Buscar

Macaúba: palmeira de extração sustentável para biocombustível

quinta-feira, julho 18, 2019

Resultado de imagem para biocombustivel macaúba

Autores: Nobre, Danúbia Aparecida Costa; Trogello, Emerson; Borghetti, Renato Antônio; David, Andréia Márcia Santos de Souza

Resumo:A busca por processos sustentáveis é crescente em diferentes meios, porém, é na substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis que se tem o maior enfoque. Encontrar culturas que apresentem potencial para produção de óleo e que tenham alto rendimento é um dos grandes gargalos ao crescimento dos biocombustíveis. 

Esta revisão literária tem como objetivo contribuir com informações a respeito de uma palmeira produtiva e eficiente na produção de óleo, a macaúba. Esta palmeira apresenta uma produtividade média de frutos de 15 t ha^ -1 e rendimento médio em óleo de 4 t ha^ -1 , bem superior ao rendimento das oleaginosas mais comumente utilizadas, como a soja, a mamona, o girassol, o algodão e o amendoim, que apresentam produtividade média de 1 t ha^ -1 . 

Desta forma, a macaúba apresenta potencial para produção sustentável de biocombustíveis e de extrativismo familiar, além de, ser encontrada em praticamente todas as regiões do Brasil.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.

Fonte: Locus UFV

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página