Projeto visa usar abelhas sem ferrão para monitoramento ambiental, no Paraná
quarta-feira, setembro 22, 2021
Analisar a saúde das abelhas nativas como um indicador de qualidade ambiental. É o objetivo de um projeto a ser realizado em conjunto pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Embrapa Florestas. A iniciativa será desenvolvida no entorno da Barragem Piraquara 1, com a participação de pequenos produtores rurais da região.
O convênio foi assinado em agosto e vigora até agosto de 2023. De acordo com comunicado da Embrapa, a intenção é avaliar a qualidade do manancial da Área de Proteção Ambiental (APA) do Piraquara. O projeto visa também estimularem a adoção da meliponicultura com alternativa de renda e atividade ecologicamente adequada em área de proteção.
Neste mês, será feito o levantamento das abelhas sem ferrão presentes na região. Segundo a Embrapa, serão usadas caixas para a instalação de novas colônias locais, com o objetivo de formar uma coleção viva que represente a diversidade local desses insetos. Essas caixas, posteriormente, serão instaladas nas propriedades rurais. Até lá, os produtores serão capacitados para a atividade.
"O projeto fará análises estatísticas periódicas dos materiais produzidos pelas abelhas nativas, como pólen e cera, e das resinas de plantas e árvores e partículas de solo que constituem a estrutura das colmeias. Essas análises pretendem investigar a qualidade sanitária destas colônias. As abelhas e seus produtos são considerados excelentes indicadores biológicos das condições ambientais", diz o comunicado.
Ainda segundo a Embrapa, o projeto prevê também a composição do chamado pasto apícola, locais onde as abelhas buscam seu alimento. Isso será feito com espécies florestais, com a intenção de promover a independência dos enxames, facilitar o manejo pelo produtor e melhorar as condições de saúde das colônias.
"A expectativa é que o projeto contribua para a melhoria da qualidade de vida e da manutenção da proteção ambiental já desenvolvida pelos produtores. Além disso, o projeto poderá ser replicado para uso das abelhas nativas em outros mananciais utilizados pela Sanepar para abastecimento e em áreas de preservação ambiental do Estado do Paraná", diz a Embrapa.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)