Buscar

Projeto busca fortalecer competitividade da carne bovina brasileira

sexta-feira, novembro 30, 2018


Resultado de imagem para carne bovina brasileira

Conhecer as características e as dificuldades dos três elos da cadeia produtiva da carne bovina nos cincos biomas do país. Esse é o objetivo de um projeto desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte. A ação busca traçar um diagnóstico estratégico e futuro para a proteína.
O estudo teve início no ano passado e deve ser concluído em 2019, tendo como alvo os pilares do setor: pecuaristas, frigoríficos e varejo (distribuidores de carne, boutique de carne e açougues populares). A ideia é elaborar estratégias para o futuro da cadeia produtiva no país, a partir de visitas técnicas e entrevistas realizadas com representantes destes elos. O projeto faz parte das ações do Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne).
Para o analista da Embrapa Gado de Corte, Edson Espíndola Cardoso, é importante fazer essa ligação com a cadeia produtiva, já que isso pode ajudar a melhorar a competitividade da carne bovina brasileira. Afinal, ele explica, será possível identificar as melhorias e dificuldades que cada segmento tem. Os resultados servirão com um direcionamento para novas pesquisas no setor.
Durante esta semana parte da equipe está coletando as informações do setor em Mato Grosso. Entre os pontos que chamaram a atenção do analista é carga tributária incidente nas indústrias, que – segundo ele – tende a comprometer a competitividade e a rentabilidade das empresas. Ele também aponta um distanciamento entre o segmento e as universidades, o que acaba inibindo – por exemplo – o desenvolvimento de estudos mais frequentes sobre o setor.
Fonte: Canal Rural

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página