Buscar

Produtos com plantas nativas brasileiras vão receber selo de biodiversidade

quarta-feira, abril 04, 2018


Resultado de imagem para jaboticaba

Iniciativa catalogou 70 espécies de frutas e hortaliças que agora são contempladas pelo Selo da Sociobiodiversidade


Duas mil e quinhentas frutas, legumes e hortaliças brasileiras são conhecidas na comunidade científica pelos nutrientes únicos, mas no prato poucas marcam presença no dia a dia.
Para estimular o aumento da biodiversidade na agricultura e beneficiar pequenos produtores de espécies nativas regionais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário criou o Selo da Sociobiodiversidade.
A iniciativa teve colaboração direta do projeto internacional Biodiversidade por Alimentação e Nutrição que catalogou 70 espécies de frutas e hortaliças brasileiras que agora são contempladas pelo Selo.
A escolha das espécies foi baseada em 3 critérios: valor alimentício regional, potencial econômico e importância social. Também foram considerados a riqueza de nutrientes e o equilíbrio ecológico dos biomas brasileiros. Entre as selecionadas estão: açaí, babaçu, macaúba, cagaita, caju, erva-mate, jaboticaba, mandacaru, maracujá, pequi e urucum.
Os produtores que cultivarem algumas das espécies brasileiras e tiverem o Selo, participam automaticamente de todos os programas estaduais que integram o Plano Nacional de Agroecologia.
Os interessados em obter o Selo encontram mais informações no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no endereço: www.mda.gov.br.
Ouça também no Repórter Nacional - Amazônia:
- Prefeituras e escolas do Pará recebem painéis solares como parte de um programa para geração de energia mais limpa.
Fonte: EBC RADIOS



Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página