Buscar

Senar capacita produtores de Barão de Cocais para recuperar pastagens

segunda-feira, outubro 17, 2016

Uma turma com 13 produtores rurais concluiu o curso de Recuperação de Pastagens Degradadas em Barão de Cocais, oferecido pelo Senar Minas, dentro do projeto ABC Cerrado, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Sustentável de Barão de Cocais (Adebac). O objetivo é disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono, sensibilizando o produtor para investir na propriedade, aliando o retorno econômico à preservação ambiental.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!

Os participantes trabalham com bovinocultura de leite e de corte. Para Nelson Sérgio de Souza, que trabalha há 20 anos com pecuária, as pastagens estão bastante prejudicadas na comunidade. “O curso veio para ajustar isso na hora exata. O produtor que não recuperar e mantiver a qualidade da pastagem vai sofrer as consequências devido à qualidade da alimentação do gado. Temos que acordar para esse lado. Muitos vivem na terra, mas não sabem usar”, alertou.

Já Ronaldo Alves Nascimento destacou que um dos pontos fortes do curso foi a conscientização. “Com a capacitação, a gente tem outra visão do terreno, nos conscientizamos de que é importante fazer o correto, que muitas vezes não exige muito dinheiro. Eu já comecei a colocar o conhecimento em prática, a fazer a amostragem do solo. No futuro pretendemos participar de outros cursos para aperfeiçoar”, contou.

De acordo com mobilizador Marconi Briseno de Souza, que reuniu a turma, a manutenção da qualidade da pastagem e recuperação das degradadas passa prioritariamente por ações técnicas. “O conhecimento mudou o olhar dos participantes. Este grupo ficou tão satisfeito que irá continuar se encontrando para troca de experiências e ajuda mútua. Nós da Adebac vamos acompanhar e dar suporte para que esta parceria de cooperação dê certo”, afirmou.

A capacitação é dividida em quatro módulos, que abordam causas da degradação de pastagens, métodos de reforma, planejamento e implantação das ações e manejo das áreas recuperadas. Os alunos aprendem sobre os benefícios da reforma, os ganhos ambientais, as formas de intervenção e manutenção dos índices produtivos, entre outros.

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página