Buscar

O desafio do Melhoramento das Palmáceas

terça-feira, janeiro 09, 2018

Um Artigo Técnico documentado do Workshop sobre Melhoramento de Espécies Florestais e Palmáceas no Brasil da Embrapa aborda, em um dos seus capítulos, o desafiante e importante melhoramento genético das palmáceas.


Resultado de imagem para palmáceas

  Várias espécies de palmáceas são importantes para a agricultura e economia do Brasil, principalmente pela produção de palmito, frutos, óleo, cera, madeira e produtos com fins medicinais. Dentre as espécies cultivadas no País, destacam-se: açaizeiro (produtora de palmito e frutos), coqueiro (produtora de frutos), dendezeiro (produtora de frutos para usos industriais), juçara (produtora de palmito), palmeira-real (produtora de palmito), pupunheira (produtora de palmito e frutos) e tamareira (produtora de frutos).
   As palmáceas constituem um grupo especial de plantas do ponto de vista do melhoramento de plantas perenes, especialmente em função das dificuldades inerentes à reprodução vegetativa dos indivíduos, fato que dificulta ou mesmo impossibilita o pleno uso dos genótipos superiores. Este fator tem impacto direto nas estratégias de melhoramento e de produção de propágulos melhorados das espécies mencionadas. O presente artigo aborda aspectos referentes ao mercado dos produtos das palmáceas mencionadas, ao germoplasma utilizado para obtenção de tais produtos (relatando suas vantagens e deficiências), ao melhoramento genético e estratégias recomendadas, às necessidades de pesquisa e às estratégias de propagação de material genético melhorado.

Continua...



Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página