Aliança global visa “descarbonizar” a agricultura
quinta-feira, junho 17, 2021
A Yara, empresa líder em soluções de fertilização para culturas, lançou a Agoro Carbon Alliance, uma unidade de negócios inovadora que visa impulsionar o mercado de créditos de carbono para a agricultura. A iniciativa visa promover a captura de carbono da atmosfera entre os produtores de alimentos com base em boas práticas de gestão, certificadas com confiabilidade por auditores externos.
Entre 22 e 25 por cento das emissões de gases de efeito estufa vêm da agricultura, disseram. Por isso, a Agoro Carbon Alliance nasceu com o objetivo de gerar incentivos para apoiar os produtores na transição para uma agricultura inteligente para o clima. Nesse contexto, a nova organização trabalhará para fornecer assessoria e recursos que contribuam para essa transformação em toda a cadeia de valor agrícola, bem como para conectá-la com empresas que buscam adquirir esses “créditos de carbono” para melhorar seu perfil ambiental.
Assim, ao adotar práticas positivas de cuidado com o meio ambiente, os agricultores podem gerar uma nova fonte de renda graças ao conceito de “culturas inteligentes para o clima”. São assim chamados porque, por meio dessa nova abordagem, os produtores poderão aumentar a rentabilidade de sua atividade e, ao mesmo tempo, reduzir seu impacto ambiental.
“Precisamos mudar a agricultura e não apenas os portões internos, mas em toda a cadeia, em todo o mundo. A Agoro Carbon Alliance conta com o apoio, conhecimento agronômico, rede global e experiência técnica da Yara para tornar a aliança prática e lucrativa para todos os parceiros. Nosso foco está sempre no produtor e acreditamos que esta será uma oportunidade incrível para eles ”, disse Terje Knutsen, vice-presidente da Yara Farming Solutions durante a apresentação de Agoro.
Por: Leonardo Gottems
Fonte: Portal Agrolink
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)