Buscar

São Carlos constrói segunda escola modelo em sustentabilidade

sexta-feira, agosto 16, 2019

CEMEI Profª Regina Aparecida Lima Melchíades foi inaugurado em dezembro de 2018. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos

A primeira construção sustentável da educação foi o CEMEI Professor Nilson Aparecido Gonçalves, localizada no Jardim Embaré


Ventilação e iluminação natural, economia de água, uso de madeira de reflorestamento, acessibilidade, coleta e reciclagem de resíduos e aquecimento solar são algumas das características do prédio do CEMEI Profª Regina Aparecida Lima Melchíades. 

A construção foi planejada e construída pensando no meio ambiente e na economia. "O município acerta em pensar na sustentabilidade e ganha com a economia, principalmente em contas de água e energia", comenta Ana Paula Luzia, interlocutora do programa Município VerdeAzul. 

A escola contempla os parâmetros de sustentabilidade previstos no Município Verde/Azul. Esse é o segundo modelo de habitação sustentável na educação. "Os recursos são limitados, uma hora vão acabar. Se nós não nos prepararmos para isso, eles irão acabar antes do que a gente espera, temos que pensar que as gerações futuras tem que ter oportunidade de ter esses recursos", afirma Ana Paula Luzia. 

Outras três escolas em construção também seguem modelos de obras sustentáveis, ganho para o meio ambiente. "Pensamos em cada detalhe; energia solar, cisternas, madeiras ecológica, mas também na política pedagógica, investindo no conceito de preservação do meio ambiente e ensinando as crianças desde pequenos a respeitar o meio ambiente", conta o secretário de Educação, Nino Mengatti. 

Para Isabela Pelatti, bióloga da equipe pedagógica da educação, ser modelo de sustentabilidade também beneficia todo o entorno. "Quando conscientizamos as crianças estamos formando adultos preocupados com a preservação do meio ambiente, a preservação possibilita qualidade de vida para os próprios filhos e netos. A educação forma multiplicadores. Cada criança é um multiplicador", diz ela. 

O CEMEI Profª Regina Aparecida Lima Melchíades foi inaugurado em dezembro de 2018, faz 170 atendimentos de crianças, com idade entre 0 a 06 anos. 

A primeira construção sustentável da educação foi o CEMEI Professor Nilson Aparecido Gonçalves, localizada no Jardim Embaré. 

Fonte: A Cidade On

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página