Buscar

Série vai falar sobre energias renováveis, indústria 4.0, sustentabilidade e cidadania

segunda-feira, novembro 04, 2019

Um dos fascículos da série da série do Diário abordará o "Reflorestamento e Recuperação de áreas degradadas".
Um dos fascículos da série da série do Diário abordará o "Reflorestamento e Recuperação de áreas degradadas". | Divulgação
No próximo dia 7, o DIÁRIO lançará a série “Diário Sustentabilidade”, que será dividida em cinco fascículos encartados gratuitamente às quintas-feiras, semanalmente, até 5 de dezembro. O projeto também vai destacar o Estado do Pará como um dos principais polos geradores de energia do Brasil.

O objetivo é informar sobre, por exemplo, os tipos de energia existentes, os significados. Tudo será detalhado em uma linguagem didática, conforme explicou o gerente comercial do DIÁRIO e DOL, Nilton Lobato.

“Vamos mostrar à sociedade paraense que o Pará é um dos maiores produtores de energia para o Brasil, além de mostrar os benefícios da energia eólica. De que forma podemos ter nas nossas residências as placas solares e que tipos de benefícios esse sistema pode trazer ao consumidor”, frisou o gerente. “Vale ressaltar que esse projeto só está acontecendo graças aos nossos parceiros que aderiram a essa ideia”, destacou.

Projetos 

Na avaliação do superintendente do Banco da Amazônia, Luiz Lourenço, a iniciativa permite que o público leitor perceba a valorização e a importância que a instituição deposita em projetos que prezam pela sustentabilidade.

“Para nós, é muito importante que um projeto não seja somente viável economicamente e financeiramente. Tem que ser positivo na geração de emprego e renda, mas tem que ser positivo também em não prejudicar a floresta e que tenha meios de sustentabilidade, como coletas seletivas. Todos esses projetos que o Banco apoia são sempre voltados para esses princípios de sustentabilidade”, reforçou o superintendente.

O 1º fascículo, cuja publicação será nesta quinta-feira, terá como tema "Energia Renovável".
O 1º fascículo, cuja publicação será nesta quinta-feira, terá como tema "Energia Renovável". Wagner Santana/Diário do Pará
Luiz Lourenço lembrou que o Banco da Amazônia desenvolve a linha do FNO Energia Verde, que fomenta a utilização das fontes de energia renováveis. Há projetos voltados para as áreas de biomassa, biogás, termoelétrica, fotovoltaica, entre outros. “Temos essas linhas à disposição. E hoje com o valor da energia, temos todas essas possibilidades. E muitos clientes satisfeitos com essa linha. Podemos atender, inclusive, pessoas físicas”, detalhou.

Conhecimento

Editor responsável pela série, o jornalista Luiz Octávio Lucas explicou que o DIÁRIO vai abordar o tema sustentabilidade de forma diferenciada, pautado no conhecimento de especialistas nos assuntos. São profissionais que desenvolvem um trabalho voltado para a Amazônia, o que resulta numa série de reportagens importante para entender mais sobre esses temas.

“No momento em que o mundo se volta para a nossa região, que o Papa Francisco convocou os bispos daqui para o Sínodo da Amazônia, que a questão da sustentabilidade reacende, o DIÁRIO aborda o tema de forma diferenciada. A responsabilidade é maior, até porque vamos oferecer um material temático sobre assuntos que interferem diretamente na vida dos nossos leitores que estão na Amazônia”, pontuou o editor.

Cenário

Essencial para a manutenção do nível de conforto de bilhões de pessoas em todo o planeta, mais de 80% da matriz global é proveniente de combustíveis fósseis, sendo que as energias renováveis representam menos de 10% das matrizes. O Brasil é, curiosamente, um dos países com exemplos interessantes de solução. Aqui, quase a metade da matriz energética é proveniente de fontes renováveis, uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo.

Parcerias

A série DIÁRIO Sustentabilidade tem o patrocínio do Banco da Amazônia, além das empresas Guamá Tratamento de Resíduos, Hydro e Imerys.

A Série 

DIÁRIO SUSTENTABILIDADE:
Será dividida em cinco fascículos, encartados gratuitamente nos dias 7/11, 14/11, 21/11, 28/11 e 5/12.

  • 1° fascículo terá como tema “Energia renovável”.
  • 2° fascículo abordará “Indústria 4.0”
  • 3° fascículo tratará sobre “Desenvolvimento sustentável e cidadania”.
  • 4° fascículo trará a temática dos “Resíduos sólidos e coleta seletiva”.
  • 5° fascículo fecha a série abordando o tema “Reflorestamento e Recuperação de áreas degradadas”.
Fonte: Diário Online

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (20) Alimentos (227) animal nutition (1) Aspectos Gerais (177) Aviação (27) Aviation market (13) Biocombustíveis (177) Biodiesel (76) Bioeconomia (15) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (88) Biomass (7) Biomassa (54) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (21) Biotecnologia (2) Brazil (20) Cerrado (3) Ciência e Tecnologia (182) Clima e ambiente (190) climate changed (28) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (16) Cosméticos (20) Crédito de Carbono (30) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (62) Economia Verde (159) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (7) Energia (28) Energia Renovável (158) event (6) Eventos (79) Extrativismo (20) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (64) Food (41) food security (1) forest (1) Fuels (16) Global warming (79) Green Economy (123) health (22) Industry 4.0 (1) IPCC (14) livestock (4) Low-Carbon (40) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (515) Manejo e Conservação (44) Meio Ambiente (90) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3846) Mercado florestal (46) Nutrição animal (15) nutrition (9) Oil (44) Oleochemicals (1) Óleos (213) other (1) Paris Agreement (64) Pecuária (62) Pegada de Carbono (42) pirólise (1) Plant Based (7) Política (55) Produtos (149) proteína vegetal (25) Recuperação de área Degradada (25) renewable energy (10) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (80) science and technology (26) Segurança Alimentar (37) Soil (7) Solos (8) Sustainability (39) Sustainable Energy (53) Sustentabilidade (305) Vídeo (193) World Economy (68)

Total de visualizações de página