Buscar

Florestas plantadas: negócio ecológico e lucrativo

sábado, abril 10, 2021


Nos limites da floresta da cidade de Santa Maria do Pará, meticulosamente alinhadas, as árvores da espécie teca (original da Índia e que se adaptou ao Pará) crescem de forma poderosa. A imponência dos vegetais faz-se notar a quilômetros de distância. Dali, elas sairão com destino a vários países do mundo. O fundador e presidente da 3P Florestal, Gustavo Silveira, vislumbra bons ventos para o negócio. O mercado deste setor é considerado pelos especialistas como um dos mais promissores da economia paraense.

São cada vez mais as empresas, principalmente internacionais, que procuram o Pará como fonte de madeira legal. Nos últimos 25 anos, o Estado assiste a um período de transição da exploração de madeiras nativas, para os investimentos nas chamadas florestas plantadas. O desenvolvimento dos mecanismos de regulamentação e fiscalização ambientais, assim como o surgimento de um perfil de consumidor mais preocupado com a origem do produto que compra, impulsionaram o mercado. E o Pará ganhou com isso. Com mais de 30% de seu território antropizado e uma condição climática privilegiada mundialmente, o Estado está reduzindo a pressão sobre a exploração de sua floresta nativa, ao mesmo tempo em que aumenta os investimentos no setor.

“Há 20 anos, a produção paraense era quase que exclusivamente de madeiras nativas. Nestas duas décadas, com a criação de legislações para o setor, assistimos um crescimento exponencial dessas áreas de florestas plantadas em vários municípios. Isso diminuiu muito a exploração ilegal da nossa floresta. Muitos produtos que antes eram produzidos com essa madeira foram substituídos por de florestas plantadas”, diz Gustavo Silveira.

Atualmente as empresas paraenses se organizam para atender ao grande fluxo de demandas. O crescimento do setor nos últimos anos mostra a importância das florestas plantadas não apenas para a economia do Estado, mas para a redução de danos à floresta amazônica. Se antes a extração de madeira era sinônimo de destruição, atualmente é considerada por especialistas do agronegócio como a solução para a proteção das espécies nativas. Os números comprovam isso. O crescimento de iniciativas como as da 3P Florestal diminuiu drasticamente a destruição da floresta para a exploração de madeira. A extração de espécies nativas representa hoje apenas 20% do que era há 25 anos atrás, segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) de 2019. A tendência é que continue a diminuir.

Neste mesmo período de tempo, a extração de madeira oriunda de florestas plantadas mais que dobrou no país, alcançando 247 milhões de metros cúbicos apenas em 2019. Segundo o SFB, atualmente cerca de 86% da madeira consumida no Brasil vem de florestas plantadas. O setor representou 1,2% do PIB nacional em 2019, o que significa R$ 97,4 bilhões injetados na economia brasileira, um crescimento surpreende de 12,6% em relação ao ano anterior. Quando se fala de Pará, o número é ainda mais animador.

“O Pará cresceu muito, mas pode ir muito além. A Federação de Agricultura do Estado do Pará (FAEPA), junto com o Governo do Estado, tem um projeto para destinarmos mais de 4.250.000 de hectares, dos 35% reservados por lei para a atividade econômica, para o setor de reflorestamento. Isso certamente vai nos tornar líderes nacionais em breve. Ninguém tem o que o Pará tem nesse setor. Para comparar, o Amazonas, que é o maior estado brasileiro, possui apenas 2% de seu território antropizado, nós temos mais de 30%, além da mão de obra disponível, pois o setor está gerando milhares de empregos”, diz Carlos Xavier, presidente da FAEPA.


As vantagens do Pará

O Pará possui atualmente 211 mil hectares de floresta plantada, a maior parte de eucalipto. A produção é destinada principalmente para os setores de celulose e papel. Para as empresas ligadas à cadeia produtiva, o Estado tem potencial para ir muito mais além. O Pará possui a segunda maior extensão territorial entre os estados brasileiros – ficando atrás apenas do Amazonas - e uma condição climática privilegiada para as espécies utilizadas. A disponibilidade de terras, a legislação avançada e o clima atraem os investidores estrangeiros. Na 3P Florestal, assim como em outras empresas do setor, há filas de clientes interessados em fazer negócios duradouros com o Pará.

Para se ter uma ideia, as exportações de produtos de base de reflorestamento somaram, em 2019, US$ 11,3 bilhões, o equivalente a 4,3% das exportações brasileiras. Este é o segundo melhor resultado na balança comercial dos últimos 10 anos. Provavelmente você tenha em sua casa um dos mais de 5 mil produtos e subprodutos feitos a partir das florestas plantadas. Essa matéria prima é indispensável na produção não apenas de papel, mas de painéis, pisos laminados, móveis, carvão vegetal, além de biomassa utilizada para fins energéticos, outra demanda que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos.

Além das vantagens econômicas, conciliar o setor de florestas plantadas com outras atividades é uma realidade cada vez mais próxima. Já existem alguns projetos no Estado em que o reflorestamento atua como atividade complementar à agricultura e pecuária (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Além de reduzir o desmatamento de florestas nativas, os projetos recuperam áreas degradadas, conservando o solo, protegendo recursos hídricos e absorvendo CO2. Na pecuária, por exemplo, já há uma grande pressão para que os grandes produtores passem a criar os gados em áreas mistas de pasto e floresta. A Embrapa Oriental tem projetos em curso que orientam os produtores a adotarem tais práticas, assim como fazem outros Estados.

“Com toda certeza vamos ser o Estado com mais área de floresta plantada do Brasil com esses avanços na legislação e os projetos em curso. Vamos ter mais de 4 milhões de hectares plantados. Isso demora um pouco, obviamente, mas quando acontecer, seremos o primeiro. Estamos fazendo esse trabalho em consultoria com várias empresas no sentido de ampliar nossa floresta plantada, sobretudo, de eucalipto. Nós estamos trazendo investimento para cá. Empresas que antes estavam em Portugal ou Espanha, brevemente estarão vindo para cá, devido aos vários benefícios”, diz Xavier. 

Gustavo Silveira foi nomeado recentemente como como membro do conselho do fundo de investimentos sueco Eternali, uma iniciativa europeia inovadora, que reúne especialistas mundialmente conhecidos pela vasta experiência no setor. Como membro do conselho, o empresário terá como principal função direcionar grandes empresas a investirem no Estado. O plantio de árvores como o Eucalipto e a Teca, principalmente em área degradadas, é uma tendência mundial e o Brasil tem acompanhado o ritmo.

“Para nossa empresa, representa muito participar de um conselho de um fundo de investimentos com sede em um país que tem uma tradição florestal muito vasta. A Escandinávia, os países nórdicos de um modo geral, são grandes produtores florestais, principalmente de celulose. Estes países já investem no Brasil, no Rio Grande do Sul principalmente, há muitos anos. Então participar de uma empresa que traz consigo essa bagagem vai agregar muito a nossa empresa e aos nossos conhecimentos, assim como nós vamos agregar muito a eles, porque eles pretendem investir no Pará, aumentar as áreas florestais e nós vamos poder direcioná-los e auxiliá-los nesses investimentos que serão feitos”, diz Gustavo.



Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Abastecimento (27) ABC Plan (1) abiotic stresses (3) Abiove (10) ácaros (1) acerola (2) acordo (1) Acordo Internacional (43) Acrocomia aculeata (78) açucar (1) Adubação (4) adubação orgânica (1) adubos (2) Adubos organominerais (1) Africa (5) agribusiness (72) Agricultura (496) Agricultura 4.0 (23) agricultura digital (3) agricultura familiar (7) agricultura orgânica (6) agricultura sustentável (2) agricultural (4) agriculture (92) agriculture 4.0 (4) agrochemistry (1) Agroenergia (200) agroenergy (18) Agrofloresta (3) Agroindústria (68) agroindustry (8) agrometeorologia (1) Agronegócio (395) Agropecuária (84) agrotóxicos (2) Água (26) Àgua (1) air pollution (1) algodão (2) Alimentação Saudável (27) Alimentos (392) amazon (3) amazon monitoring (4) Amazônia (106) Ambiente (1) Ambition 2030 (1) amêndoas (1) amendoim (2) ANDA (1) animal breeding (2) animal health (2) animal nutition (1) animal production (7) ANP (117) antioxidants (1) anvisa (3) aplicação de insumos (1) APPs (4) Aprobio (1) aquaculture (3) aquecimento global (6) aquecimento golbal. (1) argentina (7) armazenamento (2) arroz (1) Arte (1) artificial intelligence (2) Artigo (47) Aspectos Gerais (177) Aviação (42) avian influenza (2) Aviation fuel (19) Aviation market (24) avicultura (1) Azeite (2) B10 (5) B12 (6) B13 (2) b14 (2) b15 (2) b40 (1) bacteria (2) banco de germoplasma (1) bancos (1) banks (2) barley (1) based protein (1) Bebidas (3) beef (1) bees (2) Benefícios ambientais (1) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (575) Biodefensivos (13) Biodiesel (402) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (26) biodiversity (19) Bioeconomia (128) Bioeconomia Agronegócio (1) bioeconomy (1) Bioeletricidade (27) Bioenergia (219) bioenergy (4) bioetanol (1) bioethanol (3) Biofertilizantes (17) biofertilizers (3) Biofuels (155) biofuels market (13) biogas (3) Bioinsumos (28) Biologia do Solo (1) biological nitrogen fixation (1) Biomas (20) Biomass (7) Biomassa (95) Biomateriais (6) biomes (4) biometano (4) biopesticides (4) Bioplastic (1) bioplásticos (3) bioplastics (1) Biopolímeros (16) Bioproducts (3) Bioprodutos (29) Bioquerosene (52) biorefinery (1) Biorrefinaria (4) Biorrenováveis (1) Biotechnology (40) Biotecnologia (90) BNDES (5) bolivia (1) Bolsa de Valores (41) boron (1) bovinocultura (1) Brahman (1) bran (1) Brasil (154) Brazil (63) breeding (2) Caatinga (1) Cacau (8) Cadeia Produtiva (24) café (5) calcium (1) Cambodia (1) cana-de-açucar (11) cana-de-açúcar (3) canada (3) Canadá (1) cannabis (1) canola (1) Capacitação (31) CAR (5) carbon credit (7) carbon dioxide (1) carbon emissions (20) carbon market (5) carbon sequestration (4) Carbonatação (1) Carbono (14) carbono negativo (1) Carbono Neutro (13) Carbono Zero (26) carne orgânica (1) carnes (4) Carvão Ativado (10) carvão vegetal (8) cattle (1) CBios (80) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (19) central america (1) cereais de inverno (2) cereals (13) Cerrado (36) Certificação (1) certification (1) Chile (3) china (16) Chuvas (17) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (480) circular economy (3) cítricos (1) citros (4) Classificação (1) Clima e ambiente (336) Clima e ambiente Preços (2) climate and environment (34) climate change (56) climate changed (68) CNA (2) CNPE (3) coal (1) Código Florestal (6) Cogeração de energia (30) colheita (4) Colombia (2) Combustíveis (118) Combustíveis Fósseis (42) Combustíveis verde (6) comercialização (1) Comércio (49) commodity (8) comodities (1) complexo soja (5) Consciência Ecológica (28) conservação (1) conservação de alimentos (2) conservation units (2) controlled fires (1) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (27) cop27 (2) Copolímeros (2) coqueiro (1) corn (26) Cosméticos (40) cotton (5) covid-19 (1) Crédito de Carbono (65) Crédito Rural (21) Créditos de Descarbonização (30) CRISPR-Cas9 (1) crop 21/22 (1) crop 22/23 (1) crops (1) Culinária (1) Cultivo (122) cultivo de grãos (3) cultura energética (1) Culturas Perenes. Agricultura (6) Curso (14) Dados (1) dairy products (2) Davos (4) decarbonization (2) decarbonization credits (3) defensivos (3) deforestation (14) demandaXoferta (2) Dendê (5) derivados do leite (1) Desafios (3) Descarbonização (30) descarbonization (7) desenvolvimento econômico (3) desenvolvimento rural (3) Desenvolvimento Sustentável (247) desert (1) Desmatamento (35) Diesel (27) Diesel Verde (24) digital agriculture (2) discovery (1) diseases (6) diversidade (2) Doenças Vegetais (7) domestic market (1) drones (5) droughts (6) eco-friendly (5) ecology (1) Economia (167) Economia Circular (18) Economia Internacional (154) Economia Sustentável (5) Economia Verde (185) Economy (51) ecossitemas (2) Ecosystem (9) Ecosystem services (4) Educação (1) education (1) Efeito estufa (25) Eficiência energética (56) egypt (1) eletric power (1) emater (3) Embrapa (73) Emissões de Carbono (74) Empreendedorismo (9) Empresas (170) Energia (108) energia eólica (1) energia limpa (26) Energia Renovável (277) Energia Solar Fotovoltaica (25) energy (3) energy crisis (3) energy security (5) energy transition (8) engenharia (2) entomologia (14) entomology (5) environment (39) environment issues (3) environment protection (9) environmental benefits (3) environmental conservation (10) environmental policies (17) enzimas (1) enzymes (1) erva-mate (1) ervas daninhas (1) ESG (32) espécies ameaçadas (1) espécies nativas (1) essential oils (1) estiagem (1) estresse hídrico (2) estresses abióticos (2) Estudo (5) Etanol (119) ethanol (17) etileno (1) EU (10) eucalipto (2) Europa (2) europe (6) event (11) Eventos (177) exploração de madeira (1) Exportações (132) exports (30) extensão (1) Extrativismo (65) factory (1) FAO (14) Farelos (53) farm (1) fatty acids (1) fauna (1) feijão (2) Fertilidade (18) fertility (3) fertilizantes (13) Fertilizers (27) Fibras (12) fibres (1) Finanças (5) Financiamento (2) fiscalização (2) fishing (1) fisiologia vegetal (1) fitopatologia (12) Fitossanidade (11) Fixação de Nitrogênio (2) flavored rice (1) flax (1) Floresta (58) Floresta plantada (123) floricultura (4) floriculture (2) Fomento (42) Food (47) food crisis (1) food production (4) food safety (6) food security (37) foreign market (2) forest (13) forest code (1) forest fires (7) forest management (4) forest restoration (2) forestry (1) Fosfato (3) fósforo (1) fossil fuels (5) fotossíntese (2) fruit growing (4) Fruticultura (65) Fuels (28) full color (1) functional redundancy (1) G7 (2) gabrage (1) Gamificação (1) Gás (4) Gás natural (2) Gasolina (4) Gastronomia (1) gdp (1) GEE (49) genetic engineering (26) genetic improvement (7) Genome (1) geração de emprego (1) Germany (4) girassol (2) Glicerina (2) Global warming (148) GM (1) governance (2) grain (11) grãos (2) grape (1) green ammonia (1) green cement (1) green chemistry (1) green consumerism (1) green diesel (1) Green Economy (134) green hydrogen (4) green steel (1) greenhouse gases (32) Guerra (3) Guerra RussiaxUcrânia (4) Harvest (4) health (27) herbicidas (2) híbridos (1) Hidrogênio Verde (7) História (1) horticultura (3) horticulture (2) hybrid (1) hydrogen (4) IBP (1) ICMS (1) ILPF (15) iluminação (1) impacto ambiental (2) import (5) importação (7) impostos (8) incêndios (1) incêndios florestais (5) Incentivos (4) India (8) indigenous knowledge (1) indigenous lands (3) indíos (1) Indonesia (5) indústria (2) Industry (2) Industry 4.0 (2) inflação (1) inflation (1) innovation (11) Ìnovaç (1) Inovação (221) insects (2) inseticidas (1) insetos (4) inspections (1) Instituição (1) Insumos (41) integrated pest management (9) integrated systems (3) inteligência artificial (4) international agreement (6) international economy (24) international trade (4) Investimento (13) Investimentos (3) IPC (1) IPCC (18) IPFL (1) Irrigação (5) irrigation (2) jabuticaba (1) JBS (1) kinetic energy (1) L72 (4) L73 (7) land use (5) LED's (1) Legislação (60) legislation (16) Leguminosas (3) leite (1) licenciamento ambiental (3) liga árabe (1) lignin (1) Lignina (9) livestock (18) livestock farming (1) logística (2) logistics (1) Low Impact Agriculture (2) Low-Carbon (64) Lubrificantes e Óleos (20) macarrão (1) Macaúba (612) machine learning (1) Madeira (28) Malaysia (1) Mamona (1) management (5) mandioca (2) manegement (2) Manejo (40) Manejo e Conservação (138) manejo integrado de pragas (10) manejo sustentável (1) manure (1) MAPA (71) Máquinas e equipamentos (4) marine ecosystems (1) Market (4) Mata Atlântica (12) matéria orgânica (1) Matéria Prima (5) Matéria-Prima (4) matéria-prima renovável (1) Matéria-PrimaResíduos (2) matérias-primas (4) MCTI (3) meat (4) medicinal cannabis (1) Medida Provisória (1) Meio Ambiente (433) Melhoramento e Diversidade Genética (112) Mercado (4150) mercado de carbono (7) Mercado de Combustíveis (92) Mercado de fertilizantes (1) Mercado Financeiro (13) Mercado florestal (78) mercado global (1) Mercado Internacional (94) metano (2) Metas (5) methane (7) Micotoxinas (1) microbiologia (2) microbiology (2) micromobility (1) micronutrient (1) Milho (65) Minas Gerais (1) Minas Gerias (1) Mineração (3) mineral nutrition (3) mining (3) ministério da economia (2) mirtilo (1) mites (1) MMA (5) MME (65) monitoramento (2) Morocco (2) Mudanças Climáticas (114) mudas (5) Mundo (203) Nações Unidas (4) NASA (1) national production (1) natural disasters (1) natural gas (2) nature (6) natureza (3) Negócios (13) nematoides (2) nergia limpa (1) net-zero (47) neutral carbon (1) Neutralidade Tributária (2) new species (1) new zealand (1) nitrogen (5) nitrogenand (1) nitrogênio (2) novos produtos (1) Nutrição animal (19) Nutrição Mineral (9) nutrição vegetal (1) nutrition (15) nutritional quality (2) ocean heat (1) oceans (1) OECD (6) OGM (1) Oil (54) Oil Food (1) Oleaginosas (143) óleo de palma (6) óleo de soja (9) Oleochemicals (11) Óleos (255) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (40) oliva (1) Olivicultura (1) OMC (4) ONGs (1) ONU (33) Oportunidade (9) Oportunidades (9) organic agriculture (2) organic food (1) other (1) otimização (1) oxidative stability (1) ozone layer (2) Palm (2) palm oil (6) Palma (36) palmeiras (9) pampa (1) pantanal (4) papel e celulose (1) PARAGUAY (1) Paris Agreement (100) partnership (1) pastagens (1) Pasture Management (1) Pasture Recovery (1) pecan (1) Pecuária (140) pecuária sustentável (1) Pegada de Carbono (108) Personal Care (3) Peru (1) Pesquisa (145) Pessoas (2) pesticides (8) pests (1) Petrobras (9) Petróleo (34) phosphates (4) phytoplankton (1) phytosanitary (4) PIB (15) pinhão-manso (2) pirólise (3) Piscicultura (1) pitaya (1) planejamento estratégico (1) Plano Safra (3) Plant Based (29) plant patology (1) plant production (9) Plant-Based (4) plantas daninhas (4) plantas de cobertura (1) plantio direto (2) pnpb (1) Política (102) Política Ambiental (46) política de preços de combustíveis (1) Políticas (1) políticas públicas (2) politics (4) pollination (1) polluting activities (1) pollution (4) pork (1) Portugal (1) pós-colheita (1) potássio (1) potassium (3) potato (2) poultry (1) pragas (15) Preços (85) Preservação Ambiental (77) prices (2) Produção Agrícola (59) Produção Animal (31) produção de alimentos (3) Produção Integrada (3) Produção Sustentável (82) Produção vegetal (51) production (1) productivity (16) Produtividade (155) Produtos (151) produtos florestais não madeireiros (2) Proteção Ambiental (21) proteção de nascentes (3) proteína animal (1) proteína vegetal (28) proteins (4) public health (9) Qualidade (14) qualidade da água (2) qualidade de vida (2) Qualidade do Ar (10) queimadas (1) química (1) químicos verdes (1) rapeseed (1) reciclagem (9) record (1) Recuperação Ambiental (8) Recuperação de área Degradada (55) Recuperação Econômica (3) Recycling (4) REDD+ (1) redução da poluição (3) Reflorestamento (37) reforestation (3) regulamentação (4) regulation (1) Relatório (17) renewable energy (47) renewable fuel (3) RenovaBio (100) renovaCalc (3) Report (2) research (5) Research and Development (26) Reservas Legais (3) Resíduos (29) resistence (3) Responsabilidade Social (1) rice (4) rotação de culturas (1) Russia (16) Rússia (1) Russia x Ukraine (31) Sabão (1) SAF (8) Safra (11) safra 21/22 (1) safra 22/23 (1) safrinha (1) Santa Catarina (1) Saúde e Bem-Estar (153) SBNs (1) science (4) science and technology (75) sea (1) sea levels (1) seaports (1) Sebo (6) seca (1) seeds (1) Segurança Alimentar (191) Segurança Energética (17) Selo Social (16) sementes (18) sequestro de carbono (5) serviços ambientais (1) sewage waste (1) silvicultura (4) Sistema Agroflorestal (47) Sistemas Integrados (38) social (1) social inequality (1) Sociobiodiersidade (9) Soil (11) soil biology (1) Soja (195) solar energy (1) solid waste (4) Solos (83) sorgo (1) south korea (1) southern Agricultural Council (1) soybean (10) soybean oil (2) soybeans (18) steam (1) storage (1) sugar (3) sugarcane (11) suinocultura (1) sunflower (7) sunflower oil (5) Sustainability (104) sustainable agriculture (2) Sustainable Development (14) Sustainable Energy (71) Sustentabilidade (766) swine (1) taxes (3) taxonomy (1) technology (13) Tecnologia (102) tecnologias digitais (3) Tempo (2) terras indígenas (2) Títulos verdes (3) transgenic (10) transgênicos (5) transição energética (11) Transportes (13) transports (9) trees (2) Trigo (9) tubers (1) Turismo Sustentável (7) turkey (1) ubrabio (5) Ucrânia (3) UK (1) Ukraine (9) Unica (1) Unidades de Conservação (4) urea (2) uruguay (1) USA (26) USDA (5) uso do solo (3) uva (1) vaccination (1) vaccine (1) vazio sanitário (1) vegetable nutrition (8) vegetable oils (9) versatilidade (1) Vídeo (281) vinhos (1) viruses (1) War (22) waste (1) water (2) webinar (1) wheat (17) wine (2) World (71) World Economy (86) WTO (1) ZARC (2) zero tariff (2) Zero-Carbon (3) zoneamento agrícola (5) zoneamento climático (2) zoneamento territorial (1) zootecnia (1)

Total de visualizações de página