Buscar

Sistema coletor de frutos de macaúba

quinta-feira, junho 21, 2018


Autores: Crissia Fernanda Tapeti ; Simone Palma Favaro; Rubia Renata Marques.

INTRODUÇÃO

Resultado de imagem para macaubaA palmeira macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd), pertencente à família Arecaceae, é nativa das florestas tropicas e savanas da América. Tem sido utilizada para diferentes fins, tais como as folhas para nutrição animal, o endocarpo para produção de carvão vegetal, e a polpa e amêndoa dos frutos para a produção de farinhas e óleos (RAMOS, 2007).


Com a crescente demanda mundial por lipídeos, tanto para produção de biodiesel como para alimentação humana, a macaúba vem despertando grande interesse, por se adaptar a diversas condições edafoclimáticas e pela elevada potencialidade de fornecimento de óleo, podendo gerar cerca de dez vezes mais óleo do que a soja em uma mesma área por ano (ROSCOE et al., 2007). A polpa do fruto maduro de macaúba apresenta elevada umidade. Foram reportados valores no estado do Mato Grosso do Sul entre 49,06% na região de Campo Grande a 63,00% na região de Corumbá (CICONINI et al., 2013). Esta disponibilidade de água favorece a perecibilidade do fruto, sobretudo quando há ruptura da casca.
Resultado de imagem para SISTEMA COLETOR FRUTO MACAÚBA
A prática corrente de coletar os frutos já caídos no chão, tem se mostrado inviável para a produção em larga escala de óleo de polpa com qualidade competitiva com outras fontes oleaginosas devido à deterioração microbiana e possivelmente também por atividade enzimática endógena. Esta palmeira carece de estudos básicos que dêem suporte para estabelecer um método de colheita técnico e economicamente eficaz.
Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do óleo na polpa de frutos de macaúba em função do tempo de permanência de frutos no campo mantido em sistema de coletores/contentores.


Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página