Buscar

Saiba qual é o importante papel das startups no agronegócio

terça-feira, fevereiro 20, 2018


Agro startup
Minutos intermináveis a espera de um táxi na rua, horas na fila do cinema para comprar um ingresso e, mais horas dentro do banco para pagar uma conta. Você se lembra dessas tristes cenas, não é? Pois é, hoje essas atividades são muito mais fáceis, rápidas e menos danosas. Por quê? Por conta das startups!
Elas estão facilitando a nossa vida. Hoje, estes inovadores modelos de negócio são o assunto do momento, estando cada vez mais corriqueiras.
Além de estarem presentes em nosso dia a dia, as Startups já chegaram ao agronegócio – e chegaram com força. Quer entender melhor o que são e qual o papel delas dentro do agronegócio brasileiro. Acompanhe!

Afinal, o que é uma startup?

Há certa confusão entre a startup e a empresa tradicional. Para diferencia-las, três conceitos são essenciais: ser escalável, repetível e priorizar a inovação.
Logo, podemos afirmar que Startups são modelos de negócio que buscam a inovação, visando solucionar um problema recorrente, e são escaláveis, ou seja, crescem de forma substancial, porém sem afetar o modelo de negócio previamente estabelecido. São também repetíveis, sendo capazes de vender o mesmo produto em escala praticamente ilimitada para todos os clientes.
As startups apresentam ainda 2 características bastante marcantes. A primeira é que elas atuam em um ambiente de extrema incerteza, não tendo como afirmar se a empresa dará certo ou não. A segunda relaciona-se com a grande capacidade de crescimento em receita com baixo investimento inicial, neste caso é importante que os empreendedores e idealizadores do projeto tenham uma boa dose de paciência até que o modelo de negócio seja viável e a empresa entre nos eixos.

Investimento inicial: essencial para que as startups saiam do papel

As startups oferecem ótimas ideias. Porém, ótimas ideias não saem do papel se não tiverem o investimento inicial e a correta assessoria. Assim, para que se torne realidade, toda startup precisa de ajuda, de investimentos e de mentoria para que o projeto decole.
Os investidores anjo são uma ótima forma de captação de financiamento, ou seja, pessoas físicas com capital para investir em ideias inovadoras dando o impulso inicial para a startup nascer. Além disso, eles ajudam com sua experiência no ramo, investindo para que o projeto dê um tiro certeiro na inovação.
Outra fonte de apoio são as incubadoras, representando o modelo mais tradicional de investimento. O processo de incubação, ajudando nas técnicas de apresentação. As startups incubadas têm acesso a recursos de ensino superior, como conhecimento técnico especializado e área física.
Por fim, o modelo mais moderno e complexo de apoio às startups são as aceleradoras. Estas, geralmente auxiliam startups realmente inovadoras (que já tenham a ideia fomentada por um bom modelo de negócio) apoiando-as financeiramente, oferecendo consultoria e treinamento. Em troca, as aceleradoras recebem uma participação acionária na nova empresa, e meses após, as empresas estão livres e devidamente prontas para caminhar com suas pernas.

Tenho uma startup voltada ao agronegócio, terei apoio?

Para a sua felicidade, terá sim! Hoje você irá conhecer a Agrihub, recentemente criada pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A Agrihub objetiva resolver os problemas do campo por meio de uma rede de inovação agrícola. Para isso, ela irá conectar produtores, startups, mentores e empresas, além de pesquisadores e investidores, criando assim uma grande teia de inovação no mundo agro.
O objetivo principal da Agrihub é dar o impulso para que as boas ideias se tornem realidade. Dessa forma, toda nova startup agrícola terá a oportunidade de estar mais próxima de seus clientes alvo (produtores rurais), de seus mentores (pesquisadores e universidades) e de seus futuros investidores.
Portanto se você tem uma ideia inovadora, um modelo de negócio bem estruturado e uma visão que pode facilitar a vida no ambiente do campo, a Agrihub poderá auxilia-lo nessa empreitada.

Tendências e soluções para startups no agronegócio: geração de inteligência e busca de soluções rápidas

Falamos até aqui sobre o que é uma startup, como ela está ligada ao agronegócio e como conseguir alavancar novas ideias. Porém você sabe qual é a linha que as startups agrárias devem seguir?
Não existe uma linha de inovação padrão que deve ser seguida no campo para a garantia de sucesso de uma startup.
O que se sabe é que a agropecuária cresceu muito nos últimos anos, com máquinas agrícolas cada vez mais inteligentes e eficientes, com consequente diminuição de custos totais.
No entanto, para os próximos anos entende-se que a geração de novos equipamentos será menos importante. Maior importância será dada para a gestão de dados nas diversas formas e tamanhos. Assim, a tomada de decisão será conduzida através de um aporte de dados muito maior, indicando maior acurácia dos resultados. Será uma nova era!
José Luiz Tejon Megido, professor e grande estudioso do ambiente agrário e sua relação com o mundo, tem uma frase bastante significativa sobre essa nova era: “A grande revolução no ambiente rural estará na formação de pessoas preparadas para a gestão de dados”.
Desse modo, startups que moldem seus planos de negócio com o objetivo de gerar inteligência e criar tecnologias big data (tecnologias inovadoras para processar e tratar grandes quantidades de dados já existentes) serão candidatas fortes para participar com intensidade da “nova revolução agrícola”. Nessa nova era elas serão extremamente importantes!
Por fim, o produtor rural irá precisar de soluções rápidas ao usuário, através de tecnologia, inovação e, principalmente, sustentabilidade. As startups irão oferecer tais soluções, sendo ativas neste avanço. A criação de sensores e aplicativos de ponta, que irão auxiliar na gestão, na redução do risco e no aumento de produtividade de propriedades e indústrias do ramo serão as novas startups do momento.
Assim como no mundo corporativo, as startups agrárias vieram pra ficar e serão de grande valia para que o agronegócio brasileiro continue sendo o celeiro do mundo, mas agora com inovação e gestão (econômica, social e ambiental) cada vez mais presentes. A comunidade rural só têm a ganhar com isso!

E ai amigo leitor, você tem uma ideia que pode acrescentar eficiência ao campo? Ela pode ser uma startup! Se sinta seguro em investir em sua ideia!

Fonte: MeSintoSeguro

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (3) Alimentos (219) animal nutition (1) Aspectos Gerais (175) Aviação (25) Aviation market (13) Biocombustíveis (169) Biodiesel (72) Bioeconomia (15) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (83) Biomass (7) Biomassa (49) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (21) Biotecnologia (2) Brazil (20) Cerrado (2) Ciência e Tecnologia (174) Clima e ambiente (183) climate changed (21) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (14) Cosméticos (19) Crédito de Carbono (26) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (60) Economia Verde (156) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (5) Energia (28) Energia Renovável (150) event (6) Eventos (72) Extrativismo (20) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (62) Food (40) food security (1) forest (1) Fuels (16) Global warming (78) Green Economy (112) health (21) Industry 4.0 (1) IPCC (13) livestock (4) Low-Carbon (39) Lubrificantes e Óleos (18) Macaúba (497) Manejo e Conservação (39) Meio Ambiente (81) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3835) Mercado florestal (43) Nutrição animal (15) nutrition (9) Oil (42) Óleos (210) other (1) Paris Agreement (58) Pecuária (60) Pegada de Carbono (41) pirólise (1) Plant Based (6) Política (52) Produtos (140) proteína vegetal (21) Recuperação de área Degradada (23) renewable energy (10) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (74) science and technology (25) Segurança Alimentar (34) Soil (7) Solos (8) Sustainability (36) Sustainable Energy (52) Sustentabilidade (290) Vídeo (193) World Economy (64)

Total de visualizações de página