Buscar

Produtividade a toda prova: Setor de florestas enfrenta burocracia para expandir área

segunda-feira, outubro 21, 2019

Mais de 80% das florestas plantadas na Bahia são de eucalipto (Foto: ABAF/ Divulgação)

Mais de 5% do PIB baiano é gerado pelas florestas plantadas que chegam a criar 23 mil empregos diretos no interior do estado


O setor que planta árvores tanto para preservar o meio ambiente quanto para desenvolver sua cadeia produtiva dá resultados importantes para a economia baiana: responde por mais de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual, gera 23 mil empregos diretos e 90 mil indiretos, e pretende investir mais de R$ 2 bilhões aqui até 2024. 

E estes números ainda podem ser maiores. São vários os entraves à atividade. E um dos que mais preocupa o setor é a tentativa de limitar áreas para novas plantações por meio de legislações municipais. A Bahia tem hoje 657 mil hectares de plantações florestais, com expressiva presença do eucalipto (94% do total) - números que colocam o estado em 4º lugar no ranking nacional de cultivo com a espécie. A maioria das plantações está nas regiões sul, oeste e Litoral Norte. 

Um dos casos que está em tramitação no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) envolve uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) contra o município de Teixeira de Freitas, localizado no Extremo Sul. O motivo do embate jurídico diz respeito à Lei Municipal nº 726/ 2014 que limita a cultura do eucalipto com restrições territoriais e tem critérios de distanciamento mínimo de residências rurais, margens de estradas, sistema elétrico e sede do município. Esses limites são maiores que os exigidos pelo Código Florestal, uma lei de caráter nacional. 

“Há décadas a atividade é desenvolvida e transmitida para as novas gerações, sendo que a publicação da Lei Municipal nº 726 passou a impor condições que terminavam por extinguir mais de 50% da área de produção já implantada naquele município, e, em inúmeros casos, chegava a fazer com que um único produtor perdesse mais de 90% de toda sua área implantada”, destaca o advogado especialista em Direito Ambiental e Corporativo que promoveu a ação, Leandro Mosello.

O argumento da Faeb é que a lei municipal viola legislações estadual e federal que já regulam a atividade. “Entendemos que a norma criava uma segregação, onde não seria permitido manter áreas plantadas, inclusive licenciadas pelos órgãos ambientais, com exclusividade para as florestas plantadas", afirma o advogado. Porém, a mesma lei, permite qualquer outra cultura a permanecerem nas áreas, "mesmo sendo reconhecidamente gravosas ao meio ambiente, terminando por ofender a princípios constitucionais básicos, como o princípio da isonomia e livre iniciativa”, completa. 

(CORREIO Gráficos)
O caso ainda segue sob judice. “Os municípios são entes legítimos a participarem, fiscalizarem, conhecerem e se manifestarem nas atividades e empreendimentos que se desenvolvam ou operem em seu território, porém, devem fazer isto no estrito limite do que dispõe as Constituições Estadual e Federal”, esclarece Monsello. 

Limitações

O que o setor agroflorestal enxerga como medidas restritivas, o município de Teixeira de Freitas afirma que são necessárias para disciplinar o plantio e replantio do eucalipto. 

“Não é uma lei municipal que proíbe o plantio de eucalipto. A lei, na verdade, estabelece algumas restrições levando em consideração a regra territorial do município de forma a não criar uma monocultura só do eucalipto, quando temos, por exemplo, uma atividade pecuária muito forte”, pontua o procurador geral de Teixeira de Freitas, Paulo Américo Fonseca. 

Ainda de acordo com Américo, a exigência de um distanciamento maior do que o que a lei federal estabelece tem haver com a expansão urbana. “O que falta, no nosso entendimento, é sentar com as comunidades envolvidas e tentar achar soluções que não prejudiquem a atividade das empresas, mas que também não pressionem os moradores ”, diz o procurador.

Impacto

A Faeb já contrapôs os embargos do município após o último julgamento do recurso. Como uma das maiores empresas do setor que atuam na Bahia, a Suzano Papel e Celulose, reconhece as dificuldades para incrementar a área plantada no estado. Segundo a diretora de Relações e Gestão Legal da empresa, Mariana Lisbôa, um levantamento feito pelo departamento jurídico aponta as cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Itabela como algumas das que possuem obstáculos de plantio. 

“O plantio florestal é promovido por centenas de produtores independentes, bem como por empresas e indústrias daquela região. A utilização inconstitucional da competência legislativa municipal inviabiliza uma atividade de âmbito nacional com alta forte ação de fiscalização do Estado e que se destaca no plano da sustentabilidade e monitoramento”. 

Para ela, o principal gargalo ainda é a falta de conhecimento a cerca da cultura e os mitos que existem em torno do plantio de eucalipto. Segundo o Relatório Bahia Florestal 2019 da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), o setor preserva áreas equivalentes a mais que o dobro do exigido pelo Código Florestal. Esta legislação prevê que o setor precisa preservar mata nativa em uma área igual a 20% do total do espaço plantado. Mas, atualmente, a indústria conserva quase 1 hectare para cada hectare cultivado. 

“Trata-se de uma atividade produtiva com o mais alto grau de governança ambiental, de impacto ambiental baixo, que contribui para o sequestro de carbono, ocupando menos de 1% da área agricultável do Brasil, que em nada corresponde a falas desprovidas de qualquer fundamento científico, quanto ao uso de recursos hídricos, empobrecimento do solo e outros. São inverdades que interferem na percepção da sociedade e motivam proibições ilegais e descabidas”, reforça Mariana Lisbôa.

O I Fórum de Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade é uma realização do jornal Correio, Ibama e WWI, com o patrocínio da ABAPA, Fazenda Progresso e Suzano S.A e apoio institucional da FIEB e FAEB/SENAR. 

'O CAMINHO ESTÁ NA NEGOCIAÇÃO E NO DIÁLOGO'

Não há dúvidas de que o setor de florestas plantadas tem potencial para crescer ainda mais na Bahia. Até porque as barreiras a este crescimento - incluindo leis municipais que delimitam a área em que o eucalipto pode ser plantado - podem ser vencidas por meio do diálogo, de acordo com o diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade. “O setor florestal interage positivamente com outras áreas da economia, abastecendo com matéria-prima, e é imprescindível para o crescimento destes setores”, defende Andrade. 

Na Bahia, os níveis de produtividade médios das florestas de eucalipto ultrapassam os 30 m³/hectares ao ano. Em alguns casos os incrementos superam 40 m³/hectares. Estima-se ainda que a arrecadação tributária do setor foi superior a R$ 4 bilhões em 2018, o equivalente a 4,3% do total arrecadado na Bahia, o que reforça o argumento de que é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre os interesses municipais e a expansão das empresas do segmento. 

“O setor de papel e celulose continua com demanda mundial aquecida, principalmente na área de papéis sanitários, embalagens, copos e canudos, e tudo isso é feito com madeira plantada, ou seja, com políticas adequadas nós temos muito a crescer”. Confira mais detalhes na entrevista a seguir: 

Qual a importância do setor para o desenvolvimento do estado e sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) do país? 

As florestais plantadas só utilizam áreas já degradadas e nenhum dos 10 milhões de hectares plantados no Brasil precisou desmatar para plantar árvores de produção de madeira.

Usamos apenas 1% da área total do Brasil e abastecemos 90% da madeira que atende às necessidades do nosso dia a dia, reduzindo a pressão sobre as matas nativas. 

Na sua opinião, o que ainda é gargalo para o desenvolvimento do setor? 

Todos os setores produtivos em crescimento têm demandas de burocracia governamental, logísticas (portos, rodovias, ferrovias etc.) e o nosso também tem. A Bahia precisa de mais portos, da 101 duplicada, melhorias no Litoral Norte, no oeste e no sudoeste.

Melhores condições logísticas atraem mais investimentos e o setor tem firmes tendências de crescer. Registros ambientais, fiscais e fatores de segurança jurídica também influenciam muito.

Qual o caminho para reverter estas barreiras?

Nosso setor cria empregos, capacita e prepara trabalhadores, paga impostos nos municípios, estados e união. Nos municípios com mais área plantada observa-se ainda o crescimento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Acredito que o caminho está na negociação, no diálogo e em propostas coerentes e bem embasadas junto ao Legislativo e o Executivo. 

Como equilibrar preservação ambiental e sustentabilidade do negócio? Qual o principal desafio do setor neste tema?

Não se pode falar mais em desenvolvimento econômico sem falar na economia moderna, que cresce lado a lado com as condições ambientais. O setor de florestas plantadas preserva áreas mais que o dobro do exigido no Código Florestal brasileiro.

Seria 20% de áreas protegidas de matas nativas e nós preservamos quase um hectare de mata nativa para cada hectare cultivado.

Absorvemos carbono da atmosfera e temos formalmente pegada de carbono positivo, assim como balanço hídrico positivo. O Brasil tem a maior produtividade de madeira (36 m³por ha/ano), enquanto que os concorrentes têm metade disso.

Fonte: Correio 24 Horas

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

abacate (2) ABAG (1) Abastecimento (27) ABC Plan (1) abelhas (2) abiotic stresses (23) Abiove (13) ácaros (1) acerola (2) acordo (1) acordo de Paris (2) Acordo Internacional (43) Acrocomia aculeata (78) açucar (2) Adubação (8) adubação orgânica (1) adubos (3) Adubos organominerais (1) Africa (21) african swine fever (1) agave (1) agribusiness (215) Agricultura (695) Agricultura 4.0 (41) agricultura de precisão (5) agricultura digital (11) agricultura familiar (22) agricultura orgânica (12) agricultura sustentável (8) agricultural (26) agriculture (313) agriculture 4.0 (16) agrochemical (10) agrochemistry (2) agroecologia (3) Agroenergia (240) agroenergy (37) Agrofloresta (8) agroforest (2) Agroindústria (89) agroindustry (28) agrometeorologia (1) Agronegócio (476) Agropecuária (111) agrotóxicos (18) Água (30) Àgua (1) air pollution (2) algodão (11) Alimentação Saudável (27) Alimentos (394) amazon (10) amazon monitoring (9) Amazônia (162) Ambiente (1) Ambition 2030 (1) amêndoas (1) amendoim (3) america (4) américa do sul (1) ANDA (1) animal breeding (2) animal health (37) animal nutition (3) animal production (50) ANP (128) antioxidants (1) anvisa (6) aplicação de insumos (2) aplicativos (1) APPs (6) aprendizado de maquína (1) Aprobio (2) aquaculture (4) aqualcultura (2) aquecimento global (10) aquecimento golbal. (1) argentina (29) armazenamento (7) arroz (7) Arte (1) artificial intelligence (11) Artigo (47) asia (12) Aspectos Gerais (177) atlantic forest (2) australia (4) aveia (1) aves (3) Aviação (47) avian influenza (27) Aviation fuel (26) Aviation market (25) avicultura (5) Azeite (2) B10 (8) B12 (8) B13 (2) b14 (3) b15 (6) b40 (1) bacteria (4) bambu (1) banana (4) banco de germoplasma (1) bancos (2) banks (4) barley (2) based protein (1) batata (1) beans (3) Bebidas (3) beef (5) bees (6) beet (1) Benefícios ambientais (2) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (636) Biodefensivos (15) Biodiesel (438) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (39) biodiversity (30) Bioeconomia (144) Bioeconomia Agronegócio (1) bioeconomy (5) Bioeletricidade (28) Bioenergia (222) bioenergy (8) bioetanol (4) bioethanol (5) Biofertilizantes (21) biofertilizers (4) Biofuels (210) biofuels market (19) biogas (14) biogás (3) Bioinsumos (37) Biologia do Solo (2) biological control (2) biological nitrogen fixation (2) biological products (1) Biomas (31) Biomass (12) Biomassa (103) Biomateriais (6) biomes (9) biometano (8) biopesticides (5) Bioplastic (1) bioplásticos (4) bioplastics (1) Biopolímeros (16) Bioproducts (6) Bioprodutos (31) Bioquerosene (56) biorefinery (4) Biorrefinaria (8) Biorrenováveis (1) Biotechnology (46) Biotecnologia (98) BNDES (8) bolivia (3) Bolsa de Valores (41) boro (1) boron (1) bovinocultura (1) Brahman (1) bran (1) Brasil (181) Brazil (104) breeding (2) Caatinga (4) Cacau (14) Cadeia Produtiva (29) café (16) calcium (1) Cambodia (1) cana-de-açucar (24) cana-de-açúcar (17) canada (5) Canadá (1) cannabis (1) canola (4) Capacitação (32) CAR (5) carbon credit (13) carbon dioxide (9) carbon emissions (71) carbon market (13) carbon sequestration (8) Carbonatação (1) Carbono (17) carbono negativo (2) Carbono Neutro (18) Carbono Zero (27) carne orgânica (1) carnes (5) Carvão Ativado (11) carvão vegetal (8) cattle (2) CBios (85) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (20) central america (2) cereais (1) cereais de inverno (5) cereal (3) cereals (26) Cerrado (49) Certificação (1) certification (1) cevada (2) Chile (8) china (55) Chuvas (20) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (486) circular economy (4) cítricos (1) citros (9) citrus (1) Classificação (1) Clima e ambiente (356) Clima e ambiente Preços (2) climate and environment (94) climate change (143) climate changed (68) climate crisis (7) CNA (7) CNPE (12) coal (5) cocoa (3) Código Florestal (7) coffee (10) Cogeração de energia (30) colheita (8) Colombia (6) Combustíveis (118) Combustíveis Fósseis (43) Combustíveis verde (6) comercialização (2) Comércio (50) commodity (19) comodities (1) complexo soja (15) compostagem (1) conab (2) congo (1) Consciência Ecológica (28) conservação (2) conservação ambiental (1) conservação de alimentos (2) conservation units (7) controle biológico (6) controlled fires (2) cooperativas (3) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (27) cop27 (23) cop30 (1) Copolímeros (2) coqueiro (1) corn (71) Cosméticos (40) cotton (12) cover crops (2) covid-19 (1) Crédito de Carbono (78) Crédito Rural (21) Créditos de Descarbonização (34) crisis (1) CRISPR-Cas9 (6) crop 21/22 (1) crop 22/23 (2) crops (4) Culinária (1) Cultivo (122) cultivo de grãos (8) cultura de tecidos (1) cultura energética (2) Culturas Perenes. Agricultura (6) cupuaçu (2) Curso (15) Dados (1) dairy products (3) data analysis (1) Davos (4) decarbonization (9) decarbonization credits (3) defensivos (12) defesa sanitária (3) deforestation (39) demandaXoferta (2) Dendê (7) derivados do leite (1) Desafios (3) Descarbonização (35) descarbonization (11) desenvolvimento econômico (3) desenvolvimento rural (8) Desenvolvimento Sustentável (264) desert (2) Desmatamento (63) Diesel (27) Diesel Verde (25) digital agriculture (9) discovery (1) diseases (16) diversidade (2) Doenças Vegetais (17) domestic market (1) drones (12) droughts (33) eco-friendly (5) ecology (1) Economia (195) Economia Circular (22) Economia Internacional (155) Economia Sustentável (5) Economia Verde (191) Economy (129) ecossitemas (3) Ecosystem (9) Ecosystem services (4) edição gênica (1) Educação (1) education (1) Efeito estufa (27) Eficiência energética (56) egypt (2) eletric power (1) emater (3) Embrapa (111) Emissões de Carbono (92) Empreendedorismo (9) Empresas (170) Energia (108) energia eólica (2) energia limpa (27) Energia Renovável (303) Energia Solar Fotovoltaica (27) energy (3) energy crisis (8) energy security (5) energy transition (42) engenharia (3) entomologia (36) entomology (17) environment (88) environment issues (10) environment protection (22) environmental benefits (3) environmental conservation (34) environmental education (1) environmental health (2) environmental policies (45) enzimas (1) enzymes (2) erva-mate (1) ervas daninhas (2) ESG (37) espécies ameaçadas (1) espécies nativas (3) essential oils (2) estiagem (1) estresse hídrico (4) estresses abióticos (9) Estudo (5) Etanol (139) ethanol (49) etileno (1) EU (39) EUA (2) eucalipto (2) eucalyptus (1) Europa (3) europe (38) event (12) Eventos (178) exploração de madeira (6) Exportações (146) exports (127) extensão (1) Extrativismo (66) factory (1) family farming (3) FAO (16) Farelos (54) farm (1) fatty acids (1) fauna (1) feijão (5) Fertilidade (21) fertility (5) fertilizantes (31) fertilizantes orgânicos (1) Fertilizers (43) Fibras (12) fibres (2) Finanças (5) Financiamento (2) financing (1) fiscalização (4) fishing (1) fisiologia vegetal (3) fitopatologia (32) Fitossanidade (51) Fitotecnia (3) Fixação de Nitrogênio (4) flavored rice (1) flax (1) Floresta (71) Floresta plantada (124) florestas nativas (2) florestas plantadas (1) floricultura (6) floriculture (3) Fomento (42) Food (48) food crisis (7) food production (22) food safety (9) food security (71) food systems (1) foreign market (4) forest (21) forest code (1) forest fires (12) forest management (6) forest market (1) forest products (3) forest restoration (8) forestry (2) Fosfato (4) fósforo (3) fossil fuels (16) fotossíntese (4) france (4) fruit growing (18) Fruticultura (94) Fuels (28) full color (1) functional redundancy (1) fungicides (1) fungos (1) G20 (2) G7 (4) gabrage (1) Gamificação (1) garimpo (2) Gás (4) Gás natural (2) Gasolina (4) Gastronomia (1) gdp (2) GEE (68) genetic engineering (65) genetic improvement (19) Genome (1) geração de emprego (1) Germany (11) germoplasm (1) girassol (2) Glicerina (2) Global warming (186) GM (1) gmo (10) governance (2) grain (39) grãos (10) grape (5) green ammonia (2) green cement (2) green chemistry (1) green consumerism (1) green diesel (3) Green Economy (137) green hydrogen (8) green steel (1) greenhouse gases (70) gripe aviária (3) guatemala (1) Guerra (3) Guerra RussiaxUcrânia (4) Harvest (7) health (29) hemp (1) herbicidas (6) herbicides (7) híbridos (2) hidrogênio (1) Hidrogênio Verde (12) História (1) horticultura (9) horticulture (10) hybrid (1) hydrogen (4) IAC (1) ibama (6) IBP (1) ICMS (1) ILPF (22) iluminação (2) impacto ambiental (6) import (24) importação (9) impostos (8) incêndios (1) incêndios florestais (8) Incentivos (4) India (28) indigenous knowledge (1) indigenous lands (7) indíos (1) Indonesia (15) indústria (2) Industry (3) Industry 4.0 (3) inflação (1) inflation (1) innovation (28) Ìnovaç (1) Inovação (232) insects (8) inseticidas (5) insetos (18) inspections (1) Instituição (1) Insumos (45) integrated pest management (29) integrated systems (6) inteligência artificial (16) international agreement (58) international economy (67) international market (14) international trade (17) invasive species (1) Investimento (15) Investimentos (4) IPC (1) IPCC (22) IPFL (1) Irrigação (11) irrigation (8) jabuticaba (1) japan (1) JBS (1) kinetic energy (1) L72 (4) L73 (7) land use (15) Latin America (2) LED's (1) Legislação (82) legislation (25) Leguminosas (7) leite (3) licenciamento ambiental (3) liga árabe (1) lignin (1) Lignina (10) livestock (76) livestock farming (2) logística (3) logistics (3) Low Impact Agriculture (2) Low-Carbon (69) Lubrificantes e Óleos (20) macarrão (1) Macaúba (619) machine learning (4) Madeira (31) magnesium (1) maize (1) Malaysia (1) Mamona (2) management (24) mandioca (4) manegement (2) Manejo (63) Manejo e Conservação (146) manejo florestal (4) manejo integrado (3) manejo integrado de pragas (42) manejo sustentável (8) manure (1) MAPA (115) mapbiomas (1) Máquinas e equipamentos (5) marine ecosystems (1) Market (5) Mata Atlântica (16) matéria orgânica (6) Matéria Prima (10) Matéria-Prima (6) matéria-prima renovável (1) Matéria-PrimaResíduos (2) matérias-primas (4) MCTI (8) meat (13) mecanização (1) medicinal cannabis (1) Medida Provisória (1) Meio Ambiente (477) Melhoramento e Diversidade Genética (143) Mercado (4152) mercado de carbono (14) Mercado de Combustíveis (94) Mercado de fertilizantes (1) Mercado Financeiro (14) Mercado florestal (78) mercado global (3) Mercado Internacional (96) mercosul (3) metais pesados (1) metano (7) Metas (5) metaverso (3) methane (13) mexico (8) Micotoxinas (1) microbiologia (12) microbiology (8) micromobility (1) micronutrient (4) micronutriente (1) micropropagação (1) Milho (96) Minas Gerais (1) Minas Gerias (1) Mineração (12) mineral nutrition (16) mining (5) ministério da economia (2) mirtilo (1) mites (1) MMA (9) MME (76) molecular biology (2) monitoramento (5) monitoring (1) monocultura (1) Morocco (2) Mudanças Climáticas (141) mudas (6) Mundo (203) Nações Unidas (4) NASA (6) national production (1) natural disasters (1) natural gas (4) nature (7) natureza (3) Negócios (13) nematoides (6) nergia limpa (1) net-zero (51) neutral carbon (4) Neutralidade Tributária (2) new species (1) new zealand (1) nitrogen (9) nitrogenand (1) nitrogênio (4) non-timber forest products (4) novos produtos (3) Nutrição animal (22) Nutrição Mineral (23) nutrição vegetal (3) nutrients (2) nutrition (15) nutritional quality (2) ocean heat (1) oceans (1) ODS (1) OECD (8) OGM (4) Oil (54) Oil Food (1) Oleaginosas (147) óleo de palma (8) óleo de soja (11) Oleochemicals (11) Óleos (255) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (49) oliva (1) olives (1) Olivicultura (1) OMC (4) ONGs (1) ONU (47) Oportunidade (10) Oportunidades (9) organic agriculture (3) organic food (1) other (1) otimização (1) oxidative stability (1) ozone layer (6) Palm (2) palm oil (14) Palma (36) palmeiras (11) pampa (3) pantanal (8) papel e celulose (2) paper (1) PARAGUAY (3) Paris Agreement (110) partnership (2) pastagens (11) Pasture Management (3) Pasture Recovery (5) pecan (1) Pecuária (178) pecuária 4.0 (1) pecuária sustentável (5) Pegada de Carbono (108) Personal Care (3) Peru (3) Pesquisa (151) pesquisa e desenvolvimento (43) Pessoas (2) pesticides (25) pests (12) Petrobras (12) Petróleo (34) philippines (1) phosphates (5) photosynthesis (2) phytoplankton (1) phytosanitary (37) PIB (25) pinhão-manso (2) pirólise (3) Piscicultura (1) pitaya (1) planejamento estratégico (1) Plano Safra (5) Plant Based (31) plant pathology (1) plant patology (7) plant production (33) Plant-Based (4) plantas daninhas (11) plantas de cobertura (4) plantio direto (5) pnpb (4) polinização (2) Política (111) Política Ambiental (72) política de preços de combustíveis (1) Políticas (1) políticas públicas (28) politics (6) pollination (7) polluting activities (3) pollution (6) polyculture (1) pork (2) Portugal (2) pós-colheita (2) post-harvest (3) potássio (5) potassium (3) potato (5) poultry (10) povos indígenas (3) pragas (32) Preços (86) Preservação Ambiental (94) prices (5) Produção Agrícola (83) Produção Animal (51) produção de alimentos (14) produção de mudas (1) Produção Integrada (3) Produção Sustentável (83) Produção vegetal (61) production (2) productivity (50) Produtividade (230) Produtos (151) produtos florestais não madeireiros (13) Proteção Ambiental (25) proteção de nascentes (4) proteção de plantas (1) proteína animal (2) proteína vegetal (28) proteins (6) public health (17) public policies (2) pulp (1) Qualidade (14) qualidade da água (4) qualidade de vida (2) Qualidade do Ar (10) queimadas (3) química (1) químicos verdes (1) rapeseed (1) rastreabilidade vegetal (1) raw material (3) reciclagem (13) record (1) Recuperação Ambiental (10) Recuperação de área Degradada (70) Recuperação Econômica (3) recursos naturais (1) Recycling (9) REDD+ (2) redução da poluição (4) Reflorestamento (40) reforestation (5) regulamentação (4) regulation (1) Relatório (17) renewable energy (91) renewable fuel (9) RenovaBio (110) renovaCalc (3) Report (2) research (8) Research and Development (65) Reservas Legais (4) Resíduos (40) resistence (7) Responsabilidade Social (1) restauração florestal (3) rice (14) robótica (1) robots (6) rotação de culturas (4) Russia (21) Rússia (1) Russia x Ukraine (61) Sabão (1) SAF (11) Safra (12) safra 21/22 (1) safra 22/23 (5) safrinha (1) Santa Catarina (1) Saúde e Bem-Estar (159) saúde e bem-estar animal (8) SBNs (1) science (4) science and technology (91) sea (1) sea levels (1) seaports (1) Sebo (6) seca (8) seeds (7) Segurança Alimentar (209) Segurança Energética (21) Selo Social (17) sementes (19) sequestro de carbono (10) serviços ambientais (3) sewage waste (1) silvicultura (7) singapore (3) Sistema Agroflorestal (52) Sistemas Integrados (54) social (2) social inequality (1) Sociobiodiersidade (14) Soil (23) soil biology (1) Soja (244) solar energy (2) solid waste (4) Solos (101) sorgo (2) south africa (1) south america (26) south korea (1) southern Agricultural Council (1) soybean (42) soybean complex (5) soybean oil (6) soybeans (18) spain (1) steam (1) storage (4) sugar (8) sugarcane (32) suinocultura (2) suínos (1) sunflower (10) sunflower oil (6) Sustainability (160) sustainable agriculture (11) Sustainable Development (23) Sustainable Energy (72) Sustentabilidade (839) swine (2) taxes (8) taxonomy (1) technology (64) Tecnologia (151) tecnologias digitais (15) Tempo (2) terras indígenas (16) thailand (1) Títulos verdes (4) tomato (14) transgenic (34) transgênicos (17) transição energética (39) Transportes (17) transports (13) trees (5) Trigo (23) tubers (1) Turismo Sustentável (7) turkey (1) ubrabio (12) Ucrânia (3) UK (5) Ukraine (9) Unica (1) Unidades de Conservação (11) urea (2) uruguay (3) USA (91) USDA (19) uso do solo (21) uva (1) vaccination (1) vaccine (2) vacinação (2) vazio sanitário (3) VBP (1) vegetable nutrition (8) vegetable oils (18) versatilidade (1) vertical farms (1) Vídeo (308) vinhos (1) viruses (3) War (36) waste (4) water (8) webinar (1) wheat (51) wine (4) winter crops (1) wood (4) World (190) World Economy (92) WTO (1) ZARC (2) zero tariff (2) Zero-Carbon (3) zoneamento agrícola (10) zoneamento climático (3) zoneamento territorial (1) zootecnia (1)

Total de visualizações de página