Ação ambiental inicia plantio de mudas de árvores na área de influência do igarapé do Urumari
segunda-feira, julho 19, 2021
Integrantes da Brigada Ecológica (Baderna) e da Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém (Asimas) promovem uma ação ambiental, no sábado (17), com a participação de moradores da região de influência do Igarapé do Urumari, em Santarém, oeste do Pará.
O objetivo da ação é criar uma força-tarefa para executar o reflorestamento nas margens do manancial que corta sete bairros da cidade. A produção das mudas será feita pela Brigada Ecológica com recursos da Asimas.
“Esse era um sonho que nós estamos dando o pontapé inicial, nos preocupamos em trazer árvores frutíferas, pra garantir geração de renda também para os comunitários que vivem nessa região. Nós esperamos que a população cuide, para termos esse manancial com água de qualidade para banho e consumo, como era antes”, disse Altemar Schimitt, membro do Conselho Deliberativo da Asimas.
Diversas mudas de árvores foram plantadas na microbacia do igarapé Urumari. Mudas de açaí, andiroba, bacurizinho, jutaí, patauá, buriti, entre outras, foram doadas pela Asimas. A intenção é plantar 100 mil árvores em todo o entorno do igarapé.
“Hoje nós estamos plantando as primeiras mil árvores de 100 mil que serão plantadas nesse ecossistemas nesse trabalho de parceria entre a Asimas, a Baderna e a comunidade que está plantando. Essa floresta vai estar contribuindo para o ciclo ambiental da água e principalmente a comunidades que está aqui inserida”, disse o presidente da Brigada Ecológica, Paulo Siqueira.
A dona de casa Maria de Arruda participou da ação e se comprometeu a zelar pelas árvores, para ajudar na preservação do ecossistema. “Eu já tô há praticamente 30 anos morando aqui. Quando chegamos aqui já estava desmatado e a gente tentou preservar o que tinha, mas as pessoas foram chegando e desmataram ainda mais e o igarapé secou. Mas agora pareceu um córrego por aqui e a minha intenção é trabalhar para preserva, não só pra mim, mas para a comunidade”, disse.
A ação foi realizada no dia 17 como forma de celebrar também o dia da proteção das florestas.
Fonte: G1
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)