seus conceitos porque, se você acessa a internet com certa frequência, já viu inúmeros exemplos da sua aplicação por aí.
Pense naquelas páginas de empresas no Facebook que postam várias informações legais, curiosidades, promoções, imagens engraçadas.
Ou então nas empresas que costumam enviar e-mails com certa frequência, mas não para vender os seus produtos, e sim entregar algum conteúdo bacana.
O intuito desses contatos não é a venda imediata. Caso contrário, você poderia até deixar de seguir essas empresas, certo?
O que elas buscam é manter um relacionamento com o seu público e criar uma marca que tenha autoridade no mercado.
Ou seja, enquanto o marketing tradicional ocupava-se na tentativa de vender o produto – sempre falando sobre as funcionalidades e preços desse produto – o marketing digital e mais especificamente o inbound marketing deixa o produto de lado para colocar o foco no próprio cliente.
Ao conseguir deixar o público satisfeito antes mesmo da efetiva compra de um produto, as chances que ele compre, indique o seu produto para os seus amigos e volte a comprar novamente são muito grandes.
E, além disso tudo, a sua marca torna-se cada dia mais bem-vista por todo o mercado.
As necessidades do agronegócio
Ainda pode ser difícil visualizar um agronegócio com tanta presença no mundo digital quanto as empresas que você deve ter imaginado no tópico anterior, não é?
Você pode estar pensando que é muito mais fácil uma pizzaria consiga engajar o público nas mídias sociais do que uma empresa do agronegócio – afinal, todas as pessoas gostam pizza, mas nem todas se interessam muito pela soja transgênica.
É por isso que é tão importante segmentar o público e saber como conversar com ele. Quando você consegue identificar quem, de fato, é o seu público-alvo, as suas ações no mundo digital serão muito efetivas.
Se a grande maioria das pessoas já está presente na internet, a maior necessidade do agronegócio passa a ser conseguir identificar o seu público e comunicar-se com ele.
Os clientes estão conectados e sedentos por informações e conteúdos relevantes. Você só precisa fazer com que eles vejam você!
O marketing digital para agronegócios
O marketing digital trabalha com diversas ferramentas para atingir o seu propósito.
Porém, cada empresa deve utilizar essas ferramentas da melhor forma, de acordo com as suas características e necessidades.
Uma promoção de compartilhamento de uma imagem no Facebook para concorrer a três pacotes de café gourmet pode ser bem efetiva e contar com bastante adesão para uma empresa que comercializa café.
Mas a mesma tática dificilmente funcionaria para uma empresa que cria gados, por exemplo.
Seja qual for a sua realidade, um ótimo ponto de início é conhecer as principais ferramentas utilizadas no marketing digital para agronegócios. E é isso o que veremos a seguir.
Ferramentas do marketing digital para agronegócios
Produção de conteúdo
A produção de conteúdos relacionados à sua área de atuação que sejam relevantes e tenham valor para o público que está acessando é uma ótima forma de estabelecer uma relação e criar autoridade.
Esses conteúdos podem ser entregues na forma de:
- postagens escritas;
- imagens;
- infográficos;
- vídeos;
- e-books.
Independentemente da mídia escolhida, o foco deve ser em trabalhar informações sem tanto rigor técnico mas que consigam passar uma mensagem importante.
Website
Possuir um website pode parecer uma ação básica, mas é preciso estar atento para que ele possua algumas características.
Conter todas as informações que o cliente deseja, um design atraente, menus inteligíveis, etc.
Além disso, deve poder ser acessado tanto através de computadores quanto de tablets ou smartphones.
E-mail marketing
O e-mail marketing é outra forma de aproximar o seu público do seu negócio e fazer com que a sua marca não seja esquecida.
Você pode enviar conteúdos interessantes, ofertas e promoções ou informativos sobre as ações da sua empresa, por exemplo.
Mas sempre buscando focar em relacionamento.
Mídias sociais
A presença nas mídias sociais é cada vez mais importante para empresas de qualquer setor, não sendo diferente com o agronegócio.
As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas no Facebook, Twitter, Instagram entre outras mídias sociais – o que cria uma ótima chance de marcar presença em suas vidas.
SEO
A otimização de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Mecanismos de Busca) permite que a sua empresa seja encontrada mais facilmente através dos mecanismos de busca como o Google, além de otimizar a experiência do usuário ao entrar na página da sua empresa.
Para isso, é importante compreender como as pessoas buscam por produtos, serviços ou informações relacionados ao seu negócio.
Ao conhecer os termos mais comuns, você pode utilizar isso ao seu favor.
Aplicativos
Cada vez mais as empresas apostam na utilização de aplicativos específicos para os seus clientes.
Seja para facilitar a compra de produtos, para fins informativos ou para entretenimento. É outra ótima forma de estar mais presente na vida do público.
Foco no relacionamento
De forma geral, todas as ferramentas que apresentamos possuem o mesmo foco: relacionamento com o cliente.
É isso que você deve perseguir sempre no marketing digital para agronegócios. Seja em grandes ações estratégicas ou nos pequenos detalhes – como na hora de responder a uma mensagem enviada por um cliente.
O marketing digital para agronegócios é cada vez mais importante para se relacionar com os clientes.
Em pouco tempo, quem ficar por fora dessa tendência poderá acabar fora do mercado.
E aí, você já começou a explorar o marketing digital? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários.
Fonte: AgroComunica
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