Buscar

Produção De Energia: Demanda Constante E Mercado Crescente

quarta-feira, setembro 04, 2019


O Brasil é um país vasto em relação as suas proporções territoriais e quanto as suas riquezas naturais. Por isso, quando o assunto é produção de energia o país possui muitas vantagens, pois tem mais de uma fonte de produção, sendo tais fontes principais a petroquímica, a eólica, a de biomassa, entre diversas outras.

Devido a essa fartura de modalidades energéticas e também ao fato de que a sociedade contemporânea cada vez mais necessita de energias diversas para sua existência, o setor de produção de energia e o mercado de trabalho nesse ramo sempre estão em crescimento e permanecem com grande empregabilidade para todas suas modalidades.

Abaixo segue uma lista das principais áreas do ramo de produção de energia que mais contratam no Brasil atualmente:

Indústria Petroquímica: Atualmente a indústria de extração, refino e beneficiamento de petróleo e gás e seus derivados é a que mais contrata no país. A indústria petrolífera, principalmente no setor offshore de embarcações de plataformas de petróleo e gás, gera anualmente centenas de empregos para os brasileiros.

Somente no inicio de agosto de 2019, diversos editais e processos seletivos para trabalhar em empresas offshore foram abertos. Na cidade de Macaé (RJ), um exemplo de cidade onde as contratações são muito frequentes para o ramo, somente nesse período foram mais de 3 grandes empresas offshore lançando editais de contração para cargos com salários de mais de R$5.000,00 reais.

Vale destacar também que nesse setor as carreiras da área técnica em mecânica e engenharias diversas são sempre bastante necessitadas.

Por fim, como o Brasil é dono de uma das maiores reservas de petróleo e gás do planeta, as expectativas de crescimento e de aquecimento do mercado de trabalho para a indústria petroquímica são as melhores possíveis para os próximos anos.


Produção de energia Solar: Essa modalidade de produção energética vem crescendo a cada ano. Quanto mais as pessoas e as indústrias descobrem o potencial de produção de energia proveniente de raios solares, mais profissionais capacitados para a área de engenharia, instalação e manutenção de painéis e sistemas de captação de energia são solicitados para trabalharem no mercado.

Devido à grande incidência de raios solares em todo o território nacional e a popularização desse tipo de energia, o mercado de trabalho cresce potencialmente e contrata cada vez mais ao longo dos anos no Brasil.

Produção de energia eólica: Esse tipo de modalidade energética está revolucionando o setor de produção de energia no país. Concentrado nas regiões litorâneas, principalmente na região nordeste do Brasil onde os ventos são abundantes, fonte de energia nessa modalidade, as indústrias de produção de energia eólica são modernas e estão em fase de ampliação, o que por consequência faz com que cada vez mais mão de obra seja necessária para o setor.

Os profissionais que atualmente são requisitados para trabalhar com a produção de energia eólica são aqueles que possuem bastante capacitação para as modernidades do setor, e também, aqueles profissionais de formação em ramos técnicos ou superiores da área de energia.

Por fim, é valido perceber que o mercado de trabalho para o setor de energia permanece crescendo e tem previsão de aumento potencial ao longo dos anos, por se tratar de serviços e produção de fontes indispensáveis para a humanidade.

Por isso investir no estudo ou em especializações para atuar no setor, e/ou se capacitar profissionalmente na área de produção de energias é sempre uma ótima opção, pois a garantia de empregabilidade, desenvolvimento e trabalho para essa modalidade é certa.

Fonte: Click Petróleo

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (2) Alimentos (186) animal nutition (1) Aspectos Gerais (163) Aviação (21) Aviation market (11) Biocombustíveis (153) Biodiesel (52) Bioeconomia (14) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (68) Biomass (7) Biomassa (47) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (20) Biotecnologia (2) Brazil (17) Cerrado (1) Ciência e Tecnologia (156) Clima e ambiente (155) climate changed (6) Cogeração de energia (9) COP24 (73) COP25 (8) Cosméticos (18) Crédito de Carbono (25) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (59) Economia Verde (143) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (3) Energia (24) Energia Renovável (127) event (4) Eventos (63) Extrativismo (19) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (53) Food (38) food security (1) Fuels (15) Global warming (75) Green Economy (94) health (19) Industry 4.0 (1) IPCC (13) livestock (4) Low-Carbon (39) Lubrificantes e Óleos (8) Macaúba (449) Manejo e Conservação (28) Meio Ambiente (66) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3796) Mercado florestal (40) Nutrição animal (14) nutrition (9) Oil (38) Óleos (200) other (1) Paris Agreement (45) Pecuária (50) Pegada de Carbono (37) pirólise (1) Plant Based (5) Política (40) Produtos (118) proteína vegetal (13) Recuperação de área Degradada (20) renewable energy (5) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (54) science and technology (21) Segurança Alimentar (31) Soil (7) Solos (8) Sustainability (26) Sustainable Energy (51) Sustentabilidade (252) Vídeo (193) World Economy (55)

Total de visualizações de página