Buscar

Ciência desenvolve melhorias na fabricação de produtos de babaçu

quarta-feira, junho 13, 2018


Resultado de imagem para babaçu

Adoção de máquina para desflocular o coco de babaçu, destinação do óleo de acordo com a acidez e modernização de equipamentos fabris. Essas foram algumas recomendações feitas por pesquisadores da Embrapa que elaboraram um diagnóstico analítico para a cadeia do babaçu. O trabalho contribui para a conservação da biodiversidade do Médio Mearim, na região dos Cocais, no Maranhão, e para a melhoria da qualidade de vida de comunidades tradicionais que lá habitam.
O Babaçu é uma palmeira de grande importância comercial, pois de seu coco se extrai óleo, farinha de mesocarpo e sabonete, produtos cujos processos de industrialização foram analisados pelos cientistas.
“É cada vez mais necessário avançarmos em pesquisa, validação e adoção de tecnologias para a conservação da biodiversidade, gerando renda para as populações vulneráveis com sustentabilidade. Por isso, estamos trabalhando para agregar valor a um produto do extrativismo, como o babaçu”, conta Sérgio Cenci, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), ressaltando que as unidades de processamento são ligadas à Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema).
O trabalho é desenvolvido em conjunto com órgãos governamentais e da sociedade civil. As ações integram o projeto Bem Diverso, liderado pelo pesquisador Aldicir Scariot, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), voltado ao manejo sustentável da biodiversidade brasileira, com financiamento do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) e gestão pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O babaçu

O babaçu é utilizado há muito tempo por comunidades tradicionais na região da transição entre Amazônia, Cerrado e Nordeste Semiárido, sendo atualmente relevante fonte de renda para mais 300 mil famílias agroextrativistas nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará.
A quebra manual do coco, para retirada da amêndoa, é realizada principalmente pelas mulheres da região, que comercializam o produto em centenas de povoados, sendo destinado à produção de óleo em indústrias da região. Os frutos do babaçu são também aproveitados integralmente pelas comunidades locais que dele produzem azeite, sabão, farinha e carvão.
 

Sabonete de babaçu deve ter menos acidez

Em análise realizada no Laboratório de Óleos Graxos da Embrapa Agroindústria de Alimentos, sob a responsabilidade da pesquisadora Rosemar Antoniassi, as amostras de óleo de babaçu coletadas no Médio Mearim apresentaram até 1% de acidez, índice elevado para esse tipo de óleo, apesar de aceito pelas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“A acidez se origina do fracionamento das amêndoas após a colheita e quebra do coco, aliada à alta umidade do clima da região, ativando enzimas que liberam ácidos graxos no óleo”, explica a pesquisadora. Para minimizar esse dano, ela recomenda que após a colheita, os cocos sejam quebrados o mais rápido possível e as amêndoas, secas rapidamente. Caso isso não seja possível, que pelo menos sejam separadas as amêndoas quebradas daquelas intactas para a extração de óleo.

Controle da acidez é importante

“O óleo de babaçu é muito similar ao óleo de coco, e há uma grande demanda de mercado. Para isso, é preciso seguir as boas práticas de fabricação para que o produto possa ser direcionado para a alimentação de forma segura”, diz Rosemar. Por enquanto, os óleos com elevada acidez são recomendados para fabricação de sabões e sabonetes.
A pesquisadora também realizou análises no sabonete com óleo de babaçu, produzido de forma artesanal pela Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues (AMTR). A análise laboratorial indicou variação no nível de saponificação do óleo e na concentração de soda utilizada. Apesar de também estar próximo do valor indicado pela Anvisa, ela sugere um controle maior na determinação do pH do sabonete, para que não provoque irritação na pele de pessoas sensíveis, como bebês e idosos. Por isso, é recomendável pesar o óleo, determinar a concentração da soda a ser utilizada e calcular a quantidade necessária do ingrediente para a solução.

Modernização de equipamentos

Em relação às instalações da fábrica de sabonete, verificou-se que os equipamentos atuais são antiquados, de manutenção difícil e pouco eficientes. Além disso, comprometem a segurança das operadoras. A recomendação da equipe da Embrapa passa pela modernização da linha de processamento, o que deve gerar impactos positivos na qualidade do produto e na segurança das operações.
Paralelamente, também está sendo desenvolvida uma ração animal com torta de babaçu, em ação liderada pelo pesquisador Joaquim Costa, da Embrapa Cocais, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMS). Trata-se de uma iniciativa que agregará valor a um subproduto do processamento do óleo e contribuirá para gerar renda e diminuir a dependência de insumos de outras regiões na elaboração do produto. 

Fábrica de farinha de babaçu

A fábrica de farinha de mesocarpo de babaçu analisada pela equipe da Embrapa pertence à Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis (Coopaesp). A instituição reúne 80 cooperados e é associada à Assema. Todo o processamento, desde a extração à embalagem do produto, é feito por cooperados e seus parceiros. Atualmente, a Coopaesp produz e comercializa 8,5 toneladas de farinha de mesocarpo por ano.
Durante o trabalho, foram avaliadas instalações, equipamentos e o fluxo de entrada e saída de produto e pessoal. Foram observadas as etapas de recepção, seleção, peneiramento e embalagem e expedição, operação da fornalha e do equipamento de secagem, bem como a operação de higiene e limpeza das instalações e equipamentos. Também foram avaliados aspectos comportamentais que ocorrem durante o processamento.
Os especialistas da Embrapa fizeram uma série de recomendações, entre elas a necessidade da utilização de máquina para desflocular os cocos de babaçu, descascados manualmente. “A utilização do equipamento contempla uma das etapas mais sacrificantes do ponto de vista do relato das mulheres da cooperativa. Para a retirada manual dos flocos é necessário esforço físico intenso, com consequências de dores musculares nos braços ao final do processo”, explica Roberto Machado, analista da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
A recomendação da utilização de equipamento, em desenvolvimento na Embrapa Cocais, justifica-se, portanto, por questões ergonômicas, de eficiência do processo e da otimização do tempo para as operadoras se concentrarem tanto nas demais etapas já realizadas, como nas recomendadas como ações de melhoria na higienização das instalações.
“Não foram recomendados equipamentos para a atividade de descasque, por ser um momento importante para a convivência social das quebradeiras. Quando as trabalhadoras se reúnem para esse trabalho, elas trocam ideias e repassam seus conhecimentos”, completa Roberto Machado.

Protótipo de máquina para desflocular

Já existe em operação um protótipo para desflocular o coco após o descascamento desenvolvido pelo pesquisador José Frazão, da Embrapa Cocais, em Itapecuru Mirim, no Maranhão.
Outra recomendação dos especialistas foi com relação aos rótulos das embalagens da farinha de mesocarpo, para atender as exigências dos órgãos de regulamentação, a partir de análises físico-químicas de composição nutricional realizadas na Embrapa Agroindústria de Alimentos. “Essa farinha rica em amido é muito utilizada para a elaboração de mingaus e achocolatado. Há uma demanda de mercado em todo o território nacional que está começando a ser atendida”, conta André Dutra, analista da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
 

Pesquisa participativa 

Para agregação de valor e geração de renda para as comunidades locais, tudo começa com a coleta do coco de babaçu nas propriedades de agricultores familiares. A quebra para a separação da amêndoa e da casca é realizada de forma artesanal, com o apoio de um machado, pelas mulheres da região.
Em cada coco de babaçu são encontradas de uma a seis amêndoas. O coco de babaçu possui quatro camadas, todas aproveitáveis. O epicarpo, a camada externa mais fibrosa, vira palha ou adubo vegetal. O mesocarpo, a parte interna branca, quando moído, gera uma farinha rica em amido. A terceira camada interna, mais dura, vira carvão vegetal, amplamente utilizado pelas residências rurais no Maranhão, com mercado crescente para uso industrial. E da amêndoa se extrai o óleo, sendo a torta restante, utilizada para ração animal.
De acordo com o último censo agropecuário brasileiro realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2006, cerca de 175 mil famílias no Maranhão cultivavam roçados tradicionais e 40 mil eram extrativistas do babaçu.
Nos últimos anos, a produção média de amêndoas de babaçu no Médio Mearim foi de 20 mil toneladas/ano. “Nessa região, em 2017, o babaçu gerou uma renda de cerca de 97 milhões de reais para as comunidades locais, proveniente dos produtos comercializados, consumidos e utilizados pela população local”, aponta Roberto Porro, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, que coordenou uma pesquisa que envolveu mil famílias de 18 municípios do Médio Mearim.
A percepção generalizada por parte dos entrevistados, contudo, é de redução da produção e disponibilidade de babaçu. “Comparando-se a situação atual com de uma década atrás, mais de 80% das famílias indicaram um menor envolvimento na atividade extrativa, e, portanto, uma menor produção familiar”, completa o pesquisador. Nesse cenário, as cooperativas e associações de produtores têm desempenhado papel importante na agregação de valor ao produto. A Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco, por exemplo, produz e exporta anualmente mais de 100 toneladas de óleo de babaçu com certificação orgânica, para empresas de cosméticos que valorizam a origem e as características desse produto extrativo.
 “Aprendemos nos diálogos com as comunidades tradicionais a desenvolver um trabalho de forma participativa. As pessoas desses locais são envolvidas ativamente em todas as fases da pesquisa e desenvolvimento, buscando a produção conjunta de conhecimento e o atendimento das demandas levantadas”, conta o analista da Embrapa Cocais Marcos Miranda Toledo.
Por essa perspectiva, no extrativismo do babaçu são respeitados, por exemplo, os hábitos culturais das quebradeiras do coco, buscando tecnologias e práticas de fabricação que incrementem a produção com mais qualidade e segurança. Busca-se também o manejo integrado agro-extrativo-pastoril, que alia o extrativismo do coco de babaçu, a produção agrícola (arroz, mandioca, milho, feijão) e florestal à criação de animais (bovinos, suínos e caprinos). 

Fonte: Embrapa 

Aline Bastos (MTb 31.779/RJ) 
Embrapa Agroindústria de Alimentos 
Telefone: (21) 3622-9739

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

abacate (2) ABAG (1) Abastecimento (27) ABC Plan (1) abelhas (2) abiotic stresses (23) Abiove (13) ácaros (1) acerola (2) acordo (1) acordo de Paris (2) Acordo Internacional (43) Acrocomia aculeata (78) açucar (2) Adubação (8) adubação orgânica (1) adubos (3) Adubos organominerais (1) Africa (21) african swine fever (1) agave (1) agribusiness (215) Agricultura (695) Agricultura 4.0 (41) agricultura de precisão (5) agricultura digital (11) agricultura familiar (22) agricultura orgânica (12) agricultura sustentável (8) agricultural (26) agriculture (313) agriculture 4.0 (16) agrochemical (10) agrochemistry (2) agroecologia (3) Agroenergia (240) agroenergy (37) Agrofloresta (8) agroforest (2) Agroindústria (89) agroindustry (28) agrometeorologia (1) Agronegócio (476) Agropecuária (111) agrotóxicos (18) Água (30) Àgua (1) air pollution (2) algodão (11) Alimentação Saudável (27) Alimentos (394) amazon (10) amazon monitoring (9) Amazônia (162) Ambiente (1) Ambition 2030 (1) amêndoas (1) amendoim (3) america (4) américa do sul (1) ANDA (1) animal breeding (2) animal health (37) animal nutition (3) animal production (50) ANP (128) antioxidants (1) anvisa (6) aplicação de insumos (2) aplicativos (1) APPs (6) aprendizado de maquína (1) Aprobio (2) aquaculture (4) aqualcultura (2) aquecimento global (10) aquecimento golbal. (1) argentina (29) armazenamento (7) arroz (7) Arte (1) artificial intelligence (11) Artigo (47) asia (12) Aspectos Gerais (177) atlantic forest (2) australia (4) aveia (1) aves (3) Aviação (47) avian influenza (27) Aviation fuel (26) Aviation market (25) avicultura (5) Azeite (2) B10 (8) B12 (8) B13 (2) b14 (3) b15 (6) b40 (1) bacteria (4) bambu (1) banana (4) banco de germoplasma (1) bancos (2) banks (4) barley (2) based protein (1) batata (1) beans (3) Bebidas (3) beef (5) bees (6) beet (1) Benefícios ambientais (2) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (636) Biodefensivos (15) Biodiesel (438) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (39) biodiversity (30) Bioeconomia (144) Bioeconomia Agronegócio (1) bioeconomy (5) Bioeletricidade (28) Bioenergia (222) bioenergy (8) bioetanol (4) bioethanol (5) Biofertilizantes (21) biofertilizers (4) Biofuels (210) biofuels market (19) biogas (14) biogás (3) Bioinsumos (37) Biologia do Solo (2) biological control (2) biological nitrogen fixation (2) biological products (1) Biomas (31) Biomass (12) Biomassa (103) Biomateriais (6) biomes (9) biometano (8) biopesticides (5) Bioplastic (1) bioplásticos (4) bioplastics (1) Biopolímeros (16) Bioproducts (6) Bioprodutos (31) Bioquerosene (56) biorefinery (4) Biorrefinaria (8) Biorrenováveis (1) Biotechnology (46) Biotecnologia (98) BNDES (8) bolivia (3) Bolsa de Valores (41) boro (1) boron (1) bovinocultura (1) Brahman (1) bran (1) Brasil (181) Brazil (104) breeding (2) Caatinga (4) Cacau (14) Cadeia Produtiva (29) café (16) calcium (1) Cambodia (1) cana-de-açucar (24) cana-de-açúcar (17) canada (5) Canadá (1) cannabis (1) canola (4) Capacitação (32) CAR (5) carbon credit (13) carbon dioxide (9) carbon emissions (71) carbon market (13) carbon sequestration (8) Carbonatação (1) Carbono (17) carbono negativo (2) Carbono Neutro (18) Carbono Zero (27) carne orgânica (1) carnes (5) Carvão Ativado (11) carvão vegetal (8) cattle (2) CBios (85) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (20) central america (2) cereais (1) cereais de inverno (5) cereal (3) cereals (26) Cerrado (49) Certificação (1) certification (1) cevada (2) Chile (8) china (55) Chuvas (20) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (486) circular economy (4) cítricos (1) citros (9) citrus (1) Classificação (1) Clima e ambiente (356) Clima e ambiente Preços (2) climate and environment (94) climate change (143) climate changed (68) climate crisis (7) CNA (7) CNPE (12) coal (5) cocoa (3) Código Florestal (7) coffee (10) Cogeração de energia (30) colheita (8) Colombia (6) Combustíveis (118) Combustíveis Fósseis (43) Combustíveis verde (6) comercialização (2) Comércio (50) commodity (19) comodities (1) complexo soja (15) compostagem (1) conab (2) congo (1) Consciência Ecológica (28) conservação (2) conservação ambiental (1) conservação de alimentos (2) conservation units (7) controle biológico (6) controlled fires (2) cooperativas (3) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (27) cop27 (23) cop30 (1) Copolímeros (2) coqueiro (1) corn (71) Cosméticos (40) cotton (12) cover crops (2) covid-19 (1) Crédito de Carbono (78) Crédito Rural (21) Créditos de Descarbonização (34) crisis (1) CRISPR-Cas9 (6) crop 21/22 (1) crop 22/23 (2) crops (4) Culinária (1) Cultivo (122) cultivo de grãos (8) cultura de tecidos (1) cultura energética (2) Culturas Perenes. Agricultura (6) cupuaçu (2) Curso (15) Dados (1) dairy products (3) data analysis (1) Davos (4) decarbonization (9) decarbonization credits (3) defensivos (12) defesa sanitária (3) deforestation (39) demandaXoferta (2) Dendê (7) derivados do leite (1) Desafios (3) Descarbonização (35) descarbonization (11) desenvolvimento econômico (3) desenvolvimento rural (8) Desenvolvimento Sustentável (264) desert (2) Desmatamento (63) Diesel (27) Diesel Verde (25) digital agriculture (9) discovery (1) diseases (16) diversidade (2) Doenças Vegetais (17) domestic market (1) drones (12) droughts (33) eco-friendly (5) ecology (1) Economia (195) Economia Circular (22) Economia Internacional (155) Economia Sustentável (5) Economia Verde (191) Economy (129) ecossitemas (3) Ecosystem (9) Ecosystem services (4) edição gênica (1) Educação (1) education (1) Efeito estufa (27) Eficiência energética (56) egypt (2) eletric power (1) emater (3) Embrapa (111) Emissões de Carbono (92) Empreendedorismo (9) Empresas (170) Energia (108) energia eólica (2) energia limpa (27) Energia Renovável (303) Energia Solar Fotovoltaica (27) energy (3) energy crisis (8) energy security (5) energy transition (42) engenharia (3) entomologia (36) entomology (17) environment (88) environment issues (10) environment protection (22) environmental benefits (3) environmental conservation (34) environmental education (1) environmental health (2) environmental policies (45) enzimas (1) enzymes (2) erva-mate (1) ervas daninhas (2) ESG (37) espécies ameaçadas (1) espécies nativas (3) essential oils (2) estiagem (1) estresse hídrico (4) estresses abióticos (9) Estudo (5) Etanol (139) ethanol (49) etileno (1) EU (39) EUA (2) eucalipto (2) eucalyptus (1) Europa (3) europe (38) event (12) Eventos (178) exploração de madeira (6) Exportações (146) exports (127) extensão (1) Extrativismo (66) factory (1) family farming (3) FAO (16) Farelos (54) farm (1) fatty acids (1) fauna (1) feijão (5) Fertilidade (21) fertility (5) fertilizantes (31) fertilizantes orgânicos (1) Fertilizers (43) Fibras (12) fibres (2) Finanças (5) Financiamento (2) financing (1) fiscalização (4) fishing (1) fisiologia vegetal (3) fitopatologia (32) Fitossanidade (51) Fitotecnia (3) Fixação de Nitrogênio (4) flavored rice (1) flax (1) Floresta (71) Floresta plantada (124) florestas nativas (2) florestas plantadas (1) floricultura (6) floriculture (3) Fomento (42) Food (48) food crisis (7) food production (22) food safety (9) food security (71) food systems (1) foreign market (4) forest (21) forest code (1) forest fires (12) forest management (6) forest market (1) forest products (3) forest restoration (8) forestry (2) Fosfato (4) fósforo (3) fossil fuels (16) fotossíntese (4) france (4) fruit growing (18) Fruticultura (94) Fuels (28) full color (1) functional redundancy (1) fungicides (1) fungos (1) G20 (2) G7 (4) gabrage (1) Gamificação (1) garimpo (2) Gás (4) Gás natural (2) Gasolina (4) Gastronomia (1) gdp (2) GEE (68) genetic engineering (65) genetic improvement (19) Genome (1) geração de emprego (1) Germany (11) germoplasm (1) girassol (2) Glicerina (2) Global warming (186) GM (1) gmo (10) governance (2) grain (39) grãos (10) grape (5) green ammonia (2) green cement (2) green chemistry (1) green consumerism (1) green diesel (3) Green Economy (137) green hydrogen (8) green steel (1) greenhouse gases (70) gripe aviária (3) guatemala (1) Guerra (3) Guerra RussiaxUcrânia (4) Harvest (7) health (29) hemp (1) herbicidas (6) herbicides (7) híbridos (2) hidrogênio (1) Hidrogênio Verde (12) História (1) horticultura (9) horticulture (10) hybrid (1) hydrogen (4) IAC (1) ibama (6) IBP (1) ICMS (1) ILPF (22) iluminação (2) impacto ambiental (6) import (24) importação (9) impostos (8) incêndios (1) incêndios florestais (8) Incentivos (4) India (28) indigenous knowledge (1) indigenous lands (7) indíos (1) Indonesia (15) indústria (2) Industry (3) Industry 4.0 (3) inflação (1) inflation (1) innovation (28) Ìnovaç (1) Inovação (232) insects (8) inseticidas (5) insetos (18) inspections (1) Instituição (1) Insumos (45) integrated pest management (29) integrated systems (6) inteligência artificial (16) international agreement (58) international economy (67) international market (14) international trade (17) invasive species (1) Investimento (15) Investimentos (4) IPC (1) IPCC (22) IPFL (1) Irrigação (11) irrigation (8) jabuticaba (1) japan (1) JBS (1) kinetic energy (1) L72 (4) L73 (7) land use (15) Latin America (2) LED's (1) Legislação (82) legislation (25) Leguminosas (7) leite (3) licenciamento ambiental (3) liga árabe (1) lignin (1) Lignina (10) livestock (76) livestock farming (2) logística (3) logistics (3) Low Impact Agriculture (2) Low-Carbon (69) Lubrificantes e Óleos (20) macarrão (1) Macaúba (619) machine learning (4) Madeira (31) magnesium (1) maize (1) Malaysia (1) Mamona (2) management (24) mandioca (4) manegement (2) Manejo (63) Manejo e Conservação (146) manejo florestal (4) manejo integrado (3) manejo integrado de pragas (42) manejo sustentável (8) manure (1) MAPA (115) mapbiomas (1) Máquinas e equipamentos (5) marine ecosystems (1) Market (5) Mata Atlântica (16) matéria orgânica (6) Matéria Prima (10) Matéria-Prima (6) matéria-prima renovável (1) Matéria-PrimaResíduos (2) matérias-primas (4) MCTI (8) meat (13) mecanização (1) medicinal cannabis (1) Medida Provisória (1) Meio Ambiente (477) Melhoramento e Diversidade Genética (143) Mercado (4152) mercado de carbono (14) Mercado de Combustíveis (94) Mercado de fertilizantes (1) Mercado Financeiro (14) Mercado florestal (78) mercado global (3) Mercado Internacional (96) mercosul (3) metais pesados (1) metano (7) Metas (5) metaverso (3) methane (13) mexico (8) Micotoxinas (1) microbiologia (12) microbiology (8) micromobility (1) micronutrient (4) micronutriente (1) micropropagação (1) Milho (96) Minas Gerais (1) Minas Gerias (1) Mineração (12) mineral nutrition (16) mining (5) ministério da economia (2) mirtilo (1) mites (1) MMA (9) MME (76) molecular biology (2) monitoramento (5) monitoring (1) monocultura (1) Morocco (2) Mudanças Climáticas (141) mudas (6) Mundo (203) Nações Unidas (4) NASA (6) national production (1) natural disasters (1) natural gas (4) nature (7) natureza (3) Negócios (13) nematoides (6) nergia limpa (1) net-zero (51) neutral carbon (4) Neutralidade Tributária (2) new species (1) new zealand (1) nitrogen (9) nitrogenand (1) nitrogênio (4) non-timber forest products (4) novos produtos (3) Nutrição animal (22) Nutrição Mineral (23) nutrição vegetal (3) nutrients (2) nutrition (15) nutritional quality (2) ocean heat (1) oceans (1) ODS (1) OECD (8) OGM (4) Oil (54) Oil Food (1) Oleaginosas (147) óleo de palma (8) óleo de soja (11) Oleochemicals (11) Óleos (255) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (49) oliva (1) olives (1) Olivicultura (1) OMC (4) ONGs (1) ONU (47) Oportunidade (10) Oportunidades (9) organic agriculture (3) organic food (1) other (1) otimização (1) oxidative stability (1) ozone layer (6) Palm (2) palm oil (14) Palma (36) palmeiras (11) pampa (3) pantanal (8) papel e celulose (2) paper (1) PARAGUAY (3) Paris Agreement (110) partnership (2) pastagens (11) Pasture Management (3) Pasture Recovery (5) pecan (1) Pecuária (178) pecuária 4.0 (1) pecuária sustentável (5) Pegada de Carbono (108) Personal Care (3) Peru (3) Pesquisa (151) pesquisa e desenvolvimento (43) Pessoas (2) pesticides (25) pests (12) Petrobras (12) Petróleo (34) philippines (1) phosphates (5) photosynthesis (2) phytoplankton (1) phytosanitary (37) PIB (25) pinhão-manso (2) pirólise (3) Piscicultura (1) pitaya (1) planejamento estratégico (1) Plano Safra (5) Plant Based (31) plant pathology (1) plant patology (7) plant production (33) Plant-Based (4) plantas daninhas (11) plantas de cobertura (4) plantio direto (5) pnpb (4) polinização (2) Política (111) Política Ambiental (72) política de preços de combustíveis (1) Políticas (1) políticas públicas (28) politics (6) pollination (7) polluting activities (3) pollution (6) polyculture (1) pork (2) Portugal (2) pós-colheita (2) post-harvest (3) potássio (5) potassium (3) potato (5) poultry (10) povos indígenas (3) pragas (32) Preços (86) Preservação Ambiental (94) prices (5) Produção Agrícola (83) Produção Animal (51) produção de alimentos (14) produção de mudas (1) Produção Integrada (3) Produção Sustentável (83) Produção vegetal (61) production (2) productivity (50) Produtividade (230) Produtos (151) produtos florestais não madeireiros (13) Proteção Ambiental (25) proteção de nascentes (4) proteção de plantas (1) proteína animal (2) proteína vegetal (28) proteins (6) public health (17) public policies (2) pulp (1) Qualidade (14) qualidade da água (4) qualidade de vida (2) Qualidade do Ar (10) queimadas (3) química (1) químicos verdes (1) rapeseed (1) rastreabilidade vegetal (1) raw material (3) reciclagem (13) record (1) Recuperação Ambiental (10) Recuperação de área Degradada (70) Recuperação Econômica (3) recursos naturais (1) Recycling (9) REDD+ (2) redução da poluição (4) Reflorestamento (40) reforestation (5) regulamentação (4) regulation (1) Relatório (17) renewable energy (91) renewable fuel (9) RenovaBio (110) renovaCalc (3) Report (2) research (8) Research and Development (65) Reservas Legais (4) Resíduos (40) resistence (7) Responsabilidade Social (1) restauração florestal (3) rice (14) robótica (1) robots (6) rotação de culturas (4) Russia (21) Rússia (1) Russia x Ukraine (61) Sabão (1) SAF (11) Safra (12) safra 21/22 (1) safra 22/23 (5) safrinha (1) Santa Catarina (1) Saúde e Bem-Estar (159) saúde e bem-estar animal (8) SBNs (1) science (4) science and technology (91) sea (1) sea levels (1) seaports (1) Sebo (6) seca (8) seeds (7) Segurança Alimentar (209) Segurança Energética (21) Selo Social (17) sementes (19) sequestro de carbono (10) serviços ambientais (3) sewage waste (1) silvicultura (7) singapore (3) Sistema Agroflorestal (52) Sistemas Integrados (54) social (2) social inequality (1) Sociobiodiersidade (14) Soil (23) soil biology (1) Soja (244) solar energy (2) solid waste (4) Solos (101) sorgo (2) south africa (1) south america (26) south korea (1) southern Agricultural Council (1) soybean (42) soybean complex (5) soybean oil (6) soybeans (18) spain (1) steam (1) storage (4) sugar (8) sugarcane (32) suinocultura (2) suínos (1) sunflower (10) sunflower oil (6) Sustainability (160) sustainable agriculture (11) Sustainable Development (23) Sustainable Energy (72) Sustentabilidade (839) swine (2) taxes (8) taxonomy (1) technology (64) Tecnologia (151) tecnologias digitais (15) Tempo (2) terras indígenas (16) thailand (1) Títulos verdes (4) tomato (14) transgenic (34) transgênicos (17) transição energética (39) Transportes (17) transports (13) trees (5) Trigo (23) tubers (1) Turismo Sustentável (7) turkey (1) ubrabio (12) Ucrânia (3) UK (5) Ukraine (9) Unica (1) Unidades de Conservação (11) urea (2) uruguay (3) USA (91) USDA (19) uso do solo (21) uva (1) vaccination (1) vaccine (2) vacinação (2) vazio sanitário (3) VBP (1) vegetable nutrition (8) vegetable oils (18) versatilidade (1) vertical farms (1) Vídeo (308) vinhos (1) viruses (3) War (36) waste (4) water (8) webinar (1) wheat (51) wine (4) winter crops (1) wood (4) World (190) World Economy (92) WTO (1) ZARC (2) zero tariff (2) Zero-Carbon (3) zoneamento agrícola (10) zoneamento climático (3) zoneamento territorial (1) zootecnia (1)

Total de visualizações de página