Datagro e BBM vão lançar plataforma para comercialização de biodiesel
terça-feira, dezembro 07, 2021
A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e a Datagro Consultoria vão formar uma joint venture para implantação de uma plataforma de comercialização de biodiesel e outros produtos, como DDG (grãos secos de destilaria), DDGs (solúveis), bagaço de cana, etanol e ativos ambientais.
“Nosso objetivo, como uma Bolsa de Mercadorias, é proporcionar um ambiente de segurança e de transparência na formação de preços desses produtos que especialmente, no caso do biodiesel, será muito importante pois é um mercado que passa a ser livre daqui para frente”, destacou Cesar Henrique Bernardes Costa, diretor-geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias, entidade com tradição em plataformas eletrônicas para comercialização de diferentes tipos de produtos de origem agrícola.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou resolução que define a nova forma de comercialização do biodiesel.
A partir de 2022, esse mercado, que até então, era regulado e controlado pelo governo e com leilões bimestrais da Petrobras passará a ser livre, seguindo decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
“A CNPE transmitiu para a ANP a responsabilidade de definir novo modelo de comercialização de biodiesel fazendo transição do modelo atual de leilões para um novo modelo liberalizado e é nesse sentido que a BBM e a Datagro resolveram unir esforços para oferecer ao mercado uma solução moderna permitindo que partes compradoras e vendedoras façam o registro de suas negociações com grandes vantagens para todo sistema”, explanou Plínio Nastari, CEO da Datagro.
A plataforma BBMDatagro oferece um ambiente inovador em sistemas de controle e de registro em negociações em mercados à vista e a termo, facilitando e trazendo mais eficiência para este importante setor da matriz de combustíveis do Brasil.
“É muito importante termos a presença da Datagro nesta operação por ser uma consultoria de referência no mercado brasileiro. Temos, inclusive, todas as condições de estabelecer em um futuro próximo índices de preços desses produtos, destacou Cesar Costa.
Na semana passado, o CNPE definiu manter a mistura de 10% de biodiesel no diesel fóssil comercializado no Brasil para 2022.
A plataforma BBMDatagro foi construída para facilitar as operações entre compradores e vendedores definindo atributos específicos de comercialização, tanto para entrega spot quanto para entregas a termo fazendo com que seja criado inclusive um ambiente que permita aos órgãos de fiscalização, como ANP acompanhar os contratos e cumprimentos de mandatos da mistura.
“Outra facilidade é a solução rápida de disputas e controvérsias que possam eventualmente ocorrer na execução do contrato por meio da Câmara Arbitral da BBM que já é um mecanismo consolidado, aceito, com grande reputação para solução de conflitos entre as partes que registram suas operações em Bolsa”, destacou o CEO da Datagro.
A plataforma também está customizada e preparada para oferecer trâmites envolvendo ativos ambientais que, segundo Costa, é um título no qual o mundo está interessado e que começará a ser muito negociado no Brasil. “Nós estamos propondo um ambiente novo de comercialização desses ativos ambientais utilizando-se de todos esses elementos que a BBM oferece: segurança jurídica, transparência, amparo da Câmara Arbitral e capilaridade por meio das nossas corretoras associadas”, finalizou.
A plataforma BBMDatagro entra em operação ainda no início de dezembro de 2021.
Fonte: Canal Rural
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