Buscar

Braskem seleciona projeto da FIAP em desafio com foco na otimização da produção

sexta-feira, novembro 08, 2019

Projeto foi apresentado durante o Festival de Tecnologia anual da FIAP, no último sábado (2)

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, selecionou um projeto com foco em segurança dos trabalhadores, desenvolvido por um grupo de alunos do terceiro ano do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade de Tecnologia FIAP, para avaliação da viabilidade técnica e econômica para implementação em suas unidades industriais de São Paulo.

A seleção é resultado de um desafio proposto pela Braskem aos alunos da FIAP em abril deste ano com o objetivo de aproximar os jovens do mercado de trabalho e que está alinhado com a busca contínua da companhia por inovação. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de um processo de imersão ao universo petroquímico, incluindo capacitações e mentorias promovidas por profissionais da Braskem durante sete meses.

A iniciativa escolhida foi desenvolvida por um grupo formado por quatro estudantes. Depois de uma visita à uma das unidades industriais da Braskem, os universitários criaram um projeto para implantação de chips de identificação nos crachás dos funcionários. Assim, em alguma eventual emergência, a equipe de segurança da empresa localizará mais rapidamente o trabalhador.

"O desafio trouxe a oportunidade de unirmos a teoria com a prática e nos ajudou a pensar fora do nosso ambiente costumeiro, que é a sala de aula. Foi muito legal poder contribuir com ideias para uma empresa que preza tanto pela segurança", comemora Guilherme Sozigan Garrutte. O demo day para apresentação dos projetos foi realizado durante o Festival de Tecnologia anual da FIAP, no último sábado, 2 de novembro.

"Inovação e tecnologia fazem parte da nossa estratégia de negócio e as parcerias que a Braskem mantém com diversas instituições de ensino nos ajudam a inovar e a encontrar soluções que tragam melhorias para o nosso dia a dia. Ao mesmo tempo, possibilitam gerar oportunidades para quem está ingressando no mercado de trabalho", comenta Paulo Omarini, gerente global de Soluções, Arquitetura e Inovação de Tecnologia da Informação da Braskem.

Como reconhecimento, o grupo vencedor recebeu R$ 5 mil reais. O projeto concorreu com outras seis ideias desenvolvidas durante o desafio proposto pela Braskem. Os demais alunos apresentaram iniciativas com foco em transporte, geração de energia, manutenção preditiva, blockchain e segurança.

Para o coordenador acadêmico da FIAP, John Paul Lima, o desafio lançado pela Braskem vai ao encontro dos propósitos da formação oferecida pela instituição de ensino. "Nossos alunos puderam realizar uma imersão nas unidades industriais, colhendo informações e pontos de melhoria relacionados à automação e a adequação com a indústria 4.0, não só propondo projetos, como prototipando soluções. A parceria traz benefícios para ambas as partes, pois os estudantes aprendem na prática e a empresa se renova com um olhar externo, inovador e criativo", finaliza.

Fonte: ABC do ABC

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (20) Alimentos (227) animal nutition (1) Aspectos Gerais (177) Aviação (27) Aviation market (13) Biocombustíveis (177) Biodiesel (76) Bioeconomia (15) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (88) Biomass (7) Biomassa (54) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (21) Biotecnologia (2) Brazil (20) Cerrado (3) Ciência e Tecnologia (182) Clima e ambiente (190) climate changed (28) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (16) Cosméticos (20) Crédito de Carbono (30) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (62) Economia Verde (159) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (7) Energia (28) Energia Renovável (158) event (6) Eventos (79) Extrativismo (20) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (64) Food (41) food security (1) forest (1) Fuels (16) Global warming (79) Green Economy (123) health (22) Industry 4.0 (1) IPCC (14) livestock (4) Low-Carbon (40) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (515) Manejo e Conservação (44) Meio Ambiente (90) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3846) Mercado florestal (46) Nutrição animal (15) nutrition (9) Oil (44) Oleochemicals (1) Óleos (213) other (1) Paris Agreement (64) Pecuária (62) Pegada de Carbono (42) pirólise (1) Plant Based (7) Política (55) Produtos (149) proteína vegetal (25) Recuperação de área Degradada (25) renewable energy (10) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (80) science and technology (26) Segurança Alimentar (37) Soil (7) Solos (8) Sustainability (39) Sustainable Energy (53) Sustentabilidade (305) Vídeo (193) World Economy (68)

Total de visualizações de página