Painel sobre Integração Lavoura Pecuária Floresta movimenta abertura doe evento no MT
sexta-feira, agosto 19, 2016
Foto: Sedinei Nunes/AG. Pauta Pronta |
Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Integração Lavoura Pecuária e Floresta agregada ao Sistema de Desenvolvimento Integrado é uma prática antiga que existe no Brasil desde 1980. O procedimento promove a recuperação de pastagens degradadas, agregando na mesma propriedade diferentes sistemas produtivos. Mato Grosso hoje possui 820 mil hectares de terras adequadas ao sistema, sendo a maior parte na região norte do estado.
De acordo com pesquisador da Embrapa, Flávio Jesus Wruck, a implantação do Sistema Integrado na propriedade busca melhorar a fertilidade do solo, permitindo a diversificação das atividades econômicas. “Os organizadores da Exposul estão de parabéns pela iniciativa, achei formidável e muito bem-vindas as palestras. Nosso público agro e estudantes do setor precisam de iniciativas como estas para se atualizar e trocar informações. Este é um fórum ideal para isso e espero que o evento seja repetido nos anos seguintes”, enfatizou o palestrante.
O professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso, Edicarlos Damascena, apresentou em sua palestra apresentou dados com saldos positivos de experimentos que vem sendo aplicados na Fazenda Gravataí, em Itiquira (MT), desde 2013.
“Os consócios são promissores por conta da diversificação dentro de um único sistema, e diferentes famílias implantadas dentro de um sistema de produção agrícola e pecuária a tendência é melhorar a qualidade dele. Na Fazenda Gravataí o consórcio que tem se destacado é o feijão-Caupi, e já conversamos com pesquisadores da Embrapa para fazer testes com diferentes espécies do Caupi. Hoje o evento perpetua conhecimento sobre os resultados que vem sendo adquiridos através de pesquisas na região. Além de ser uma excelente oportunidade para os estudantes aqui presentes conhecerem a realidade pratica do que está acontecendo no setor do agronegócio. A equipe da Aeagro está de parabéns pela inciativa”, frisou o professor.
Além deles, também participaram como palestrantes o pesquisador da Embrapa/Brasília, doutor Robélio Leandro Marchão, e a zootecnista Laziele Vilela, da Sementes Polato. Ao final das palestras, foi realizada uma mesa redonda, com respostas às perguntas enviadas pelo público, conduzida pelo pesquisador da Embrapa em Rondonópolis, Valter Peters.
Fonte: Primeira Hora
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)