Facebook e Baita abrem vagas para programa de aceleração de startups do agronegócio
quinta-feira, setembro 23, 2021
O programa Campo Digital, parceria entre o Facebook e a aceleradora Baita, abriu inscrições para sua edição 2021. Gratuita e totalmente online, a iniciativa visa acelerar startups para o desenvolvimento de soluções digitais para o agronegócio brasileiro com foco em pequenos e médios produtores.
"Queremos contribuir para acelerar a transformação digital das pequenas propriedades, aumentando a produtividade e a inovação deste setor cada vez mais fundamental para a economia brasileira, especialmente no contexto de recuperação econômica que precisamos ver no pós-pandemia”, explica Carolina Ferracini, gerente de Políticas Públicas do Facebook.
As startups selecionadas no processo vão ter acesso ao programa de aceleração da Baita, com participação de profissionais do Facebook e mentores especializados em agro em um período de quatro meses, onde receberão ajuda na definição de metas e avaliação do modelo de negócio, palestras, workshops e networking com hubs, cooperativas e empresas do agronegócio.
Alguns dos parceiros que apoiaram as startups no programa são Esalqtec, incubadora tecnológica que atua junto à Esalq/USP; Agência Inova, da Unicam; Embrapa Informática Agropecuária; e Instituto de Pesquisas Eldorado
Além do apoio dos organizadores e parceiros, os empreendedores contarão com mentorias de investimento e possibilidade de troca de experiências com empresas que já atuam no mercado, incluindo SP Ventures, Yield Lab, Agroven, Orbia, Agrosmart, Busca Terra e Agrofy.
Outro benefício às startups selecionadas será a disponibilização de créditos de anúncios para impulsionamento de conteúdos em seus canais no Facebook e no Instagram. As empresas ainda terão acesso a treinamentos sobre como obter o melhor uso das plataformas do Facebook (Facebook, Instagram, WhatsApp) a favor dos seus negócios
Um dos participantes da primeira edição do Campo Digital, Marcell Salgado, fundador da fintech E-ctare, que desenvolve soluções para operações de crédito rural, conseguiu elevar as vendas e atrair a atenção de seus primeiros investidores durante o período do programa.
“O amadurecimento que o programa trouxe para a E-ctare foi extremamente importante, especialmente em relação ao acesso a ferramentas de governança, gestão, marketing e de vendas que mudaram a empresa de patamar. Tivemos uma visibilidade incrível e conseguimos nos orientar para o mercado e nos preparar para os desafios que enfrentamos agora”, destaca.
Como se inscrever
As startups interessadas poderão se inscrever online até 17 de outubro. Ao todo, são dez vagas oferecidas para startups de todo o Brasil que já estejam, no mínimo, em estágio operacional - ou seja, validando sua solução e efetuando suas primeiras vendas.
Após a fase de cadastros, as empresas participarão de um processo de análises e entrevistas. Em novembror, serão anunciados os dez finalistas. Segundo a sócia da Baita, Rosana Jamal Fernandes, o foco do Campo Digital 2021 é atingir todo o Brasil e incorporar temas como conectividade e tecnologia sem perder a essência, que é o suporte digital ao pequeno e médio produtor.
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