Fungos poderiam reduzir dependência de fertilizantes
segunda-feira, maio 03, 2021
Pesquisadores da Universidade de Leeds mostraram uma associação entre o trigo e os fungos do solo que poderiam ser usados para desenvolver novas safras de alimentos e sistemas agrícolas menos dependentes de fertilizantes, reduzindo sua contribuição para a escalada da crise climática. É a primeira vez que fungos, que formam associações com raízes de plantas, fornecem quantidades significativas de fósforo e nitrogênio a uma cultura de cereais. Os fungos continuaram a fornecer nutrientes sob níveis mais elevados de dióxido de carbono (CO2) previstos para 2100, o que tem implicações importantes para a segurança alimentar futura.
A pesquisadora principal, Professora Katie Field, da Faculdade de Biologia e do Instituto Mundial para Alimentos e Meio Ambiente da Universidade de Leeds, disse que "os cogumelos podem ser uma nova ferramenta valiosa para ajudar a garantir a segurança alimentar futura contra as crises climáticas e ecológicas. "Esses cogumelos não são uma solução mágica para melhorar a produtividade das safras de alimentos , mas têm o potencial de ajudar a reduzir nossa atual dependência excessiva de fertilizantes agrícolas."
A agricultura é um dos principais contribuintes para as emissões globais de carbono, em parte devido aos principais insumos, como fertilizantes. Embora a produção de carne contribua muito mais para o aquecimento global do que o cultivo de safras, a redução do uso de fertilizantes pode ajudar a reduzir a contribuição geral da agricultura para as mudanças climáticas.
A maioria das plantas forma associações com fungos em seus sistemas radiculares, conhecidas como micorrizas arbusculares, que lhes permitem extrair nutrientes do solo com mais eficiência. Em troca, as plantas contribuem com carboidratos para os fungos como forma de pagamento, o que é conhecido como simbiose.
Fonte: Portal Agrolink
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)