Buscar

Risco de conflitos pode subir com mudanças climáticas

quinta-feira, agosto 08, 2019

Escola destruída por conflito armado
Flickr/ IHH Humanitarian Relief Foundation
O avanço do aquecimento global e das mudanças climáticas poderá elevar o risco de conflitos violentos no futuro, apontou estudo de um time internacional de cientistas.

Ainda há muito debate quanto à relação entre fatores climáticos e a ocorrência de conflitos armados. Os resultados de pesquisas realizadas são diversos e, muitas vezes, contestados.

Para analisar a questão, o estudo realizou uma análise estruturada da opinião de especialistas de diversas disciplinas. Entrevistaram e discutiram o tema com profissionais dos campos da ciência política, da ciência ambiental, da economia e outros, envolvidos com a pesquisa entre a relação do clima e de conflitos.

Os profissionais consultados apresentaram o ponto de vista de que o clima representou um fator para o conflito dentro dos países. Durante o último século, estimou-se entre 3% e 20% a influência do clima para o risco de conflitos armados.

Todavia, o estudo ressaltou que fatores como o baixo desenvolvimento socioeconômico e as baixas capacidades do Estado seriam significativamente mais influentes. Ainda permanece uma grande incerteza sobre a forma e os mecanismos pelos quais o clima está ligado à ocorrência de conflitos.

Ao mesmo tempo, a expectativa é de que a continuidade do aquecimento global intensificará a relação entre o clima e os conflitos armados. Em um cenário de elevação da temperatura média global de 4ºC, foi sugerido que a influência do clima subiria mais de cinco vezes.

Em um cenário de cumprimento do acordo climático de Paris, com um aumento da temperatura global de 2ºC, estimou-se que a influência do clima na ocorrência de conflitos armados poderia dobrar.

Eventos climáticos extremos e desastres podem trazer danos econômicos, prejudicar a produção da agricultura e pecuária, ou elevar a desigualdade entre grupos sociais. Quando combinado com outros fatores, a influência do clima poderia elevar o risco de violência.

A relevância dos fatores climáticos virá do fato de que as mudanças climáticas terão consequências sem precedentes, indo além das perturbações históricas. Desafiarão a capacidade de adaptação de grupos, sociedades e sistemas políticos.

O estudo recomendou o desenvolvimento de estratégias de redução de riscos climáticos, como, por exemplo, no setor agrícola. As ações devem ter em vista a reduzir a ligação entre o clima e os conflitos armados. Além disso, medidas para manutenção da paz e mediação de conflitos também minimizariam os riscos.

Fonte: Universidade de Stanford
Mais informações: Mach, Katharine J., et al. “Climate as a risk factor for armed conflict.” Nature (2019): 1.

Fonte: Ciência e Clima

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página