Óleo de cozinha: como reutilizar e reciclar corretamente
terça-feira, fevereiro 01, 2022
Na cozinha do dia a dia são várias as gorduras que utilizamos. Do azeite ao óleo de girassol, passando pelo óleo de coco. E são também várias as dúvidas que surgem sobre quantas vezes estas gorduras podem ser reutilizadas e como é que devem ser deitadas fora. Despejá-las pelos canos do lava-louças não é a resposta certa, pois polui a água e o ambiente. Neste artigo, explicamos tudo o que tens de fazer para te livrares do óleo de cozinha e preservares o meio ambiente.
Limpar resíduos de gordura
Se usaste apenas um pouco de óleo, podes limpar as panelas, tachos e frigideiras com um papel e, depois, deitá-lo no caixote do lixo. Em alternativa, podes despejar o óleo diretamente no caixote se houver lixo para absorvê-lo.
Reutilizar o óleo
O ideal é usar a quantidade de óleo estritamente necessária para cozinhar. Mas por vezes sobram grandes quantidades. Neste caso, podes guardá-lo, passando primeiro num filtro para limpar os restos de comida. Mas não deves reutilizá-lo vezes infinitas: o recomendado é entre quatro a oito vezes, dependendo o que é frito nele. E se estiver muito tempo parado – uma semana ou duas - pode começar a cheirar mal e já não deve ser utilizado para cozinhar.
Como deitar fora grandes quantidades de óleo
Primeiro, deve-se deixar arrefecer o óleo de cozinha. E, depois, deves despejar o óleo num recipiente descartável com tampa - com recurso a um funil se necessário. Agora é hora de procurar um local onde façam recolha de óleo para produzir biodiesel, por exemplo. Falamos do chamado ‘óleão’ disponibilizado por algumas autarquias e supermercados do país. Só se não encontrares estas soluções é que deves colocar o recipiente fechado com o óleo de cozinha no lixo comum.
Fonte: Idealista/news
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)