Bioprodutos e agregação de valor às agroindústrias é o tema do VI Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia
quinta-feira, novembro 05, 2020
Com o tema central “Bioprodutos: agregação de valor às agroindústrias”, a VI edição do Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (VI EnPI) acontece nos dias 24 e 25 de novembro de 2020 e irá premiar os três melhores trabalhos entre os 41 inscritos e aprovados em três categorias (graduandos, pós-graduandos e profissionais). O patrocínio será da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), que irá distribuir um total de R$ 3 mil em prêmios. A apresentação dos trabalhos acontece no dia 24/11, das 9h às 12h e a premiação no dia 25/11, às 17h.
Nesta edição, a ênfase do evento será em bioinsumos. Devido à pandemia da Covid-19, desta vez o EnPI será totalmente on-line, com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos realizados via canal da Embrapa no Youtube.
“Isso possibilitará a participação de pessoas de todo o Brasil, que nas outras edições talvez não pudessem participar por dificuldades de deslocamento até Brasília”, afirma a coordenadora-geral do VI EnPI, a pesquisadora Simone Mendonça.
Qualquer pessoa poderá acessar o evento pelo Youtube da Embrapa, mas apenas os inscritos receberão o certificado de participação e os avisos enviados pela organização. O evento é gratuito e o processo de inscrição é bem simples e pode ser feito clicando aqui até o primeiro dia do evento, ou seja, dia 24/11.
Ênfase em bioinsumos
O VI EnPI dará especial ênfase à temática bioinsumo que, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é o produto ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana usado na produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários para melhorar o crescimento, o desenvolvimento e o mecanismo de resposta de animais, plantas e microrganismos.
Para aprofundar o tema, foram convidados palestrantes do Governo Federal, do meio acadêmico e representantes das agroindústrias.
A primeira mesa redonda, no dia 24, será sobre Bioinsumos e trará a palestra do Diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária do MAPA, Cleber Soares, sobre o Programa Nacional de Bioinsumos. Em seguida, a gestora do Portfólio de Insumos Biológicos da Embrapa, Ranyse Silva, falará sobre como a Embrapa tem atuado no tema e, por último, o diretor-executivo da empresa Santa Clara Agrociência Industrial, João Pedro Cury, contará a experiência do uso de bioinsumos pela empresa.
No dia 25 o debate continua com a mesa redonda sobre Bioprodutos e palestra do Presidente Executivo da ABBI, Thiago Falda, “Bioprodutos: panorama da indústria no Brasil”. Em seguida, o Diretor da Escola de Engenharia de Lorena (USP) Silvio Silvério da Silva abordará o tema “Produtos de base biológica de biomassa lignocelulósica”. Logo depois, a pesquisadora do Laboratório de Biotecnologia Industrial da Rhodia (Grupo Solvay) Fernanda Hoelscher falará sobre a experiência da empresa no uso de bioprodutos. Para fechar, o representante da Cargill Agrícola Hélio Ushijima abordará o tema “Bioprodutos e Oleoquímicos para Agroindústria”.
Acesse a programação completa aqui.
Inovar – Diálogos de Inovação Tecnológica
Outra novidade do VI EnPi será a realização do evento “InovAr – Diálogos de Inovação Tecnológica”, com a empresa Biominas Brasil. “Faremos o primeiro encontro da Embrapa Agroenergia com a Biominas Brasil para identificar possibilidades de cooperação na temática de bioprodutos/materiais renováveis”, explica a Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, Patrícia Abdelnur.
Evento é aberto ao público externo
A abertura do VI EnPI será no dia 24/11, às 14h, e contará com a presença do presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia, deputado federal Alexis Fonteyne; do Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA, Fernando Camargo; do Diretor-Presidente da Embrapa Celso Moretti; e do Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia Alexandre Alonso.
Instituído pela Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia no ano de 2014, o EnPI tem como principal motivação apresentar os trabalhos científicos desenvolvidos na Unidade pelos estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
O evento é aberto ao público externo e a outras Unidades de pesquisa da Embrapa, empresas, associações do setor produtivo, órgãos do governo, universidades e institutos de pesquisa e inovação. Para mais informações, acesse o site do EnPI.
Fonte: Embrapa
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)